Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Amplificador simples e de baixa potência no KT315
Amplificador simples e de baixa potência no KT315

O KT315 é o lendário transistor doméstico, cujas cópias estão presentes em grande número em cada rádio amador. Não é de surpreender - afinal, este é o primeiro transistor de silício produzido em massa, você pode encontrá-lo em praticamente qualquer dispositivo soviético. No início dos anos 90, mais de 7 bilhões de peças foram fabricadas. Pelos padrões modernos, o KT315 está longe de ser um transistor ideal em seus parâmetros, porque novos, mais baratos e avançados dispositivos semicondutores foram inventados e produzidos há muito tempo. Mas, no entanto, às vezes eu quero pegar um punhado de transistores antigos de uma caixa distante e coletar algo despretensioso neles, por exemplo, um amplificador.

Esquema


Amplificador simples e de baixa potência no KT315

O circuito é especial, pois não contém outros elementos ativos, exceto os transistores KT315. Este circuito será uma excelente escolha, não apenas para os amantes da antiguidade, mas também para aqueles que não têm a oportunidade de obter outros transistores. Os valores dos resistores não são muito críticos e podem variar de 20 a 30%, assim como nos capacitores. É aconselhável escolher transistores para este circuito com um grande ganho; nesse caso, o volume máximo do amplificador aumentará. Nesse caso, é necessário observar a condição - ambos os transistores do estágio de saída devem ter o mesmo índice de letras. O circuito começa a trabalhar com uma voltagem de 5 volts, a fonte de alimentação ideal é 9 volts. O consumo atual neste caso é de aproximadamente 20 mA e é quase independente do nível do volume. Também deve-se ter em mente que, para reproduzir um sinal estéreo, o circuito deve ser repetido duas vezes.
Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Montagem do amplificador


[116.21 Kb] (downloads: 202)

O circuito é montado em uma placa de circuito impresso medindo 50x40 mm, que já contém os dois canais. Antes de mais nada, usando a tecnologia de passar a laser, fabricamos a própria placa. Abaixo estão algumas fotos do processo.
Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Depois que a placa estiver pronta, você poderá começar a soldar as peças. Primeiro de tudo, os resistores são instalados na placa e, em seguida, capacitores com transistores. Os terminais dos transistores KT315, em contraste com os terminais de peças modernas, são tiras finas e planas que são muito fáceis de separar do gabinete, portanto, não coloque muito esforço neles.
Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Após a instalação das peças na placa, é necessário verificar se há curto-circuito nas faixas adjacentes, para verificar a instalação correta dos transistores - pois eles podem ser facilmente soldados no lado errado. O terminal base do KT315 fica à direita, se você observar a parte frontal do transistor. Agora resta apenas conectar a placa aos alto-falantes, aos alto-falantes, à fonte de som, aplicar energia e o amplificador está pronto.
Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Primeiro lançamento e teste


O amplificador pode funcionar com alto-falantes com uma resistência de 4-8 Ohms, e você também pode conectar fones de ouvido à saída que não possuem a energia de uma fonte de sinal regular. A fonte do sinal pode ser, por exemplo, um telefone, reprodutor ou computador. Antes da primeira inclusão no espaço de um dos fios de alimentação, é necessário ligar o miliamperímetro e medir o consumo de corrente, que não deve exceder 100 mA no total para os dois canais. Se exceder, vale a pena reduzir a tensão de alimentação. Devido ao seu baixo consumo, este amplificador pode ser alimentado mesmo a partir da coroa.A potência do amplificador resultante é de aproximadamente 0,1 watts - um pouco, mas o suficiente para ouvir música em ambientes fechados. Tenha uma boa construção!
Amplificador simples e de baixa potência no KT315

Assista ao vídeo


Voltar
Comentários (2)
  1. Zhenya
    #1 Zhenya Convidados 11 de janeiro de 2019 às 10:07
    0
    Algo que simplesmente não consigo entender o princípio do circuito. Por que os transistores são ligados assim?
    1. popvovka
      #2 popvovka Visitantes 13 de janeiro de 2019 às 18:30
      0
      Procure por "Amplificador Classe A".
  2. Artemiy
    #3 Artemiy Convidados 28 de janeiro de 2019 13:20
    0
    "A saída da base no KT315 está à direita, se você observar a parte frontal do transistor."
    Não está claro como o autor sugere olhar para ele. Se você olhar para o lado com a marcação e as pernas para baixo, não está escrito corretamente. A pinagem correta do BCE está nesta posição.
  3. Gregory
    #4 Gregory Convidados 29 de janeiro de 2019 01:47
    1
    A julgar pelas inscrições, as classificações dos capacitores em MILHÕES. 1 milifarad = 1000 uF. Em geral, em 4 transistores 2 KT315 2 KT361 (circuito VLF Sapphire 23TB-307, mas com semanas de saída em vez do circuito nativo KT814 / 815) a 10 volts de potência a 16 Ohms (alto-falante da TV), foram emitidos 1 W
  4. Andrew
    #5 Andrew Convidados 29 de janeiro de 2019 às 10:09
    0
    em todos os 15 amassado 50 rublos custa um se ovno
    1. Guest Alexander
      #6 Guest Alexander Convidados 29 de janeiro de 2019 21:16
      0
      Nos tempos antigos, o CT 315 era serrado quase no cristal e colado (ou pressionado) no dissipador de calor. Eles atiraram em poder decente.
  5. Gennady
    #7 Gennady Convidados 19 de março de 2019 17:29
    0
    Bem, um amplificador muito fraco! Eu gostaria de colocar pelo menos KT814-815! ))) Sim, e seria necessário adicionar um resistor entre a base e o emissor do transistor superior. E depois há no ombro inferior, mas não no superior!

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar