DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» "" Zero "e" terra ": qual é a diferença fundamental?
Historicamente, aconteceu que, na Federação Russa e nos países vizinhos, o princípio de aterramento é usado quando o condutor neutro é conectado ao circuito de aterramento. Muitas pessoas podem ter uma pergunta "legítima": se estão em contato, por que puxar tantos fios - basta conduzir um núcleo duplo em qualquer lugar (fase e linha zero) e será possível aterrar através de um núcleo zero! No entanto, nessa formulação da questão, oculta-se uma nuance técnica, que transforma essa solução não apenas em um brinquedo inútil, mas em alguns casos em um empreendimento bastante perigoso.
Zero e terra, qual é a diferença fundamental

Para quem não pode esperar e gosta de "olhar para trás", a priori direi "secreto" - a idéia fundamental é onde o fio terra se conecta ao terra. A opção de conectá-los diretamente dentro da tomada, conectando o condutor de aterramento (fio verde-amarelo) ao zero (fio azul), não será verdadeira. Esse circuito de aterramento entrará em conflito com os requisitos da PUE. Como resultado, não haverá proteção para as pessoas contra choques elétricos; além disso, serão adicionados ainda mais problemas de segurança.
No PUE, sem opções, é inequivocamente prescrito qual deve ser o condutor de aterramento. Deve ser um fio contínuo, sem elementos de desconexão - relés, fusíveis, interruptores e, digamos, desconectando o plugue elétrico da tomada.
Vale a pena violar esse requisito básico estipulado no PGA - e o aterramento da proteção confiável de uma pessoa contra choque elétrico se transforma em uma ficção inútil. Mas os problemas nisto, como a teoria ensina e a prática mostra, não terminam aí! Se você ainda tentar atribuir funções de aterramento ao fio zero, não será excluída a possibilidade de que o gabinete do refrigerador, micro-ondas ou outros aparelhos domésticos sejam energizados. Isso se deve ao fato de uma corrente elétrica fluir com uma queda de tensão correspondente através de um fio zero, cujo valor pode ser determinado pela multiplicação da força da corrente pelo índice de resistência do condutor no espaço entre o local medido e o ponto de aterramento genuíno. Além disso, a magnitude dessa tensão pode ser caracterizada por dezenas de volts, ou seja, pode ser perigosa para os seres humanos (no limite - mortal!).
Zero e terra, qual é a diferença fundamental

Resta tirar algumas conclusões e colocar ênfase. Qual é a diferença fundamental entre "zero" e "terra"? O fato de a corrente fluir através do fio neutro e dos comutadores estarem conectados a ele é a mesma máquina de entrada. Ou seja, se queremos ter "terra" na forma de uma veia contínua, devemos:
  • em prédios de vários andares: conecte-se a um condutor de terra especial em um túnel elétrico;
  • para um chalé residencial individual: o ponto de conexão deve ser uma máquina automática de entrada, mais precisamente, seu fio zero na entrada, que se estende através do cabo aéreo ou subterrâneo do transformador abaixador mais próximo da casa, e a seção transversal do fio zero deve ser pelo menos dez milímetros quadrados para o fio de cobre e 16 mm2 - para núcleo de alumínio (consulte o parágrafo relevante no PUE).

Qualquer outro local atrás da máquina introdutória não pode ser usado como "terra"; portanto, nada pode ser considerado como tal, desde lingotes de metal escavados perto da casa até o corpo do próprio painel elétrico.
Nunca esqueça as regras estabelecidas no PES.Segundo eles, deve-se guiar por uma regra elementar, mas verdadeira: quando não há certeza de que esse fio em particular esteja “aterrado”, você não deve conectar nada, exceto um dispositivo de corrente residual de 30 mA, que Funciona instantaneamente, ao contrário de um disjuntor. Deus sabe como se manter seguro!
Voltar
Comentários (144)
  1. Guest Alexander
    #51 Guest Alexander Convidados 25 de janeiro de 2019 11:34
    0
    O autor está tão confuso que é muito difícil entender seus pensamentos.
    Parece que o autor - não eletricista, ou autodidata, assumiu o seu próprio negócio.
  2. Sergey Shamarin
    #52 Sergey Shamarin Convidados 25 de janeiro de 2019 14h16
    2
    Bem, bobagem, o autor começou claramente a ler o PUE, e ele terminou "PES". A diferença fundamental entre o fio "0" (neutro) e o terra em sua finalidade. Aterramento - proteção que conecta a carcaça do aparelho ao circuito de aterramento, que protege uma pessoa contra choques elétricos fatais em caso de falha de isolamento e contato de fase na carcaça. 0-fio, um elemento estrutural envolvido na geração de eletricidade em corrente alternada com tensão de 220V (as fases 380V e 0 fornecem os mesmos 220V.) Existem outras funções do fio neutro associadas às suas características de projeto (neutro isolado, neutro aterrado, etc.) , mas isso não se aplica a esse problema.
    1. Andrey
      #53 Andrey Convidados 27 de janeiro de 2019 13:20
      0
      A diferença fundamental entre o fio terra e o fio neutro em seu potencial em relação ao terra.
      Para entender isso, é necessário contar pelo menos uma vez na vida condutores em uma linha de energia aérea (VL) com uma tensão de 0,4 kV e qualquer VL de alta tensão. Para reduzir a massa total de linhas aéreas, linhas aéreas de alta tensão não contém fio zero em geral - em linguagem técnica, isso é chamado de "fonte de alimentação com neutro reduzido". O VL-0.4 possui quatro ou cinco condutores - três fases, zero e, opcionalmente, um fio de fase para alimentar a iluminação pública. VL-6 (agora VL-10), VL-35 e além - fios trifásicos (além de um fio terra por cima, às vezes confundido com um fio neutro - não, isso não é "zero", é proteção contra raios). E o transformador abaixador 10 (anteriormente - 6) kV / 0,4 kV, além da função de subtensão, também tem a função de recuperação neutra - com um determinado design do circuito magnético do transformador, se você conectar seus enrolamentos secundários com uma "estrela", então - devido a uma mudança de fase nos condutores trifásicos de 120 graus no centro da "estrela", o potencial será zero - este é o "neutro restaurado".
      Mas!
      Assim será quando uma condição for atendida - a igualdade dos fluxos magnéticos nos enrolamentos secundários, e será atendida somente se as correntes neles forem iguais, ou seja, com uma carga estritamente idêntica em cada fase.
      Há um problema - é impossível fornecer. :)
      Como resultado, o potencial neutro em relação ao potencial da Terra pode ser de zero (com correntes iguais) a 30-40 volts. Com um forte desequilíbrio de fase - até 80 volts, mas isso já causa um alarme.
      Imagine por si mesmo o que acontecerá se você tocar no estojo anulado da geladeira e nele - 40 volts. Você vai se envergonhar. E se você não tiver sorte (você se molhou no chuveiro e subiu para tomar uma cerveja gelada), ele morrerá. 40 volts é muito, acredite em mim. Toda resistência humana é resistência à pele; se você furar os dedos com uma agulha, uma corrente mortal de 100 mA pode ser obtida no "Krona" com uma voltagem de 9 volts.
      A este respeito tudo os eletrodomésticos devem ter uma conexão de peças metálicas em contato com o corpo humano, com as chamadas "terra eletrotécnica". Isso não é exatamente o mesmo que o "rádio terra", para detalhes - no EMP.
  3. Guest Vladislav
    #54 Guest Vladislav Convidados 25 de janeiro de 2019 às 18:30
    0
    KG / AM
  4. Ivan
    #55 Ivan Convidados 27 de janeiro de 2019 15:59
    1
    Na União Soviética, esquemas de conexão para edifícios residenciais com os chamados "Neutro aterrado" é quando o barramento neutro do transformador de fonte de alimentação foi aterrado no circuito de aterramento da subestação. Portanto, na URSS havia zero e fios de aterramento como se estivessem juntos. Isso foi feito, sim, provavelmente na economia, os fios de alumínio foram feitos de nenhum outro lugar eles não são usados ​​no mundo (na RDA, vi um fio de alumínio revestido de cobre por cima, não era fácil trabalhar com tais, eram muito quebradiços) Em geral, posso dizer que a URSS tinha as redes elétricas mais confiáveis ​​do mundo, porque, ao calcular essas redes, levou em consideração a sobrecarga 200% .. .
  5. Sanya
    #56 Sanya Convidados 28 de janeiro de 2019 às 09:58
    0
    Oh bl ... quantas disputas existem, em palavras simples, o consumo de casas vem do transformador. 3 fios são adequados para o transformador (todas as fases, não há zero) no transformador, a tensão cai para 380 volts (3 fases), a questão é: de onde vem 220 ? E este é o loop de terra ao redor do transformador. Aqui, com relação a essa terra, resulta 220. Mas somente depois de passar pelas casas, esse zero é parcialmente perdido e recebe um pouco de tensão, se você fizer um bom aterramento perto da casa e verificar a tensão entre o terra e o zero, a tensão será estar presente.
  6. Anton
    #57 Anton Convidados 28 de janeiro de 2019 às 15:13
    0
    Eu não concordo com o aterramento de casas particulares. Fazer terra do zero não faz sentido. Pelo menos até a máquina de abertura, pelo menos depois. A terra é chamada "terra" por isso. "Terra" deve ser feita, enterrando os "espaços em branco" no chão! Mas faça tudo com sabedoria.
    É necessário enterrar para que, como resultado, entre o fio terra e o fio zero, a resistência não ultrapasse 40 Ohms. Idealmente, 29 ohms. Então, a "terra" é considerada como funcionando e a corrente fluirá não através do corpo humano, mas para a "terra". Consequentemente, o RCD funcionará corretamente.
  7. Alexander Efimovskikh
    #58 Alexander Efimovskikh Convidados 30 de janeiro de 2019 às 17h11
    1
    Eu não sou um eletricista legal, eletricista ou eletricista, ou mesmo em algum lugar ... bem, mas pela prática eu sei que, para repreender a bola, é melhor olhar no espelho. Os contornos em casas confortáveis ​​foram realizados de acordo com o projeto, embora mais tarde houvesse projetos em que o circuito estava ausente, exceto pela mordaça. E os construtores, trabalhadores de concreto e outros estremeceram e não doentiam. Como não é a tensão que mata, se não me engano, mas a corrente e a ferramenta quando o zero de trabalho é quebrado, falham. E eles falam mais corretamente sobre trabalhando zero e zero de proteção, que nos escudos têm diferentes n LANKI: Agora, para novos, embora por muito tempo, cinco fios estejam sendo puxados e os cabos devem ser usados, também de cinco e três fios de 380v, para a fiação em torno da casa a 220 V. Mas, para que apenas uma fase seja alimentada na casa, isso é novidade para mim embora os kolímeros usem esse método frequentemente quando roubam eletricidade, forçada ou deliberadamente. Sim, e muitas vezes tiveram que lidar com uma instalação idiota, quando os disjuntores são colocados em zero, que deve ficar em fase e impedir que o eletricista e outros fiquem sob tensão quando o disjuntor é desligado.
  8. sergej-49
    #59 sergej-49 Convidados 2 de fevereiro de 2019 às 23:01
    0
    A corrente flui através do "Zero", sua segurança através do aterramento.
  9. Guest Nikolay
    #60 Guest Nikolay Convidados 3 de fevereiro de 2019 14:58
    0
    O único aterramento real pode ser considerado apenas um circuito de aterramento composto por pelo menos 2 eletrodos conduzidos ao solo por pelo menos 2 metros e interconectados por uma tira de aço de 3 mm x 15 mm por soldagem elétrica. E um condutor de aterramento é parafusado a ele em um local visível, o que é idealmente conectado ao corpo do aparelho também com um parafuso e uma porca. Para consumidores de baixa potência (computador, TV, etc.), é permitido usar a fiação de três fios na qual o eletrodo de aterramento da tomada está conectado ao circuito de aterramento. Em nenhum caso NÃO conecte o eletrodo de aterramento da tomada ao fio neutro.Na minha prática, houve um caso de derrota de um email. corrente, quando um eletricista misturava a fase e zero ao reconectar a casa à rede, e anteriormente outro eletricista fazia um "zeramento" em uma tomada de três fios. Na minha casa, uso uma rede de três fios e um circuito de aterramento de 4 pinos, 2,5 metros entupidos no chão. A resistência medida à propagação de corrente é inferior a 0,1 ohms (a norma não é superior a 4 ohms).
  10. Guest Alexander
    #61 Guest Alexander Convidados 7 de fevereiro de 2019 10:39
    0
    Eu tenho um medidor eletrônico. A voltagem na rede é de 180 volts. E para aumentar a tensão, fiz um circuito e joguei um fio zero nele. A voltagem aumentou, fiquei satisfeito, mas quando fiz a leitura do medidor no dia 1º, meu queixo caiu. O contador me deu 1000 kW extras. E eu tive que pagar. Acontece que o medidor eletrônico, ao mudar para o solo, começa a enrolar a luz várias vezes mais rápido.
    1. Guest Roma
      #62 Guest Roma Convidados 6 de março de 2019 às 22h28
      0
      Besteira. A tensão acabou de aumentar e, com ela, o poder de todos os seus consumidores. E como a energia aumentou, significa que o consumo de energia que o medidor levou em consideração também aumentou.
      1. constantino
        #63 constantino Convidados 9 de março de 2019 00:24
        0
        eletricista geral, não há problema, basta colocar o chão no balcão e as pessoas que queimaram não são as culpadas, apenas os técnicos colocam a fase no antigo zero. qual é o argumento?
Carregar mais
1 2

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar