DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Verniz de isopor
Verniz de isopor

Às vezes, torna-se necessário proteger um produto das influências ambientais. Em outras palavras - pintar, verniz. Mas nem sempre é à mão laca ou tinta que pode secar em pouco tempo. Isso é uma coisa. Outra nem sempre é necessária nos volumes oferecidos na loja: 0,5 litro ou mais. Aqui, o verniz de poliestireno dissolvido (espuma de embalagem) pode ser resgatado, o que é bastante simples de preparar, mas é bastante digno de substituir o da "loja".

Será necessário


Para prepará-lo, você precisará de:
  • O poliestireno expandido é uma espuma de poliestireno.
  • "Ortoxileno" ou simplesmente "Xileno".
  • Pequena capacidade (lata de gás cortada, lata de cerveja, etc.).
  • Dobradiça de madeira.
  • Um pedaço de curativo ou gaze.

Verniz de isopor

"Xileno", "Orthoxileno" é vendido em lojas de materiais de construção, em garrafas de meio litro e litro. Encontrar espuma de poliestireno também provavelmente não é difícil.
Verniz de isopor

Em vez de "Orthoxylene" ou "Xylene", "Butyl acetato" pode ser usado. Seria preferível para o nosso propósito, mas é extremamente raro no varejo. Tentar dissolver a espuma de poliestireno em acetona, e mais ainda na gasolina, não é uma tarefa totalmente bem-sucedida.
Acontece uma substância gelatinosa, difícil de aplicar com uma camada fina. É verdade que pode ser usado como cola, mas seca dolorosamente por um longo tempo.

Produção de polimento de poliestireno


Bem então. Vamos começar. No recipiente preparado, despejamos a quantidade de ortoxileno necessária para nós. Gramas 70-100. E lentamente, jogamos pequenos pedaços de "poliestireno" nele.
Verniz de isopor

Para acelerar a dissolução, é melhor pressioná-los levemente com um bastão, para que fiquem completamente imersos no líquido. Quase instantaneamente, são observadas abundantes bolhas de gás. O poliestireno se dissolve e o gás liberado escapa.
Verniz de isopor

"Polyfoam" "derrete" diante de nossos olhos, deixando pequenas partículas na superfície que também desaparecem sem deixar vestígios.
Verniz de isopor

Você precisa adicionar espuma de poliestireno até que a consistência do conteúdo do recipiente esteja próxima ao mel líquido. Ou seja, até que comece a escorrer do bastão na forma de um fio, sem quebrar em gotas. Quanto mais espesso o "verniz" se torna, menos rapidamente ocorre a dissolução da "espuma".
Agora que a densidade necessária para nós foi alcançada, é necessário deixar o tanque repousar por cerca de 20 minutos, para que todo o gás saia finalmente. Bem, se você realmente não pode esperar, pode mexer tudo com a mesma varinha - o processo será acelerado. Em seguida, cobrindo o recipiente com gaze ou algum outro material (um pedaço de pano de meia-calça feminina é usado na foto), filtramos seu conteúdo em outro recipiente limpo, para uso e armazenamento de verniz.
Verniz de isopor

Verniz de isopor

Acontece que é levemente acinzentado e quase transparente.
Verniz de isopor

Já está pronto para uso. A 20 graus de ar ambiente, secando (a mão não se agarra) - 3-5 minutos. A cura completa ocorre no máximo 1 hora. A 25 graus, meia hora é suficiente.
Da minha própria experiência: verniz usado para envernizamento de superfícies de madeira, em especial hélices, artesanato em madeira. Além disso, adicionando lascas de madeira ao verniz por baixo da grosa ou de uma grande “lixa”, você pode massa para preencher rachaduras, lascas e buracos. O verniz mantém-se muito bem, é resistente à umidade e é bastante resistente à abrasão. Ele também os cobriu e pintou produtos.Não há diferença em relação ao verniz "store".

Precauções!


O "ortoxileno" é um líquido inflamável ao petróleo com um odor bastante desagradável. Portanto, trabalhar com ele em casa, provavelmente, não agradará bastante a família. Por esse motivo, é melhor fazer na varanda, na rua, na garagem. O verniz resultante também tem um cheiro que desaparece completamente durante a secagem. Use para itens em contato com alimentos - NÃO é aconselhável!
Boa sorte
Voltar
Comentários (9)
  1. Sergey K
    #1 Sergey K Visitantes 19 de fevereiro de 2019 18:23
    7
    Eu nunca vi esse xileno à venda. Talvez eu estivesse parecendo mal?
    E tentei dissolver o poliestireno para uso como verniz há 40 anos, quando me empolguei com os negócios de rádio e tive que desenhar pranchetas. É solúvel em acetona comum ou solventes nitro 646, 647, etc. Esprema o conteúdo da caneta esferográfica nesta solução e obtenha um verniz colorido. O que, obviamente, não faz comparação com apenas o verniz nitro. Naqueles dias, eu usei isso porque havia uma escassez.
    1. Andrey Kharitonov
      #2 Andrey Kharitonov Visitantes 22 de fevereiro de 2019 17:43
      1
      Eu já observei no artigo que acetona e solventes NÃO rolam. Com a ajuda deles, um ranho em forma de coma é obtido. Ela, ranho, você só pode manchar, e não envernizá-lo. Leia com atenção, diz o que é usado se você não precisar de muito verniz. Mas se você comprar uma lata de litro para cobrir 100 centímetros quadrados, é seu direito e depende de você. E o "ortoxileno" não é um solvente tão raro.
      1. Sergey K
        #3 Sergey K Visitantes 1 de março de 2019 10:24
        0
        Quanto à raridade, você está muito enganado, por exemplo, a solicitação para o CFM são duas propostas no país! Além disso, um dos Donetsk não está disponível devido à guerra.

        Com relação à solubilidade, eu já pensava em esclerose, descobriu-se que não, o poliestireno soviético se dissolve quase completamente no solvente 646, então o moderno deixa um bico não dissolvido, que você só precisa jogar fora e assim por diante até obter uma solução mais ou menos espessa. A laca ficou bonita, cobrindo-as com um pedaço de madeira, a aparência não mudou, mas agora não fica molhada! O que também é uma vantagem.

        PS: o poliestireno soviético teve que ser arrancado um pedacinho do isolamento do telhado :)
  2. Guest Nikolay
    #4 Guest Nikolay Convidados 22 de fevereiro de 2019 20:44
    0
    Nos tempos soviéticos, aguarrás era usado para isso.
  3. Guest Nikolay
    #5 Guest Nikolay Convidados 22 de fevereiro de 2019 20:46
    0
    De fato, é mais fácil comprar verniz acabado de alta qualidade. Agora não é a URSS, isso é bom a granel
    1. Sektor
      #6 Sektor Convidados 28 de fevereiro de 2019 às 15:06
      2
      Bom a granel, problemas de qualidade.
  4. Taras
    #7 Taras Convidados 6 de março de 2019 às 15:34
    0
    Eu tentei a verdade há muito tempo, mesmo nos tempos soviéticos, ele não foi dissolvido em nenhum solvente em qualquer solvente, você não pode chamá-lo de verniz, mas sim líquido, não é muito brilhante, mas macio, mas nada será coberto com nada para revestir.
  5. Ruslan
    #8 Ruslan Convidados 10 de maio de 2019 às 12:09
    0
    Ele dissolve bem o solvente das tintas alquídicas. Envernizei o material de cobertura com esse verniz para proteção adicional contra a umidade, apesar de parecer um pouco caro, mas o resultado é excelente
  6. psevastopolskiiy
    #9 psevastopolskiiy Convidados 13 de maio de 2019 às 22h55
    0
    No dicloroetano ele se dissolve perfeitamente, embora o plástico não grude, mas como o verniz se encaixa

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar