DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» "" Zero "e" terra ": qual é a diferença fundamental?
Historicamente, aconteceu que, na Federação Russa e nos países vizinhos, o princípio de aterramento é usado quando o condutor neutro é conectado ao circuito de aterramento. Muitas pessoas podem ter uma pergunta "legítima": se estão em contato, por que puxar tantos fios - basta conduzir um núcleo duplo em qualquer lugar (fase e linha zero) e será possível aterrar através de um núcleo zero! No entanto, nessa formulação da questão, oculta-se uma nuance técnica, que transforma essa solução não apenas em um brinquedo inútil, mas em alguns casos em um empreendimento bastante perigoso.
Zero e terra, qual é a diferença fundamental

Para quem não pode esperar e gosta de "olhar para trás", a priori direi "secreto" - a idéia fundamental é onde o fio terra se conecta ao terra. A opção de conectá-los diretamente dentro da tomada, conectando o condutor de aterramento (fio verde-amarelo) ao zero (fio azul), não será verdadeira. Esse circuito de aterramento entrará em conflito com os requisitos da PUE. Como resultado, não haverá proteção para as pessoas contra choques elétricos; além disso, serão adicionados ainda mais problemas de segurança.
No PUE, sem opções, é inequivocamente prescrito qual deve ser o condutor de aterramento. Deve ser um fio contínuo, sem elementos de desconexão - relés, fusíveis, interruptores e, digamos, desconectando o plugue elétrico da tomada.
Vale a pena violar esse requisito básico estipulado no PGA - e o aterramento da proteção confiável de uma pessoa contra choque elétrico se transforma em uma ficção inútil. Mas os problemas nisto, como a teoria ensina e a prática mostra, não terminam aí! Se você ainda tentar atribuir funções de aterramento ao fio zero, não será excluída a possibilidade de que o gabinete do refrigerador, micro-ondas ou outros aparelhos domésticos sejam energizados. Isso se deve ao fato de uma corrente elétrica fluir com uma queda de tensão correspondente através de um fio zero, cujo valor pode ser determinado pela multiplicação da força da corrente pelo índice de resistência do condutor no espaço entre o local medido e o ponto de aterramento genuíno. Além disso, a magnitude dessa tensão pode ser caracterizada por dezenas de volts, ou seja, pode ser perigosa para os seres humanos (no limite - mortal!).
Zero e terra, qual é a diferença fundamental

Resta tirar algumas conclusões e colocar ênfase. Qual é a diferença fundamental entre "zero" e "terra"? O fato de a corrente fluir através do fio neutro e dos comutadores estarem conectados a ele é a mesma máquina de entrada. Ou seja, se queremos ter "terra" na forma de uma veia contínua, devemos:
  • em prédios de vários andares: conecte-se a um condutor de terra especial em um túnel elétrico;
  • para uma casa residencial individual: o ponto de conexão deve ser uma máquina automática de entrada, mais precisamente, seu fio zero na entrada, que se estende através do cabo aéreo ou subterrâneo do transformador abaixador mais próximo da casa, e a seção transversal do fio zero deve ser de pelo menos dez milímetros quadrados para fio de cobre e 16 mm2 - para núcleo de alumínio (consulte o parágrafo relevante no PUE).

Qualquer outro local atrás da máquina introdutória não pode ser usado como "terra"; portanto, nada pode ser considerado como tal, desde lingotes de metal escavados perto da casa até o corpo do próprio painel elétrico.
Nunca esqueça as regras estabelecidas no PES.Segundo eles, deve-se guiar por uma regra elementar, mas verdadeira: quando não há certeza de que esse fio em particular esteja “aterrado”, você não deve conectar nada, exceto um dispositivo de corrente residual de 30 mA, que Funciona instantaneamente, ao contrário de um disjuntor. Deus sabe como se manter seguro!
Voltar
Comentários (144)
  1. Nikolay.
    #1 Nikolay. Convidados 6 de janeiro de 2019 às 15:57
    12
    É hora de esquecer o que é o aterramento. As casas atuais são alimentadas por um único fio. Em outras palavras, apenas a fase entra na casa pelo escudo. E os fios zero saem do apartamento para a blindagem e são pendurados na haste zero, que "fica" no fio zero do cabo principal e que, por sua vez, é pendurado no parafuso de aterramento. Só isso. Pensar mais não é necessário. Isso é feito para não roubar energia elétrica, mantendo o barramento de terra separado do circuito principal.
    Mas mesmo esse chip pode ser ignorado e ter configurado "seu próprio barramento de terra" para pendurar todos os cutucões de seus consumidores nele. Mas como fazer isso é praticamente impossível. Será necessário zerar todos os fios, colocar novos, "seus próprios". No entanto, os controladores ainda eles vão descobrir você.
    1. evgen
      #2 evgen Convidados 6 de janeiro de 2019 19:51
      43
      “É hora de esquecer o que é o fundamento e o fundamento”, você disse isso?

      existe aterramento e existe aterramento e, finalmente, neste artigo está escrito mais besteira que explica alguma coisa.
      Vou dizer brevemente que o zero é sempre aterrado; nas casas antigas, é aterrado nas subestações e não há terra nessas casas, porque a "concha" sempre economizava em tudo; era uma pena estender o fio terra na entrada de todos os apartamentos, e agora o esquema mais simples é o aterramento já está aterrado no painel de distribuição na entrada e um aterramento separado já está sendo puxado dele. E todo mundo deveria ter mudado para esse sistema por um longo tempo !!! Como sempre, as economias de merda não permitem que todas as pessoas usem eletrodomésticos importados normalmente, porque ela sempre !! precisa de terra !! , e estamos na metade do caminho, e usamos os benefícios da civilização ocidental.
      1. gogol
        #3 gogol Convidados 7 de janeiro de 2019 14h50
        20
        Caro, Usamos os benefícios da civilização. até meados do século 19. e agora estamos colhendo os frutos da imoralidade e da completa degradação da humanidade
      2. Boris
        #4 Boris Convidados 9 de janeiro de 2019 10:55
        12
        Quando o nosso RCD apareceu? Desde então, havia a necessidade de um terceiro fio. Estamos nos anos 90. A ausência do terceiro fio não economiza em “escavadeira”, é um gasto teoricamente inaceitável de metais não ferrosos. Para que fins você precisava de um terceiro fio? Você acha que todos os lugares do mundo são neutros? E se 220 linear, sim em um triângulo? Nos Estados Unidos, em geral, no setor doméstico, há alimentos do canal “porco” há muito tempo. Você tenta trabalhar com eletrodomésticos usados ​​no Japão ou nos EUA, principalmente se for alimentado a partir do ponto médio do mesmo "porco".
      3. Rrr
        #5 Rrr Convidados 9 de janeiro de 2019 13:59
        12
        Você escreve bobagens, não entendendo a essência do problema, não engane as pessoas
      4. Crocodilo
        #6 Crocodilo Convidados 13 janeiro 2019 03:32
        28
        O Scoop é uma boa ferramenta para limpar o lixo. Infelizmente, não consigo imaginar que tipo de furo é necessário para remover o lixo da sua cabeça.
    2. manolis
      #7 manolis Convidados 6 de janeiro de 2019 20:49
      1
      Tire vantagem do escudo e não dirija para dentro de casa e um sinal de menos com
      1. Convidado Vlad
        #8 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:28
        18
        Outro "artesão" cuja casa é alimentada por tensão constante. Mais e menos em circuitos DC. A casa tem corrente alternada. Zero e Fase.
        1. Slops
          #9 Slops Convidados 14 de janeiro de 2019 18:53
          4
          A casa tem corrente alternada, 3 fases com um deslocamento em um ângulo de 120 graus (total de 380 volts) e no centro é zero, o que é essencialmente um barramento cruzado. A diferença entre este barramento e qualquer uma das fases fornece 220 (230) volts.
      2. Vladimir
        #10 Vladimir Convidados 15 de janeiro de 2019 às 11:09
        1
        bem você .... oh que densa!
      3. vano55
        #11 vano55 Visitantes 1 de março de 2019 20:35
        1
        Onde você encontrou (+) no AC?
    3. Mitya
      #12 Mitya Convidados 10 de janeiro de 2019 15:39
      13
      O PUE não se preocupa com finanças - esse não é seu objetivo, mas sua - insegurança. Apenas um exemplo: se 0 interromper, em caso de curto-circuito, o gabinete (digamos que a geladeira) não esteja mais em tensão, nem em 220V !!!
      1. Andronus
        #13 Andronus Convidados 13 janeiro 2019 20:10
        0
        A tensão é chamada de diferença de potencial nas extremidades do condutor e, devido à resistência do consumidor (geladeira), a diferença diminui e a saída será de 100, não mais que 100.
        1. Guest Alexander
          #14 Guest Alexander Convidados 23 janeiro 2019 00:27
          5
          O suficiente para largar os patins e 100 V
      2. um
        #15 um Convidados 21 de janeiro de 2019 às 15:00
        4
        Para energizar a carcaça do refrigerador, primeiro é necessário conduzir essa tensão à carcaça ou romper o isolamento e conectar o motor do compressor com astúcia para que a avaria vá para a carcaça.
      3. Mark
        #16 Mark Convidados 7 de março de 2019 23:12
        0
        É precisamente no PUE que é prescrito que a caixa do refrigerador (dispositivo elétrico com isolamento duplo) não exija zeramento.
    4. Guest Michael
      #17 Guest Michael Convidados 12 janeiro 2019 17:50
      2
      para roubar como você sugere, você precisa abrir o selo no contador e trocar o 0 e a fase, e isso é facilmente determinado porque o contador permanecerá; se você decidir mudar a fase e girar o contador na direção oposta, isso só é eficaz em mecânica pura. sistemas eletrônicos, que são optocoupler ou sensores de hall ao longo do tambor, o sentido de rotação em geral
    5. Ruslan
      #18 Ruslan Convidados 26 de janeiro de 2019 às 11:39
      2
      Nikolay, você claramente não é um especialista no setor de energia elétrica; portanto, não faça uma mordaça e não engane as pessoas comuns!
    6. Guest Alex
      #19 Guest Alex Convidados 2 de março de 2019 às 23h31
      0
      Se você não entende nada de engenharia elétrica, não escreva nada, porque, por seu absurdo, você expõe as pessoas a perigos mortais. Era necessário escrever uma coisa dessas - "apenas a fase entra na casa pelo escudo"!
      Em seguida, basta concluir um disparate. Em um prédio de apartamentos em um riser, são colocados condutores trifásicos, um zero e um aterramento. No conjunto de manobra (painel de distribuição de entrada), os fios zero e terra são conectados a barramentos diferentes, entre os quais um jumper é instalado (!), Porque o zero na entrada deve ser aterrado novamente, o que é feito conectando o circuito terra local deste edifício ao barramento terra. Para casas particulares, o princípio é o mesmo: zero na entrada deve ser aterrado novamente, ou seja, conectados ao circuito de aterramento local (para esta casa), a partir deste ponto, os condutores de trabalho e de proteção zero devem ser rigorosamente separados em todas as partes do circuito.
  2. Egor
    #20 Egor Convidados 6 de janeiro de 2019 18:28
    74
    O autor está tentando revelar um tópico sobre o qual ele não tem idéia. Refere-se ao PUE, mas ele, ao que parece, não olhou para eles. Ele não tem idéia de como o fundamento e o fundamento diferem. Onde o aterramento é usado e onde está o aterramento? Em geral, a confusão na cabeça do autor abordou um tópico em que ele não era competente.
    1. YURICH
      #21 YURICH Convidados 8 de janeiro de 2019 21:49
      10
      5+. Eu concordo totalmente.
    2. Sêmen
      #22 Sêmen Convidados 9 de janeiro de 2019 às 10:05
      8
      Eu concordo totalmente. O autor do artigo não entendeu o tópico. Em geral, essas coisas, principalmente em relação aos eletricistas, devem ser escritas por pessoas com formação técnica.
      1. Guest Alexander
        #23 Guest Alexander Convidados 9 de janeiro de 2019 19:44
        7
        Mesmo a presença do ensino superior em uma especialidade também nem sempre dá o direito de expressar a opinião de alguém. Tínhamos um chefe da oficina elétrica em nossa empresa, que estava muito orgulhoso por ter participado da construção (não na construção, mas parece no comissionamento) de algum tipo de usina nuclear no Irã. Então, ele não ouviu dizer que existe o conceito de "tensão de toque", mas esse conceito está presente no PTB ou nas Regras de instalação elétrica em algum lugar próximo ao conceito de "tensão de passo". E funcionou bem.E minha esposa, formada em MVTU im. Bauman, um engenheiro elétrico qualificado ao escrever um diploma, calculava algo como a resistência do dispositivo de aterramento. Mas era improvável que ela pudesse explicar isso em alguns anos, mas ela havia crescido para a posição de engenheira líder no instituto de pesquisa. Portanto, não é necessário saber muitas coisas. Você só precisa fazer de acordo com o projeto, e os designers devem conhecer as regras e devem segui-las.
        1. Ruslan
          #24 Ruslan Convidados 26 de janeiro de 2019 11:47
          2
          Uma posição alta nem sempre é um indicador de conhecimento e inteligência - obrigado por confirmar isso com o exemplo de seu chefe e sua própria esposa!
  3. Pavel Petrovich
    #25 Pavel Petrovich Convidados 6 de janeiro de 2019 18:32
    36
    Gente. E quem escreveu este artigo e muitos comentaristas não têm idéia do que estão escrevendo. Você deve primeiro se qualificar pelo menos para o grupo III em segurança elétrica e depois escrever alguma coisa. Não existem outros conceitos em engenharia elétrica e segurança elétrica além dos escritos nas regras !!!
  4. trenó
    #26 trenó Convidados 6 de janeiro de 2019 18:44
    2
    tudo é divertido, é claro que a segurança é um grande problema, mas não precisamos pensar que nossos avós eram mais burros do que nós, hoje em dia, na maioria das casas particulares, não existe um zero real, ele é conectado a zero no primeiro suporte e entra na casa por dois fios. como deve ser como tudo em nosso país
  5. Gregory
    #27 Gregory Convidados 6 de janeiro de 2019 18:45
    1
    Eu não entendo uma coisa, a corrente é alternada, ou seja, zero e fase devem mudar de lugar alternadamente. Ou seja, se a corrente flui em uma direção, então na outra. E zero não é zero 1/25 seg. O que eu entendo errado?
    1. Guest Alex
      #28 Guest Alex Convidados 6 de janeiro de 2019 21:20
      8
      Você não entende isso. Ninguém muda de lugar lá. Zero - é zero, e o nível de tensão no segundo fio (fase) muda em relação a zero. Isso é mais do que ele, então menos. Bem, é - de uma maneira simples.
      1. Den kol
        #29 Den kol Visitantes 8 de janeiro de 2019 12:39
        0
        Nada está claro.
        1. Convidado Vladimir
          #30 Convidado Vladimir Convidados 15 de janeiro de 2019 11:16
          3
          Bem, por exemplo, achamos que o fundo do vidro é zero, a tensão máxima máxima de corte ainda não consigo rir ... para refletir sobre suas perguntas estúpidas
      2. Convidado Vlad
        #31 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:35
        1
        Qual nível de tensão está mudando? Pegue um voltímetro e meça. Entre zero e fase 220 volts, entre duas fases 380 volts. Não fale bobagem.
        1. Convidado Vladimir
          #32 Convidado Vladimir Convidados 9 de janeiro de 2019 14:02
          1
          AAAA. O valor da amplitude é como ele muda. E nifiga não é 220 e nem 380 V. Mas o atual, sim, como eu disse, quase é.
        2. Guest Alexander
          #33 Guest Alexander Convidados 13 de janeiro de 2019 20:08
          1
          E se, em vez de um voltímetro, pegar um osciloscópio?
        3. Andronus
          #34 Andronus Convidados 13 janeiro 2019 20:15
          0
          Sim, não a tensão muda, mas o potencial
    2. Convidado Vlad
      #35 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019
      5
      Na corrente alternada))) não é a fase e o zero que mudam de lugar, mas a fase percorre um sinusóide com uma frequência de oscilação de 50 vezes por segundo. Qual a frequência atual ouvida? É designado na Hertz. Na rede, temos uma frequência de 50 Hz e uma voltagem de 220 volts, nos EUA e na Europa, uma frequência de 60 Hz e uma voltagem de 127 volts.
      1. Nikolay Polozok
        #36 Nikolay Polozok Convidados 9 de janeiro de 2019 09:19
        2
        Nos EUA, 110V 60 Hz em soquetes, e na Europa 230V 60Hz.
      2. Andrey
        #37 Andrey Convidados 9 de janeiro de 2019 às 22h32
        1
        Oh! Este é um comentário sensato, não blá blá, em algum lugar próximo ao verdadeiro)
    3. Convidado Sergey
      #38 Convidado Sergey Convidados 14 janeiro 2019 00:10
      1
      Se houver apenas dois fios, você entenderá corretamente, alternadamente, a cada segundo 50 vezes, e não houver direção, os fios serão iguais. Mas na vida real existe um terceiro condutor - terra (bem, ou a capacidade estática do corpo), e aqui é sempre zero em relação a ele, e a tensão de fase está alternada.
  6. Convidado Sergey
    #39 Convidado Sergey Convidados 6 de janeiro de 2019 18:49
    1
    Nas fontes de alimentação por pulso, em particular um computador, ao usar tomadas Euro, a tensão é dividida por capacitores, cujo ponto médio está conectado ao terra, e 220 são fornecidos aos capacitores através da ponte.Este modo será correto se as tensões forem distribuídas entre zero e metade do divisor A Terra, que em princípio é 0 e apenas com um desequilíbrio de fase atinge vários volts. e por outro lado é tudo o resto de 314V?
    1. Convidado Vlad
      #40 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:38
      9
      O capacitor NUNCA compartilhou qualquer voltagem. De onde você tira tudo isso? Os capacitores são projetados para suavizar a ondulação na fonte de energia.
      1. Rrr
        #41 Rrr Convidados 9 de janeiro de 2019 14:01
        4
        E você certamente nunca ouviu falar sobre o divisor de tensão capacitiva
      2. Andrey
        #42 Andrey Convidados 9 de janeiro de 2019 às 22:35
        0
        A resposta exata e correta) Na minha opinião, esse camarada estava "um pouco confuso" nas fontes de alimentação.
  7. Ivan Gennadievich Gordienko
    #43 Ivan Gennadievich Gordienko Convidados 6 de janeiro de 2019 às 19:04
    11
    Hmm, eletricistas reunidos! Estude o PUE e estude cuidadosamente por que você precisa de aterramento protetor! Método TN-S Tempo para enterrar
    1. Convidado Vlad
      #44 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:39
      3
      Há muito tempo, o TN-S-C foi aplicado
    2. Victor convidado
      #45 Victor convidado Convidados 9 de janeiro de 2019 às 6:33
      6
      Caro, mas você não estragou nada, TN-S? Talvez TN-C?
  8. Convidado Sergey
    #46 Convidado Sergey Convidados 6 de janeiro de 2019 19:14
    2
    a julgar pelo seu esquema, o que o impede de cair no chão em frente ao ouzo ou de um contato de entrada apenas com o ouzo?)))) ou eu sou um tolo ou esquiar no asfalto
    1. Guest Alex
      #47 Guest Alex Convidados 11 de janeiro de 2019 14:09
      16
      Na minha inexperiência (apenas começando a trabalhar como eletricista), em 2004, eu fiz exatamente isso. E eu quase queimei meu próprio apartamento. Esta imagem ainda está diante dos meus olhos, embora tantos anos se tenham passado ...
      Vivíamos então na antiga fundação, construída nos anos 30 (uma casa de madeira, rebocada por dentro). E tivemos os engarrafamentos habituais (ou melhor, um, na "fase"). Naquela época, eu trabalhava como eletricista há um ano e meio, achava que sabia tudo e podia fazer "Sou um jato" e tudo mais. Decidi colocar "soquetes de euro" na cozinha e, ao mesmo tempo, trocar os plugues por máquinas automáticas e colocar um RCD (já que equipamos um chuveiro com um aquecedor de água corrente ao mesmo tempo em que substitui a fiação da cozinha (para quem não sabe, nessas casas antigas existem "benefícios da civilização") não houve reprodução, todos eles "terminaram")). Bem, eu coloquei o RCD, as máquinas, dividi as linhas na cozinha e nos quartos ... Coloquei o condutor de aterramento das "tomadas Euro" e o aquecedor de água corrente na entrada do RCD, sob um terminal com um fio zero do medidor. E "por confiabilidade", coloquei um par trançado de fios de 1,5 "quadrado" sob o mesmo terminal (droga, isso é ridículo para mim pelo fato de estar escrevendo e depois "mexendo") e o conectado à outra extremidade com ... uma bateria de aquecimento na cozinha e até anexou uma bandeja de chuveiro. Eu verifiquei com uma "lâmpada de controle" se o RCD estava funcionando (havia corrente de fuga suficiente), com relação à bateria, palete e "fase", o RCD funcionou corretamente, "todo mundo estava feliz, todo mundo estava" rindo "... Exatamente até que o" trovão atingiu ": em nossa área da cidade lançou uma tempestade construção, todas as casas antigas foram demolidas (incluindo as minhas depois de algum tempo), a área começou a se reconstruir, novos arranha-céus, tudo. E um sábado à noite, os construtores conseguiram interromper o cabo que nossa casa fornecia à TP. O capataz deles enfrentou uma equipe de trabalhadores, eles garantiram a todos que, dizem, agora vão lançar uma cabana temporária para a casa a partir do canteiro de obras e, durante a semana, restaurarão tudo junto com os membros da rede. Eles desconectaram o cabo danificado do armário de abertura da nossa casa, conectaram o seu próprio, alimentaram-no do canteiro de obras ... Sim, mas, aparentemente, eles escolheram a seção errada do seu improvisado. Embora a casa seja antiga, com 8 apartamentos, o equipamento é moderno, a carga é decente ... Naquele momento, estávamos fumando na cozinha. A princípio a luz acendeu. Por três segundos Depois, houve um segundo rebaixamento de que as lâmpadas mal estavam acesas. Depois disso, eles brilharam muito intensamente por mais alguns segundos e saíram, e uma terrível rachadura veio do nosso corredor. Saltamos e vemos como nosso balcão queima com uma chama aberta, mas não doentio! E acima do balcão, há um mezanino (de madeira), ao redor existem papéis de parede secos e velhos, ao lado direito há uma faixa de parede recém-pintada da porta da frente ... E tudo isso já lambe o fogo e muita fumaça em todo o apartamento. Literalmente em alguns segundos ... Se não estivéssemos em casa naquele momento, um amba chegaria a toda a casa, não apenas a nós. Encheu tudo com água da chaleira e das canecas, correu para a rua, gritou para os construtores para que nada acendesse. Está tudo em choque, que merda ...!? .. O capataz correu ... Ventilou o apartamento da fumaça, vai para casa ...Que meu fio que foi para a bateria de aquecimento e a "base" do chuveiro derreteu por todo o comprimento ... Abri uma caixa de plástico em uma fuligem, onde estavam os RCDs com dispositivos automáticos, tudo estava queimado, mas está meio vivo. Ele jogou todas as veias “terrestres” da entrada do UZO sob a supervisão do superintendente, que suspeitava que estávamos roubando eletricidade (embora não fosse assim, porque era “igual equalização de potencial feita por meio de ...”) ... Os construtores arrastaram o cabo com veias de uma seção transversal maior e alimentavam a casa, sem incidentes. Quando o choque passou, o reconhecimento do erro veio. O truque é que muitas pessoas esquecem (inclusive eu naquele momento) que em nosso país o setor residencial (e não apenas) é alimentado por três fases usando um condutor neutro. E se a carga nas fases não é uniforme (e no setor residencial é sempre esse o caso), então a corrente começa a fluir no fio neutro e a tensão salta (eu simplesmente explico isso) - na fase sobrecarregada a tensão afunda, na fase sobrecarregada salta (ocorre desequilíbrio de fase). E se o condutor neutro tiver contato ruim com o neutro, ou uma seção transversal fraca, a uma boa carga ele queima até xp ..., o que finalmente aconteceu: no início (de acordo com os construtores), ele queimou zero deles e, depois de alguns segundos, saiu da minha mente no apartamento, porque para todos os oito apartamentos, incluindo o meu, o fio "líquido" conectado à bateria de aquecimento e colocado na entrada do RCD tornou-se o fio zero ... Portanto, camaradas, aprendam com os erros dos outros. Eles podem se tornar (Deus não permita!) Fatal ...
      Agora que moramos em um prédio novo há muito tempo, refiz a reforma do apartamento municipal durante o reassentamento, juntamente com um eletricista, coloquei um relé de tensão (USM) no painel do apartamento, o que já nos salvou de surtos. Muitos ficam surpresos - por que você precisa do UZM em um novo prédio, porque toda a fiação é moderna e nova? Mais uma vez um erro! Eu tenho sim, tudo é novo. E a casa está conectada ao TP, construído nos anos 80. E todo o sistema de suprimento de energia deve sempre ser considerado em um complexo, "de e para", como um todo. E se algum lugar desse "todo" é "estreito", é melhor jogar com segurança para que mais tarde não seja dolorosamente doloroso, tanto mais quanto, como escrevi acima, a ultrassonografia já funcionou mais de uma vez. E em um prédio novo vizinho, enquanto soldava em um dos apartamentos, zero em um dos tirantes ainda estava queimado (não sei os detalhes exatos) e nosso Código Penal teve muitas ações judiciais de proprietários de apartamentos com eletrodomésticos queimados ...
      1. um
        #48 um Convidados 21 de janeiro de 2019 às 15:05
        1
        para distorcer as fases criadas pelo gerador da usina, é preciso diminuir a carga na região de 10% da energia gerada. que tipo de equipamento você possuía em sua casa, existe um hipermercado?
      2. convidado
        #49 convidado Convidados 25 de janeiro de 2019 às 15:40
        1
        Eu li, não com preguiça. Leo Tolstoi e Fyodor Mikhailovich Dostoevsky descansam à margem
  9. Convidado Vladimir
    #50 Convidado Vladimir Convidados 6 de janeiro de 2019 19:41
    12
    Seria melhor escrever se é tão inteligente como distinguir o fio neutro do fio terra em três cabos principais, onde todos os fios têm a mesma cor de isolamento.Estes foram colocados em apartamentos múltiplos para fogões elétricos no início dos anos 80
    1. Convidado Sergey
      #51 Convidado Sergey Convidados 14 janeiro 2019 00:16
      3
      Encontre onde a segunda cauda está anexada. Ou corte a eletricidade da casa - o aterramento não é interrompido pelo interruptor, de modo que haverá uma pequena ponta no zero e na terra - não haverá.
  10. Waik
    #52 Waik Convidados 6 de janeiro de 2019 19:47
    5
    REDE DE 0,4 kV com neutro aterrado. Não há terra diferente, zero. Não engane as pessoas
    1. Convidado Vlad
      #53 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:43
      4
      Há uma diferença. Apenas o que é um neutro aterrado? Onde o zero e a terra se combinam? Na subestação ou no quadro de distribuição da ASU, e conforme está escrito corretamente no mesmo capítulo 7, é estritamente proibido combinar novamente o condutor de trabalho zero e o condutor de proteção zero durante a distribuição de energia !!!
  11. Konstantin Egorov
    #54 Konstantin Egorov Visitantes 6 de janeiro de 2019 20:50
    2
    Pergunta
    Cottage. Núcleo de dois fios na tomada. A posição de zero e fase nos ninhos é determinada exclusivamente. O terceiro soquete da tomada ficou vazio por enquanto.
    Uma máquina de lavar roupa é instalada na rua através de um plugue padrão, instalada na rua com um sapato de concreto e em uma cabine coberta por todos os lados.
    A máquina nesse estado é verificada quanto à operabilidade por três varas. Tudo corre como sempre.
    Próximo.
    Desde que meu amigo desde a infância, em 2007, morreu em um chalé semelhante por choque elétrico através do prédio da estação de bombeamento, existe um desejo natural de aterrar a máquina de lavar.
    O fio verde-amarelo (aterramento) do plugue da máquina "toca" com o testador na carcaça.
    Pego um pino de 3,5 m de um cano de água, o enfio no chão e o conecto ao contato de soquete livre (verde-amarelo).
    Eu conecto a tomada do carro. Ok.
    Ligo o carro para me preparar. A reação é normal. Todos os indicadores estão normais.
    Pressiono o botão Iniciar na máquina de lavar.
    A proteção de energia conectada à tomada está nocauteada.
    A trava da trava da porta está quebrada.
    E o mais importante.
    Matou a placa-mãe da máquina de lavar.
    **************************
    Pergunta
    O que foi feito de errado?
    1. Andrey
      #55 Andrey Convidados 6 de janeiro de 2019 às 23:37
      0
      esqueceu o ouzo
    2. Potencial
      #56 Potencial Convidados 7 de janeiro de 2019 06:17
      5
      Entre as tomadas e a subestação, existem cabos e fios de diferentes seções e medidores (podem chegar a 500 metros). Eles são interconectados da mesma maneira de maneiras diferentes, por um parafuso (em metros, máquinas automáticas, insertos fusíveis), torções na fiação e nos galhos dos suportes. Cabos e fios têm uma resistência específica, quanto maior o medidor, maior a resistência. Conexões - parafusos, torções, perfurações têm uma resistência de transição, pequena, mas quanto mais e piores as conexões são feitas, maior a resistência. A resistência geral da sua rede, da subestação às tomadas, pode ser bastante decente. Então o zero em sua casa em relação à subestação zero não é mais zero. Na subestação, zero é "plantado" no chão, mas não na casa. Existe um potencial entre o seu zero e a terra. Seja 9-10 volts. A máquina de lavar sempre fica molhada por dentro, é aí que o elemento de controle "vive" na caixa
      1. jonpirat
        #57 jonpirat Convidados 7 de janeiro de 2019 17:49
        2
        Parece ser chamado de "loop de aterramento" .A diferença potencial entre o aterramento de consumidores remotos
      2. Anton
        #58 Anton Convidados 28 de janeiro de 2019 às 15:30
        0
        Terra-a-terra - discórdia.
        Devidamente martelado no chão, o pino deve indicar 28-40 ohms com um "zero". O valor de trabalho é 29 ohms. Mas 40 ohms são permitidos. Normalmente, um pino não dará tanta resistência. Três tubos de metal estão entupidos, três metros cada. Sob a forma de um triângulo, com um lado de 1 metro. Eles estão conectados entre si e deles conduzem a "terra". No meu caso, resultou em 35 ohms. Já salvamos nossas vidas, provavelmente quando o cabo de aquecimento da água quebrou e a fase caiu na água. A máquina automática diferencial funcionou claramente. E, até que o cabo seja substituído, a máquina permaneceu firmemente sozinha, sem ligar.
    3. Guest Valery
      #59 Guest Valery Convidados 7 de janeiro de 2019 07:53
      11
      Você já teve um vazamento no gabinete, parece que o motor ou o tenu, e por isso é
    4. Anatoly Afanasyev
      #60 Anatoly Afanasyev Convidados 7 de janeiro de 2019 às 17:08
      4
      Se você tiver uma linha aérea de dois fios com zero e uma fase adequada para sua casa de campo, e o “Zero” for zero, aterrado no seu poste ou no mais próximo de você, será necessário conectar esse contato verde-amarelo da tomada ao fio neutro na entrada da casa. Mas conectar-se sem falhas na entrada, ou seja, PARA UZO. Em outras palavras, os potenciais do fio neutro e do fio terra devem ser balanceados de fato.
      Se você ainda tiver uma bolsa em sua entrada na cabana, que diretamente na entrada (mesmo no medidor e no RCD) quebra simultaneamente zero e fase, deverá conectar seu condutor de aterramento com zero após esta bolsa.
      Em outras palavras: o fio zero adequado para sua casa de campo será o PEN e, após essa bolsa, você já terá dois fios: N e PE.
    5. Guest Dmitry
      #61 Guest Dmitry Convidados 7 de janeiro de 2019 às 23h31
      4
      Não faz sentido realizar o aterramento dessa maneira ... Isso é de um mal-entendido do eletricista ... Foi ótimo instalar um RCD ... E provavelmente a máquina de lavar superou a sua - algum tipo de batente interno ...
    6. ivan
      #62 ivan Convidados 8 de janeiro de 2019 às 15:04
      0
      Isto não é verdade. Não há necessidade de aterrar a máquina. A máquina moderna possui 2 graus de proteção.Atingiu a massa da máquina soviética, mas não deveria. Não é necessário aterrá-lo.
    7. Andrey
      #63 Andrey Convidados 9 de janeiro de 2019 às 23:05
      5
      Konstantin, aparentemente, o capacitor estava no vazamento. Sem terra, apesar de não ter sacudido a corrente, ela já estava com mau funcionamento.Quando a terra foi suspensa, naturalmente a corrente no caminho de menor resistência é curta. Não sei qual era a marca da sua lavadora, mas ALGUMAS não eram, vi que o MINUS DA PLACA estava em massa ... Isso me distorceu um pouco ... mas não queria entender os meandros do circuito e a fonte de alimentação das placas, e Então eu pensei que os engenheiros sabiam melhor, mas notaram as consequências de um circuito assim, como no seu caso. O capacitor que estava no circuito do motor assim que o comando Iniciar chegou, ocorreu uma falha. Eles queimaram a máquina de escrever, mas acho que eles salvaram a si mesmos e a seus parentes, porque, no futuro, a fase cairia mais cedo ou mais tarde em um caso não fundamentado, e quem tocasse na máquina de escrever ... Deus proíbe que alguém o faça.
    8. um
      #64 um Convidados 21 de janeiro de 2019 15:08
      0
      e por que, em tal situação, simplesmente não aterra diretamente o corpo da máquina? Por que criar esquemas cujo trabalho deve primeiro passar nos testes de instrumentação?
  12. Vasya
    #65 Vasya Convidados 7 de janeiro de 2019 13:46
    0
    O autor leu a PUE, explicando claramente como a PEN é dividida no trilho GZSh e como o aterramento é realizado. Guinchado sobre aqueles que martelam canos. O aterramento é realizado por três eletrodos de 3m de comprimento, conduzidos a uma distância de 2m e interconectados por uma tira de 40x4 por soldagem. Como eletrodos, é utilizado reforço com diâmetro de 14 mm; é desviado para o GZSh com um fio de aço com diâmetro de 6 mm; PEN (0) também é alimentado a partir da linha lá. Com GZSh, saia N (0) e PE (terra). Para casas particulares.
    1. Guest Alexander
      #66 Guest Alexander Convidados 8 de janeiro de 2019 14h42
      6
      Em algum lugar, um tubo é suficiente, mas em algum lugar 10 não é suficiente, depende do solo; para o aterramento, não devem ser observados mais de 30 ohms.
    2. Convidado Vlad
      #67 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 às 01:50
      1
      Vasya, onde você viu a escola em casas particulares? ))) Não confunda o aterramento local e o barramento GZSh nos pontos de distribuição nas placas de entrada ou retirados por um barramento separado fora da blindagem.
  13. Orc peculiar
    #68 Orc peculiar Convidados 7 de janeiro de 2019 14:01
    1
    quando a fase zero
    não há certeza de que esse fio em particular esteja “aterrado”; você não deve conectar nada a ele, exceto um dispositivo de corrente residual (RCD) de 30 mA, que funciona instantaneamente, ao contrário do disjuntor

    Tente com esse conhecimento na supervisão técnica estadual do grupo de admissão a ser aprovado.
  14. Maxim
    #69 Maxim Convidados 7 de janeiro de 2019 15:38
    2
    De fato, de acordo com o PUE, uma vez se não houver terra separada e o neutro estiver aterrado, a saída neutra será permitida no aterramento da tomada.
    1. Convidado Vlad
      #70 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:52
      3
      NÃO é permitido combinar novamente o condutor de trabalho zero e o zero de proteção ao longo da distribuição de energia. Eles não podem ser combinados em tomadas.
  15. jonpirat
    #71 jonpirat Convidados 7 de janeiro de 2019 17:45
    1
    Por um longo tempo, quero fazer o aterramento na casa. Quem sabe, me diga que você pode usar pilhas de parafusos para isso? 8 peças na fundação, todas soldadas com um canal. Então eu acho que o parafuso deve ser soldado na viga e haverá um loop de aterramento.
    1. ivan
      #72 ivan Convidados 8 de janeiro de 2019 às 15:06
      1
      Por que terra, o que aterrar?
    2. Convidado Vladimir
      #73 Convidado Vladimir Convidados 11 de janeiro de 2019 às 23:28
      0
      Parece ler que eles não recomendam. As estacas são cobertas com um revestimento isolante contra a ferrugem, que ao mesmo tempo é um bom isolante elétrico.
    3. Guest Alexander
      #74 Guest Alexander Convidados 25 de janeiro de 2019 às 12:04
      1
      Você consegue.
  16. Guest Alex
    #75 Guest Alex Convidados 7 de janeiro de 2019 18:41
    8
    O próprio autor não sabe sobre o que está escrevendo, algum tipo de fase zero sem água (aparentemente isso é zero), algum tipo de conceito simplificado demais, vincula-se à PUE sem especificar um ponto, algumas dezenas de volts que apareceram devido à alta resistência do fio zero. É uma recomendação tola ao ponto zero no terminal de entrada e não no barramento principal de terra. Mas, na realidade, uma fase ou três fases entra na casa e um condutor neutro; portanto, você precisa "colocar esse zero no barramento de aterramento principal" no mesmo barramento, conectar o condutor do dispositivo de aterramento (pinos de três metros acionados no solo),conecte o barramento zero separadamente ao mesmo barramento (e conecte zeros das tomadas) a ele. e o aterramento das tomadas deve ser conectado aos barramentos de aterramento, que devem ser conectados ao mesmo barramento de aterramento principal.
  17. Guest Alexander
    #76 Guest Alexander Convidados 7 de janeiro de 2019 20:31
    2
    Eu tenho um medidor eletrônico. A tensão da rede era de 180 volts. Fiz um circuito no meu site e conectei um fio neutro, a voltagem se tornou 220. Eu queimo uma média de 1000 metros quadrados por mês. E quando fiz as leituras no primeiro dia e olhei para o balcão, meu queixo caiu. Eu queimei 2000 sq. Eu tive que pagar pelos 1000 metros quadrados extras. Acontece que, com um medidor eletrônico em vez de zero, conecte o solo e, em seguida, o medidor gira 2 vezes mais rápido.
    1. Daniel
      #77 Daniel Convidados 9 de janeiro de 2019 18:01
      1
      Alexander, você não especificou em que lugar plantou o fio zero no chão. Se estiver em sua casa, ou seja, depois do balcão, então deve ser assim! O caixão aqui é aberto. Os contadores de hoje levam em consideração a corrente não apenas na fase, mas também em zero. Depois de plantar seu zero ruim no chão, você causou uma corrente no fio neutro e o contador começou a contar. Você pode ver desconectando todos os consumidores em casa. E você também aumentou a voltagem para os vizinhos mais próximos. Agora, se você desligar zero no medidor e alimentar a cabana do seu zero-land, os problemas financeiros acabarão. Mas fazer isso hoje é quase impossível, por isso é melhor aterrar o suporte mais próximo a você e não pagar montes de eletricistas do seu bolso.
  18. Guest Dmitry
    #78 Guest Dmitry Convidados 7 de janeiro de 2019 às 23:25
    1
    Simplesmente - o metal na terra é um dispositivo de aterramento (pode ser artificial e natural), um condutor de aterramento é colocado no barramento GZSh do quadro, o GZSh (barramento PE pode ser adotado) é conectado ao PE e N (dependendo do sistema de aterramento, pode não ser conectados) por barramentos, dos barramentos ao equipamento elétrico com proteção zero de PE e zero de trabalho N condutores, além disso, os alojamentos dos equipamentos podem ser conectados adicionalmente por condutores do sistema adicional de equalização de potencial. O resultado - as caixas dos equipamentos elétricos são zeradas, o aterramento é feito no barramento zero PE ou PEN do dispositivo de entrada. O RCD pode funcionar em qualquer sistema de aterramento - ele deve estar conectado corretamente
  19. Den kol
    #79 Den kol Visitantes 8 de janeiro de 2019 12:38
    3
    Tentando entender, mas ainda não entendo nada! Qual queda de tensão ?? A carta chinesa para mim é tudo isso ...
    (Embora ele trabalhou como eletricista por vários anos ...)
    1. YURICH
      #80 YURICH Convidados 8 de janeiro de 2019 21:55
      2
      Já não está trabalhando? Não é necessário se você não entender.
  20. Tio
    #81 Tio Convidados 8 de janeiro de 2019 às 09:09
    4
    Gostei da frase "fase zero". O que é isso? E como isso difere de "terra zero" ou "fase zero" ou "terra zero". Talvez antes de sacudirmos o ar, aprenderemos o material? Pelo menos PUE.
    1. Simples
      #82 Simples Convidados 8 de janeiro de 2019 21:35
      3
      Em princípio, você só pode ler antes desta frase e não pode mais ler.
  21. Edgar
    #83 Edgar Convidados 8 de janeiro de 2019 10:13
    4
    NÃO leia nenhuma bobagem. Leia (quem precisa) PUE. Isso é tudo!
  22. Ivan
    #84 Ivan Convidados 8 de janeiro de 2019 14h58
    1
    Zero - isso não é aterramento - é a proteção de uma pessoa contra danos eletrônicos. corrente elétrica. Em um edifício residencial, o apartamento faz proteção contra aterramento e raios. Se a casa estiver sobre palafitas, eles abaixam o reforço com a pilha e o puxam para o telhado com uma tira ou barra de aço, aterrando as banheiras nos apartamentos. Verifique o aterramento de acordo com o PUE. Nas casas russas, nas tomadas não há aterramento. Mas o zero vem de um transformador, que é naturalmente aterrado. E se estende por toda a cidade. Circuito de 4 fios, chega a um prédio de apartamentos. Em uma casa particular, você pode fazer o aterramento cavando alguns eletrodos (2,5 metros) no chão a partir de um canto e conectando-os a uma tira - novamente, você precisa verificar com um dispositivo PUE, pode haver poucos eletrodos.
  23. Guest Alex
    #85 Guest Alex Convidados 8 de janeiro de 2019 21:39
    1
    O autor é um péssimo grafo-maníaco, com muitas letras, mas ele não respondeu à pergunta no título - como a ligação à terra difere de zero.
  24. ua1osm
    #86 ua1osm Convidados 9 de janeiro de 2019 às 12:09
    1
    Ao instalar instalações industriais, sempre usamos um neutro aterrado.Os consumidores foram distribuídos em fases de maneira uniforme e inequívoca, ou seja, se você trocar a lâmpada enquanto estiver na beira do banheiro ou em um radiador de ferro fundido, você não será morto - a base da lâmpada sempre foi zero. Ao instalar a fiação nos apartamentos, ninguém cumpre esta regra; portanto, a fase no soquete ou no soquete da lâmpada pode passar por um fio de qualquer cor - até azul, até marrom. Bem, pelo menos há um aterramento nos protetores de piso e nos painéis de distribuição. Era uma vez, quando o neutro era aterrado apenas na subestação, geralmente o instalador usava o enrolamento atual do medidor no fio neutro e o selava assim. Então, após a detecção disso, o proprietário da casa fez um bom loop de aterramento na casa, no ônibus, a resistência ao espalhamento foi medida com um dispositivo M416, a resistência do loop de fase zero foi medida com um dispositivo M417 e foi possível conectar um novo zero às tomadas em vez de ir a um medidor que não é mais girou. E sem ímãs.
  25. Allen
    #87 Allen Convidados 9 de janeiro de 2019 00:55
    4
    Senhor, aqui você está discutindo aqui! E como uma loira pode estar com tudo isso !!! Como viver então?
    1. Bóson de Higgs
      #88 Bóson de Higgs Visitantes 11 de janeiro de 2019 18:01
      2
      É mais fácil para você)) Antes de conectar um dispositivo a uma tomada, aperte os olhos e tudo ficará bem))
  26. eletricista astuto
    #89 eletricista astuto Convidados 9 de janeiro de 2019 04:56
    2
    Sim, vê-lo mais de uma vez foi um choque elétrico! Algo com o pensamento. Talvez a metalização do cérebro, o cobre ...
    1. Bóson de Higgs
      #90 Bóson de Higgs Convidados 11 de janeiro de 2019 às 17:48
      1
      Ainda é melhor do que metalizar o cérebro com alumínio ...
    2. Bóson de Higgs
      #91 Bóson de Higgs Visitantes 11 de janeiro de 2019 17:53
      1
      Concordo, isso ainda é melhor do que a metalização do cérebro com alumínio ...
  27. Malik
    #92 Malik Convidados 9 de janeiro de 2019 às 23:36
    1
    Sempre considerei o eletricista uma ciência exata, mas não me foi dada, apesar de ter estudado cinco anos e ter passado de física na universidade por cinco anos.Nos anos em que eu já tentava penetrar, estudei tudo novamente. Mura, droga! Estou ligando os motores, não chamo eletricista para mim, tudo bem! Não coloque os dedos na tomada, não trabalhe sob pressão! Vá para a cama, caramba, eletricistas!
  28. Convidado Vadim
    #93 Convidado Vadim Convidados 10 de janeiro de 2019 às 17:01
    7
    Anedota para o tópico. Uma mulher passa em um exame de segurança elétrica, e surge a pergunta: “O que é tensão no degrau?” A mulher pensou e respondeu: “Essa é a tensão entre as pernas quando você se apega ao“ extremo ”nu.
  29. Guest Alexander
    #94 Guest Alexander Convidados 10 de janeiro de 2019 17:54
    2
    Bem e absurdo. Eles não podem explicar na linguagem normal. Mas eu já estava um tolo de alegria, pensei que finalmente reconheceria o desconhecido, a saber, a diferença entre zero e base. Todas as placas de distribuição da URSS foram e ainda desapareceram e, felizmente, não ouvi nenhum caso em que alguém sofresse de zero. Por que você está falando bobagem para as pessoas. Tanto o aterramento quanto o aterramento são maneiras diferentes de proteger uma pessoa, com a única diferença de que os modernos dispositivos de energia diferencial exigem um circuito de aterramento separado para operação adequada. Na Europa, por exemplo, eletricistas certificados puxam a fiação doméstica em três fios e, no painel principal, fecham zero com o aterramento em um parafuso. Escreva pelo menos alguém sem exibições russas (como neste artigo) - qual é a diferença entre zero e zero se você não usar DIFs e dispositivos semelhantes em casa, mas apenas máquinas atuais.
    Obrigada
  30. Guest Dmitry
    #95 Guest Dmitry Convidados 11 de janeiro de 2019 12:46
    1
    E em Moscou, entre o fogão e a máquina de lavar louça 72B, entre a pia e a máquina de lavar louça 52B, entre a torradeira ou o microondas e a máquina de lavar louça 22B. Tudo vem da blindagem por fios separados conectados através de um RCD aos mesmos pontos de conexão padrão: “zero” ao barramento, “aterramento” ao parafuso da “terra” comum da casa. Um eletricista local diz que, como o RCD não funciona, tudo está bem e culpa os vizinhos pelos bugs. O que fazer
    1. Bóson de Higgs
      #96 Bóson de Higgs Visitantes 11 de janeiro de 2019 às 17:59
      2
      O diagrama de fiação desejado no apartamento, bem como o tipo de dispositivo de medição e o procedimento de medição são interessantes - talvez os modos e limites das medições estejam incorretos.
      1. Guest Dmitry
        #97 Guest Dmitry Convidados 11 de janeiro de 2019 20:53
        1
        No fogão é um fio separado em um tubo de metal. Para a máquina de lavar louça, um fio de três fios separado da proteção e para o bloco de tomadas da cozinha um fio de três fios separado da proteção. Multímetro Meryl no modo ACV 200 (até 200V).A terra no escudo é criada com um grosso fio listrado com uma braçadeira de parafuso em plástico. O eletricista local não encontrou nenhum erro de conexão.
        1. Bóson de Higgs
          #98 Bóson de Higgs Visitantes 14 de janeiro de 2019 12:34
          1
          Depois, mais algumas perguntas.
          1. Como você indicou que ocorrem tensões "incompreensíveis" entre a máquina de lavar louça e o resto dos consumidores, quais consumidores acima estão conectados a soquetes com plugues de três polos e quais com dois polos? O prato não conta, está tudo claro lá, vêm três fases.
          2. Você fez medições entre os gabinetes (terminais de aterramento, se houver) dos consumidores ou algo mais?
          3. A pia é de ferro fundido e aterrada?
          Você também pode dizer que o fato de os multímetros terem uma entrada de alta impedância ao medir tensões pode influenciar e, em alguns casos, pode mostrar interferência da rede. Se todos os casos forem aterrados, os fios de três fios com um fio de aterramento são adequados para os consumidores, você pode pecar com o contato de baixa qualidade do plugue da máquina de lavar louça com uma tomada ou com um contato ruim do fio de aterramento em algum lugar ao longo do caminho da blindagem ao soquete da máquina de lavar louça. Agora, todos os consumidores têm filtros de supressão de ruído na entrada de energia, na qual o ponto médio está conectado ao terra, e se houver um contato aberto ou não confiável no circuito do ponto médio indicado (na verdade, o plugue da máquina de lavar louça) ao painel, poderá ocorrer uma diferença de potencial.
          Bem, sobre os "bugs" dos vizinhos - "Eu não acredito" (c) :) Essas são, IMHO, as fantasias de um eletricista local :)
          1. Convidado Vladimir
            #99 Convidado Vladimir Convidados 15 de janeiro de 2019 11:48
            0
            Se houver uma placa trifásica, na blindagem de cada apartamento, haverá um contador trifásico. Consequentemente, a carga é distribuída igualmente em fases. Cada bloco de soquetes provavelmente está conectado a diferentes fases. E se maus contatos no escudo no "chão" e "zero", então essa imagem será observada.
            1. Sektor
              #100 Sektor Convidados 18 de janeiro de 2019 11:56
              0
              Qualquer fogão elétrico pode funcionar tanto de 380 volts quanto de 220 volts. Tudo depende do método de conexão.
            2. Bóson de Higgs
              #101 Bóson de Higgs Visitantes 22 de janeiro de 2019 às 10:19
              0
              Vou esclarecer um pouco - a carga na forma de uma placa é distribuída igualmente entre as fases. E tudo mais - como você se conectará. Afinal, a lavadora de roupas é monofásica; portanto, se funcionar e o restante dos consumidores estiver desligado, não haverá conversa sobre uniformidade nos circuitos de sua conexão. Mas, novamente, tudo isso é dinâmico, e MÉDIA, como regra, a distribuição de carga está dentro de limites aceitáveis ​​- existem muitos apartamentos e as cargas de fase são calculadas como média.
  31. Eugene
    #102 Eugene Convidados 11 de janeiro de 2019 às 17h33
    2
    Aqui estava eu ​​ouvindo você, ouvindo e compreendendo - bem, todos vocês são tolos! (c) Raikin). Pique duas regras na sua testa:
    1. Zero em instalações elétricas serve para ativar rapidamente a proteção
    2. O aterramento em instalações elétricas serve para reduzir a tensão de toque.
    Isso é tudo! Todo o resto decorre disso. O autor em um dos parágrafos deste momento não é muito claro, mas parece.
    1. Guest Alexander
      #103 Guest Alexander Convidados 25 de janeiro de 2019 12:00
      1
      Errado.
      É necessário "zero trabalho" ou "neutro" para que a instalação elétrica funcione.
      E o "aterramento", ou diga corretamente "condutor neutro de proteção" ou condutor PE, é necessário para a operação confiável dos dispositivos de proteção e, como você já disse, transportar o potencial ao tocar partes vivas da instalação elétrica normalmente não é energizado (o chamado toque indireto).
  32. Visitante alex
    #104 Visitante alex Convidados 12 de janeiro de 2019 07:10
    0
    fase zero, lembre-se da história da avó que deu aos eletricistas o fio que eles deixaram cair
  33. Guest Alex
    #105 Guest Alex Convidados 12 de janeiro de 2019 12:43
    2
    Historicamente, tolos e estradas na Rússia. Quando as estradas interferem na eletricidade, elas desaparecem. Quando tolos aparecem sacrifícios humanos. Zero (aterrado, não aterrado não deve nos tocar) e a fase é transferir energia, terra protetora para proteger pessoas normais (não o autor) do efeito mortal nos seres humanos dessa energia.
  34. Guest Michael
    #106 Guest Michael Convidados 12 janeiro 2019 17:40
    1
    em geral, em nossas casas não há aterramento, exceto se alguém não o faz por conta própria. Geralmente, é um circuito separado com uma resistência m entre ele e 0 e não mais que 4 ohms.o fato de que em casas com 3 fios que consideram o aterramento não é de forma alguma, é melhor para quem deseja usar baterias ou um cano de gás como terra, se alguém assim o desejar
  35. Yuri V. Vavilov
    #107 Yuri V. Vavilov Convidados 12 de janeiro de 2019 19:43
    7
    Foi muito preguiçoso ler ATENTAMENTE tudo - tanto o artigo quanto os comentários, mas fiquei confuso. Leia. Relinchando do coração !!! Escute isso. O carro pode ser um caminhão ou um carro. Ou um jipe. O carro pode ser vermelho ou branco. Ou talvez verde. A máquina pode ser de tração dianteira ou traseira. Ou talvez com um completo. Um carro pode ter um motor a gasolina ou a diesel. Mas talvez elétrico. Ou híbrido.

    Não está claro - por que se trata de carros? Este é um exemplo. Como para crianças.

    A energia elétrica pode ser organizada em um padrão de "triângulo" ou em um padrão de "estrela". De acordo com o uso de "zero", os circuitos são divididos em 1. Neutro impermeável, 2. Neutro efetivamente aterrado, 3. Neutro isolado. De acordo com o esquema de proteção contra a derrota por 1. Aterramento, 2. Aterramento, 3. RCD, 4. Lá, mesmo antes do inferno de qualquer solução técnica.

    Para explicar tudo isso, as pessoas estudam há anos. Vocês todos ... como se fossem insultos ... quando crianças. Ouvimos um toque ... TUDO EM UMA CABEÇA MISTURADA - vermelho e diesel, tração nas rodas dianteiras e um caminhão. Estou divertido do coração. Obrigada

    Você pode estudar tudo isso. Vários livros com um volume de 600 folhas - e você está na moda !!!!!!!!!!!!!!!
    1. Vyacheslav
      #108 Vyacheslav Convidados 13 janeiro 2019 14:27
      1
      Este popik fala sobre o consumo doméstico de eletricidade de 220v. A energia elétrica pode ser organizada de acordo com o esquema "triângulo" ou de acordo com o esquema "estrela", isto é, para 380v, para conectar motores elétricos.
      1. Igor convidado
        #109 Igor convidado Convidados 13 de janeiro de 2019 20:53
        0
        Não apenas ele trabalhou em um escritório, onde havia 2 (duas) fases e terra na tomada.
        1. Sektor
          #110 Sektor Convidados 18 de janeiro de 2019 12:02
          0
          Terra? Ou talvez ainda ZERO?
        2. passou por ...
          #111 passou por ... Convidados 8 de março de 2019 07:41
          0
          viveu em um país onde existem duas fases na saída e sem terra .....
      2. Yuri V. Vavilov
        #112 Yuri V. Vavilov Convidados 13 de janeiro de 2019 às 22:42
        1
        380 é iniciado na casa e já nos apartamentos zero é misturado com uma das três fases.
    2. Guest Alexander
      #113 Guest Alexander Convidados 25 de janeiro de 2019 13:55
      0
      Como distinguir terra de zero, cara sábio. Sem carros, por favor. Como você distingue entre terra e zero em casa?
  36. Victor convidado
    #114 Victor convidado Convidados 14 de janeiro de 2019 às 03:00
    0
    O autor do artigo é Dunno PUE. Na fiação do apartamento, não há "terra", mas há condutor de proteção PE.
  37. Zero Wire
    #115 Zero Wire Convidados 14 de janeiro de 2019 10:11
    0
    Uma fase por pessoa deve ser suficiente. E que ele procure a própria terra.
    Vou pensar nisso ... e depois vou escrever mais ...
  38. Egor
    #116 Egor Convidados 14 de janeiro de 2019 às 15:34
    3
    eletricidade para manequins. por conveniência, adotamos o esquema de estrelas. centro estrela gerador, chamamos ZERO. mas não há zero, por exemplo, tensão é a diferença de potencial. isto é em um fio de fase, pode haver 280 volts e a zero 100 volts, a diferença obterá uma tensão operacional de 180 volts. bastante funcional para aparelhos. mas se você chegar a zero com 100 volts e tocar o chão, poderá matar alguns. portanto, use o marco zero. no gerador, transformador + isso dá ao fabricante uma grande diferença de potencial. é necessário compensar a perda de resistência nos fios, isto é, inicialmente na saída do transformador, ele pode ser de 280 volts, mas devido à resistência nos fios, cai para 220. Por exemplo, um fio nulo aterrado também perde suas propriedades devido ao comprimento do fio, captadores, etc. portanto, a casa deve ter seu próprio loop de terra, que geralmente é chamado de terra. isto é para o leigo, a TERRA é um circuito aterrado e, quanto melhor, menor a diferença potencial entre o circuito aterrado e a própria terra. portanto, eles dizem que um tubo não será suficiente, especialmente em solos secos.ZERO é o centro do gerador do transformador. mas também é fundamentado. está muito longe de você e pode haver tensão, por exemplo, captadores de raios, etc. e a resistência dos fios não permite que esses captadores entrem rapidamente no circuito de aterramento.
  39. Victor convidado
    #117 Victor convidado Convidados 16 de janeiro de 2019 às 23:08
    1
    Em um sistema de 0,4kV com um neutro aterrado, o consumidor no apartamento, casa, possui apenas condutores de "fase" (L), "trabalho zero" (N) e "proteção zero" (PE) .Há um condutor PEN que combina as funções de um trabalhador e condutores de proteção. O aterramento é realizado na fonte de energia (geralmente é TP), o aterramento repetido do fio neutro é realizado nos suportes OHL, nas entradas dos edifícios (3 fases). Para o consumidor, o aterramento repetido na entrada serve como um papel protetor contra sobretensão na rede (por exemplo, "tempestade" , com entrada aérea), uma medida protetora contra a derrota de uma pessoa o aterramento na entrada não é atual.
  40. Convidado Vladimir
    #118 Convidado Vladimir Convidados 17 de janeiro de 2019 12:38
    1
    Seria melhor escrever um link para um livro didático de engenharia elétrica, aprovado pelo Ministério da Educação, página do ano, autores, seria mais fácil descobrir onde o aterramento, onde o aterramento
  41. Doc
    #119 Doc Convidados 17 de janeiro de 2019 19:27
    0
    A conclusão geral é a seguinte: somente um RCD reparável e de alta qualidade pode garantir sua segurança ao usar aparelhos elétricos. Até o uso de um condutor de terra montado de acordo com todas as regras não oferece 100% de garantia e, em alguns casos, ele próprio pode se tornar uma fonte de grandes problemas.
    1. Guest Dmitry
      #120 Guest Dmitry Convidados 24 de janeiro de 2019 às 16h41
      1
      E o RCD pode não salvar se foi colocado por um cara sábio que não entende a diferença entre terra e zero.
  42. Guest Valery
    #121 Guest Valery Convidados 17 de janeiro de 2019 19:55
    0
    Sim, eles escreveram um horror. Você não tem absolutamente nenhuma idéia sobre aterramento, aterramento, sobre condutores PEN, PE, N. Aprenda a teoria.
  43. Sektor
    #122 Sektor Convidados 18 de janeiro de 2019 09:39
    1
    Senhor Todas as casas construídas antes dos meados de zero anos não têm fundamento. Isto é se com fogões a gás. Nas casas com fogões elétricos, apenas o fogão elétrico é aterrado e nada mais. As tomadas supostamente podem ficar com o aterramento, mas, ao remover a tampa que você verá, existem apenas DOIS fios. Fase e Zero.
  44. Obukhov Alexey Petrovich
    #123 Obukhov Alexey Petrovich Convidados 18 de janeiro de 2019 11:19
    0
    Há zero e aterramento e não gire a cabeça
    1. Guest Dmitry
      #124 Guest Dmitry Convidados 24 de janeiro de 2019 16:50
      1
      Isso em teoria é ambos. Mas, de fato, nos antigos prédios de apartamentos, existe apenas zero, e não há terra e não se espera que exista nenhuma terra, exceto pelo posto de água fria.
  45. Rinat
    #125 Rinat Convidados 20 de janeiro de 2019 01:01
    0
    Sobre o que o autor quis escrever?
  46. Konstantin
    #126 Konstantin Convidados 21 de janeiro de 2019 06:15
    1
    "... o caso de uma geladeira, micro-ondas ou outros eletrodomésticos será energizado. Isso ocorre porque uma corrente elétrica flui através de um fio zero com uma queda de tensão correspondente, cujo valor pode ser determinado multiplicando a força da corrente pelo indicador da resistência do condutor no espaço entre o local medido e ponto de aterramento genuíno. " - Escreva bobagem, camaradas. A seção transversal dos fios é sempre escolhida para que a queda seja insignificante; caso contrário, é garantido um incêndio! Se você não acredita, meça a tensão entre os fios neutro e terra. E a verdadeira razão pela qual o gabinete do aparelho pode ser energizado é a possibilidade de quebrar acidentalmente o fio neutro. Nesse caso, a "fase" aparece através dos circuitos internos do aparelho, em vez de aterrar no alojamento.
  47. Só eu
    #127 Só eu Convidados 21 de janeiro de 2019 08:31
    0
    Leia menos esse absurdo. Você estará mais vivo. Não há nada para comentar.
  48. Eugene
    #128 Eugene Convidados 22 de janeiro de 2019 05:54
    0
    Aftor queima. :) Tópicos do estudo: Aterramento, para quê? Re-aterramento, para quê? Aterramento de proteção, para quê? e então você entenderá como elas diferem .... não espere que alguém aceite e diga em cinco linhas ...
  49. Kenkeg
    #129 Kenkeg Convidados 23 de janeiro de 2019 21:09
    0
    Nafig, ele precisa ser enganado com uma base mítica, ninguém jamais o teve, e se fosse uma ficção uniforme
    1. vowa
      #130 vowa Convidados 4 de fevereiro de 2019 12:46
      0
      Ao trabalhar com fontes de alimentação comutadas, às vezes cerca de 50 volts apareceram no gabinete se não houvesse terra na tomada (terceiro fio)
  50. George
    #131 George Convidados 25 de janeiro de 2019 às 11:30
    0
    Eletricistas e encanadores são caras divertidos e se consideram apenas especialistas.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar