DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Destaque para patins


Do lado de fora da janela, em pleno inverno, é hora de praticar esportes de inverno. E um dos entretenimentos mais populares entre crianças e adultos é a patinação no gelo. E você não tinha esse desejo de se tornar mais visível no gelo, entre a massa de pessoas? Decidi criar uma luz de fundo brilhante para isso, pois isso é feito de maneira simples.
Então, para destacar os patins, precisamos:
- 6 a 20 LEDs brilhantes (de preferência com um amplo ângulo de iluminação, 3 mm de diâmetro), a cor é o nosso gosto. Para os LEDs vermelhos, é necessário adquirir os resistores de 51 Ohm; para o azul, você pode ficar sem eles; abaixo, vou explicar o porquê.
- 2 suportes para um par de pilhas AA com interruptores (opcional, mas mais fácil de montar e com aparência mais agradável)
- um metro de fios, você pode usar um fio isolado com fio fino e cobre comum de um "par trançado"
- cola quente com uma "arma"
- ferro de soldar
- 4 pilhas AA, de preferência alcalinas
- fita dupla face (espumada, para espelhos), 2 parafusos com porcas e arruela.
- alicate, faca, cortador lateral (opcional)


Então Vamos primeiro lidar com o circuito elétrico.


Aqui eu tenho energia de duas pilhas AA - as novas alcalinas fornecem uma voltagem de 1,6 * 2 = 3,2 volts. Por fora, existem apenas 5 LEDs azuis, por dentro - 5 azuis e 5 vermelhos. Esse número de LEDs é até excessivo, pois a percepção do brilho humano da luz é descrita por uma lei exponencial, e um aumento no número de LEDs mesmo por um fator de 2 não causa o mesmo efeito visualmente.


Portanto, a maioria de vocês pode fazer com 6 a 10 LEDs para cada inicialização. Lembre-se, quanto mais LEDs você instalar, mais rapidamente as baterias serão descarregadas. Quanto à instalação dos resistores - eles não precisam ser soldados aos LEDs azuis, porque sua tensão de operação geralmente está entre 3,2 e 3,4 V, tudo está dentro dos limites normais. Para os vermelhos, esse intervalo é de 2,2 a 2,8 V e, quando nossas baterias estão conectadas, a corrente ultrapassa os 20 mA permitidos e o LED queima. Portanto, recomendo soldar resistores de 51 Ohm, eles são soldados na saída longa (positiva) do LED.


Tudo pode ser considerado no diagrama acima. Por que eu fiz duas cores diferentes? Primeiro de tudo, a fim de maximizar o uso de baterias. Em baterias novas com esse esquema, um brilho azul prevalecerá e mesmo quando as baterias estiverem quase completamente descarregadas (esse processo acelera no frio), os LEDs azuis se apagam e os vermelhos brilham bastante por um tempo.
Vamos ao que interessa. Por sua vez, soldamos os fios / resistores aos LEDs, para maior conveniência de localização, eu fiz isso experimentando imediatamente os patins.


Quando o LED é soldado, você pode corrigi-lo imediatamente na bota com adesivo hot-melt. Qual é a vantagem do adesivo hot-melt - mesmo que algo fique confuso ou você queira refazê-lo, você sempre pode aquecê-lo com o mesmo ferro de soldar e consertar os locais necessários. Dobramos os fios do LED e do fio da maneira necessária:


Aplique e cole:


Em seguida, peguei uma haste vazia da caneta de gel, na qual fixei 3 LEDs para que fiquem em uma linha reta e sua luz seja direcionada em uma direção. E usei as conclusões dos LEDs para conectá-los como condutores.


A propósito, a haste também pode ser destacada de maneira diferente preenchendo-a com líquido não congelante, inserindo LEDs nas extremidades, mas eu não gosto muito dessa opção, ela fornece pouca luz e são necessários LEDs com brilho direcional (20 a 30 graus).


Os locais onde os resistores são soldados não são muito bonitos, mas você pode pensar em um local mais razoável. Ou use resistores SMD, eles são muito pequenos em tamanho.


Decidi levar as baterias para o topo da bota na parte de trás. O espaço sob a bota possibilitou a instalação no local, mas existe um local muito úmido e frio; para as baterias, essas são as condições mais desfavoráveis. E assim eles são pelo menos ligeiramente cobertos por uma perna da calça e a neve e o gelo não voam para lá.
Quanto ao comutador e, em geral, ao compartimento da bateria como um todo, existem produtos acabados nas lojas de rádio, já com fios e um comutador, para não danificar o cérebro. Caso contrário, as baterias terão que ser conectadas, por exemplo, com fita isolante, em vez de um interruptor, com algum tipo de contato. Tudo isso não é muito confiável, especialmente sob essas condições operacionais "severas".
Eu consertei o interruptor e o suporte da bateria com um parafuso e coloquei tudo em uma fita dupla face, na minha opinião, ficou bastante firme. Vista externa:


Vista interna:


Então tudo fecha com uma tampa e aperta com um pequeno parafuso para que a tampa não caia acidentalmente durante a condução.
 

E aqui está como fica de baixo na forma montada:



É possível fazer ainda mais opções de iluminação em miniatura, com uma bateria pequena do tamanho 23A com uma voltagem de 12 V, usando apenas 4 LEDs. Já existe uma decisão para você, ligue sua imaginação - e pronto!


Só isso. As luzes do skate estão prontas! Agora seus amigos encontrarão você facilmente entre outros na pista!


 


Voltar
Comentários (3)
  1. Vadim
    #1 Vadim Convidados 3 de junho de 2013 21:54
    0
    Legal, eu tenho que fazer isso, só que eu sou jogador de hóquei, provavelmente vou quebrar rápido)
  2. Vladislav
    #2 Vladislav Convidados 17 de setembro de 2013 00:00
    0
    Para dizer o mínimo, não foi feito com precisão, mas, em princípio, a idéia é boa. Mas eu não gosto do esquema de conexão dos LEDs, é extremamente sofisticado, nem todo mundo entende. Você pode simplesmente conectar o resistor ao LED e aos LEDs em paralelo, e não de acordo com esse esquema.
  3. Igor
    #3 Igor Convidados 26 de novembro de 2013 20:25
    0
    Obrigado por postar minha foto. Mas, diferentemente da sua fazenda coletiva, eu tenho módulos práticos.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar