DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Restaurando a sede do rolamento
Restaurando a sede do rolamento

Pequenos motores de baixa potência e monocilíndrico a 2 tempos são amplamente utilizados na vida cotidiana. Eles são usados ​​em motosserras e cortadores de motor, em brocas de gelo para motor e unidades gás-elétricas. Assim como em outros modelos de tecnologia.
A desvantagem desses motores é sua baixa vida útil, cuja principal fonte é o desgaste das peças do eixo de manivela nas quais os principais mancais de pressão são pressionados. Substituir o virabrequim nesses motores é um prazer caro, pois é fabricado em um único kit com uma biela e pistão.
Restaurando a sede do rolamento

Existem várias maneiras de reparar os diários da cambota. Um deles é a soldagem de cobre usando solda elétrica.

Materiais e ferramentas


Para executar esse reparo do virabrequim, precisamos:
  • transformador de soldagem monofásica para uso doméstico;
  • pedaços de fio de cobre ou um eletrodo fino de cobre com a inclusão de prata;
  • líquido desengordurante, trapos;
  • tubo e malho para rolamentos de aterrissagem.

A solda elétrica se refere aos tipos de trabalho de queima. É necessário preparar com antecedência um extintor, água, encerado úmido ou tecido de amianto. Não é permitida a soldagem nas proximidades de líquidos inflamáveis.

Processo de reparo do assento do rolamento


Desmontamos o motor, enxaguamos e limpamos o eixo de manivela e fazemos uma inspeção visual dos rolamentos axiais. A presença de folga entre a pista interna do rolamento, a presença de gargalo de desgaste no próprio eixo indica que é necessário restaurar o assento do rolamento. Rolamentos em si, é aconselhável comprar novos, este é um consumível comum.
Restaurando a sede do rolamento

Desengordure completamente com acetona os diários do virabrequim usados ​​por rolamentos antigos e deixe secar. Conectamos um transformador de solda - um carregador de carro.
Restaurando a sede do rolamento

Fixamos o contato com o solo diretamente no próprio eixo de manivela, e não na biela ou no pistão; caso contrário, os rolamentos da biela podem ser soldados!
Um contato positivo é o nosso eletrodo ou fio. Com pequenos toques no eletrodo ou no fio de cobre, começamos a "pulverizar" o cobre no pescoço desgastado da cambota. Passamos por toda a superfície desgastada.
Restaurando a sede do rolamento

Restaurando a sede do rolamento

Restaurando a sede do rolamento

Restaurando a sede do rolamento

Este trabalho requer precisão. O eletrodo não deve entrar na parte da cambota em que o retentor está localizado!
Depois de aplicar pontos de cobre nos diários da cambota, deixe as peças esfriarem. Aquecemos um novo rolamento e o colocamos no lugar. Talvez haja a necessidade de várias batidas no tubo, cujo diâmetro é igual ao diâmetro da pista interna do rolamento.
Restaurando a sede do rolamento

Todas as irregularidades e saliências do cobre depositado são esmagadas, o mancal fica firmemente no lugar e sua gaiola interna permanece estacionária.
Restaurando a sede do rolamento

Agora estão faltando rolagem e folga. O rolamento fica firmemente no lugar.
Restaurando a sede do rolamento

Conclusões


Este método de restauração de peças desgastadas do eixo de manivela é simples e confiável. Não se esqueça das precauções de segurança e dos equipamentos de proteção ao realizar trabalhos de soldagem.

Assista ao vídeo


Voltar
Comentários (19)
  1. Convidado Vladimir
    #1 Convidado Vladimir Convidados 22 de fevereiro de 2019 20:19
    7
    CENTRO PERDIDO
  2. Convidado Sergey
    #2 Convidado Sergey Convidados 22 de fevereiro de 2019 às 22:01
    1
    É muito divertido, é melhor comprar um novo e colocá-lo, não muito dinheiro.
    1. Guest Andrey
      #3 Guest Andrey Convidados 10 de março de 2019 21:35
      1
      Muito barato, de um terço à metade do custo de uma motosserra, por exemplo.
  3. Convidado Sergey
    #4 Convidado Sergey Convidados 23 de fevereiro de 2019 às 07:04
    3
    Este método tem sido utilizado em equipamentos eletrônicos desde pelo menos os anos 80!
  4. Varamashvili Vladimir Alexandrovich
    #5 Varamashvili Vladimir Alexandrovich Convidados 23 de fevereiro de 2019 09:41
    7
    Vídeo útil, mas em vez de fio, eu uso um pincel de cobre e grafite. O processo de soldagem não ocorre cutucando, mas é semelhante à soldagem com eletrodo. Experimente, acho que vou gostar.
  5. máxima
    #6 máxima Convidados 23 de fevereiro de 2019 13:32
    0
    Interessante. Para criar rebarbas, elas são esmagadas, que se dobram durante o pouso e, devido a isso, o rolamento fica firme. Mas com cobre será melhor se a quantidade de desgaste do eixo for grande.
  6. lucas
    #7 lucas Convidados 24 de fevereiro de 2019 00:23
    4
    loktayt 638 resolve facilmente esses problemas .. sua solução é o século passado
  7. Anempodest
    #8 Anempodest Convidados 24 de fevereiro de 2019 14:38
    2
    Por que é difícil triturar um pouco os munhões e pressionar as buchas torneadas de aço sobre eles e processá-los para ajustá-los ao aperto ?!
    1. Guest Andrey
      #9 Guest Andrey Convidados 10 de março de 2019 às 22:05
      0
      Caro, antes de tudo, não munhões, mas pescoços. Em segundo lugar, se você imaginar pelo menos uma dica da tecnologia do que expressou, acho que tem uma patente e muitas finanças. E os fabricantes de virabrequins, respectivamente, "circulam pelo mundo".
  8. Convidado Vladimir
    #10 Convidado Vladimir Convidados 24 de fevereiro de 2019 16:49
    0
    Se sob o rolamento estiver funcionando. O que está então embaixo da biela. Bobagem. Nem tente. O recurso está esgotado.
  9. Guest Andrey
    #11 Guest Andrey Convidados 25 de fevereiro de 2019 07:50
    1
    Existem fluidos especiais para escolher essas folgas, uma coisa bonita, de acordo com as instruções, a folga de até 0,3 mm permite o preenchimento. No cubo traseiro, eu tinha uma folga de 0,1, coloquei nessa “cola”, depois dirigi muito bem, a folga não apareceu e até a substituição subsequente do rolamento ocorreu sem problemas
  10. Guest Dmitry
    #12 Guest Dmitry Convidados 25 de fevereiro de 2019 11:55
    1
    O método é antigo, como o império romano, e é adequado apenas para estender a operacionalidade do mecanismo até você receber NOVOS eixos! E aqueles que consertam isso para operação a longo prazo precisam tirar as mãos!
  11. Guest Nicholas
    #13 Guest Nicholas Convidados 25 de fevereiro de 2019 às 17:03
    0
    então vá longe com esse reparo rindo
  12. Barsik
    #14 Barsik Convidados 28 de fevereiro de 2019 03:36
    0
    Estanhar é muito mais fácil. E você pode estanhar o próprio rolamento. Tanto a superfície de aterrissagem interna quanto a externa.
  13. Convidado Vladimir
    #15 Convidado Vladimir Convidados 17 de março de 2019 às 16h38
    0
    como essa soldagem não dura mais uma semana, é mais fácil soldar cuidadosamente com um eletrodo e triturar em um giro, por isso é mais confiável
  14. Guest oleg
    #16 Guest oleg Convidados 23 de março de 2019 03:12
    0
    A fazenda coletiva é voluntária. Qualquer pessoa envolvida em reparos em nível profissional conhece materiais como cotovelos (existem outros) especialmente projetados para esses reparos. O que o autor escreve, existem apenas duas opções, uma delas na lixeira da outra na prateleira.
  15. Pavel Kalina
    #17 Pavel Kalina Convidados 5 de abril de 2019 18:57
    0
    E tudo não seria nada. Mas Os rolamentos são instalados primeiro nas COBERTURAS, depois um eixo é colocado e as metades são puxadas juntas. No final, o eixo é centralizado por leves impactos nas laterais. E os mancais pressionados serão extremamente relutantes em se encaixar no eixo e receberão o berço após 50 km, se não imediatamente. Fico em silêncio sobre o eixo tensionado (que ficará torto). Com o seu método de pouso, provavelmente um rolamento na melhor das hipóteses, ela estará semi-fechada, enquanto a segunda ficará ao contrário. A conclusão é que o método é bom com muito pouco deposição, é melhor colocar o rumo em alerta,remova-o e instale-o na tampa ou use um cotovelo simples, como descrito acima.
  16. Alexander Alexandrovich
    #18 Alexander Alexandrovich Convidados 31 de maio de 2019 20:50
    0
    Peço desculpas, é claro, mas o que acontecerá com os diodos na unidade de carregamento quando os terminais estiverem em curto - = - quando os fios de carregamento estiverem em curto-circuito, a "raposa do norte" costuma visitar os diodos ou mesmo a ponte de diodos inteira imediatamente se o usuário tentar verificar o carregador acender
  17. Evgeny Zhurkov
    #19 Evgeny Zhurkov Convidados 17 de agosto de 2019 10:00
    0
    Oh mãe da Rússia. Cozinhe todo o mingau do machado. Bem, qual é o método? É por isso que a sopa de repolho fala sobre nós. Mas você não ouviu falar sobre a deposição a vácuo? Os assentos passam pela cimentação e endurecimento. E você é o eletrodo deles. Revenimento ou superaquecimento, bem como tensão residual e danos estruturais. Este método é chamado ... eletrodo. Como é realizado é chamado.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar