Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Afiando um machado ao nível da navalha
O machado na economia de uma casa particular é uma das ferramentas mais necessárias. Ele faz muito trabalho, e alguns não pensam sem ele e a vida. Como aperfeiçoar o afiar um machado ao nível de uma navalha? E que ferramenta eles fazem hoje?
Obviamente, não estamos falando de uma simples barra abrasiva, nem mesmo de esmeril. Todo mundo sabe disso, e não vale a pena explicar como usar essa ferramenta. Mas uma rebarbadora com discos abrasivos especiais pode interessar artesãos preocupados com o estado de seu inventário.
Afiando seu machado

Obviamente, o método de afiar uma ferramenta de perfuração com uma rebarbadora ou rebarbadora está longe de ser novo. Mas o efeito do trabalho desses discos é interessante. Para a pureza do experimento, tentaremos cortar objetos de metal com um machado, por exemplo, um arquivo desnecessário. Obviamente, a lâmina da maioria dos eixos não foi projetada para corte de metal. Será mais interessante fazer isso depois de afiá-lo.

DIY afiando uma lâmina de machado


Então, temos cortes profundos e até dentes na lâmina que nem toda esmeril pode endireitar. Nesses casos, os eixos são chamados de "mortos" e são atribuídos a um trabalho menos responsável, como uma ferramenta obsoleta.
Afiando seu machado

Enchemos o bico de montagem dos discos no mandril da rebarbadora e tentamos processar a lâmina com um disco de granulação grossa.
Afiando seu machado

O efeito é perceptível imediatamente após vários minutos de tratamento. Outro detalhe é digno de nota - devido à estrutura fibrosa da superfície de trabalho, esses discos são capazes de remover o calor e praticamente não aquecem a superfície, diferentemente dos abrasivos comuns.
Afiando seu machado

Ao escolher as irregularidades básicas na lâmina, você pode substituir o disco por um grão menor. A afiação básica é finalizada, continuaremos na barra abrasiva.
Afiando seu machado

O tamanho de grão dessas barras de trituração deve ser de 300 a 3000. Precisamos aproximar-se do valor final. Despeje nele algumas gotas de solvente ou querosene, que contêm uma mistura de óleo, e comece a esfregá-lo com uma lâmina de machado em movimentos circulares.
Afiando seu machado

Afiando seu machado

Nesse caso, é necessário controlar a inclinação e a uniformidade do chanfro em toda a largura da superfície de trabalho. Executamos esse procedimento, alterando alternadamente os lados da lâmina.
Depois que a superfície do metal estiver completamente livre de arranhões, cortes e outros defeitos, apenas a melhor rebarba formada pelo grão abrasivo permanecerá na borda da lâmina. Uma tira de pele fixada em uma barra de madeira ajudará a se livrar dela. Os mestres aconselham lubrificá-lo com pasta GOI.
Afiando seu machado

Nós passamos por ela, expondo a lâmina até a borda e movemos o machado da borda da barra para ele mesmo. Fazemos esses movimentos 25 vezes em cada lado do machado, até que a rebarba muito pequena caia na superfície da pele.
Após tal afiação, você pode não apenas cortar uma folha de papel com um machado, como também cortar metal com ela!
Afiando seu machado

Afiando seu machado

Assista ao vídeo


Voltar
Comentários (11)
  1. Guest Yuri
    #1 Guest Yuri Convidados 14 de maio de 2019 18:54
    13
    A questão é: por que afiar um machado como uma navalha? Deve ser cortado bem, não cortado. Existe outra ferramenta para isso, e o aço não é o mesmo. Amerikosos não tem nada a ver com o tédio, não precisamos disso.
    1. Akril
      #2 Akril Visitantes 17 de maio de 2019 20:14
      0
      Especialmente porque, se cortar madeira, mas cortar galhos. Porém, para trabalhos de arte em madeira, apenas um afiamento e um machado legal são necessários para mantê-lo por muito tempo.
  2. Convidado Vladimir
    #3 Convidado Vladimir Convidados 14 de maio de 2019 20:23
    2
    Qual metal? Ele cortou uma bala de chumbo ?!
  3. Damian
    #4 Damian Convidados 15 de maio de 2019 14:14
    7
    Axe faz duas coisas
    - A lenha é picada, não é necessário um bom afiamento aqui, a geometria funciona, dividindo o tronco em fibras.
    Ruby. No sentido de cortar um poste, derrubar uma árvore (e é mais fácil de serrar!), Apertar, cortar ranhuras, por exemplo. Aqui, a afiação é necessária e importante, mas não afiada. Barbear - quando uma rebarba é retirada de um burro e cinto, ela se barbeia.
    Em suma, a tuftologia é contínua aqui.
    1. Akril
      #5 Akril Visitantes 17 de maio de 2019 20:12
      1
      1. A lenha é cortada com um cutelo, mas mesmo um machado com um atacante angular precisa ser afiado. Quem cortou madeira com eles sabe.
      2. Ao cortar, puxar e aplainar com um machado comum, a afiação é ainda mais necessária. Talvez não ao nível de uma navalha, é claro, mas é mais agradável fazer isso com uma ferramenta afiada. Está escrito sobre a rebarba, é "puxado" em um pedaço de couro com pasta GOI e simplesmente não faz a barba, é uma idéia falsa sobre a afiação. Raspa uma lâmina limpa e só ela!
  4. Denis
    #6 Denis Convidados 17 de maio de 2019 15h18
    3
    o machado deve ser afiado! bem feito!
  5. Convidado Sergey
    #7 Convidado Sergey Convidados 20 de maio de 2019 12:40
    2
    Um machado estúpido voa de uma árvore, uma mão dói e apenas enfurece. A ferramenta deve ser afiada, isso mesmo!
  6. Eugene
    #8 Eugene Convidados 20 de maio de 2019 às 16:04
    0
    Isso é legal ... Mas por quê ?!
    1. Akril
      #9 Akril Visitantes 20 de maio de 2019 às 17:03
      0
      E então para que a cabeça pensasse, e as mãos não doessem piscadela
  7. pobejali
    #10 pobejali Convidados 23 de maio de 2019 20:51
    0
    e onde está o machado ???)
  8. Alexandrov
    #11 Alexandrov Convidados 29 de maio de 2019 às 15:57
    0
    Em geral, foi assim: encontrei o machado do czar com selos - dei-o a um camarada, ela é uma mestra em pedaços de madeira. Ele restaurou, colocou um machado e foi com ele para a competição. Durante a noite, ele se gabou de mostrar um machado. Uma das empresas - começou a brincar com ele, demonstrando ao seu facão uma empresa muito famosa, oferecendo, por uma questão de interesse, atingi-lo na lâmina de um machado e observar o resultado. O camarada diz que foi uma pena o machado, mas concordou, com toda a droga, cortada ao longo da lâmina. O resultado - surpreendeu a todos, mas antes de tudo o desgosto veio para o dono do facão - um entalhe de profundidade decente apareceu na lâmina e pelo menos algo no machado.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar