Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Mobília » Restauração de móveis » Restauro de uma mesa antiga “morta”
Restauração de uma antiga mesa destruída

Uma mesa velha, solta e enrugada, e o que é mais, rangente, como uma carroça sem untar, e as mãos estão ansiosas para jogá-la no fogo ou no aterro. Mas se você trabalhar um pouco, poderá conseguir um acessório de mobília muito bom, como uma mesa de centro (se encurtar as pernas até um certo comprimento) ou uma mesa para TV. No meu celeiro havia uma mesa de cozinha comum sobre uma prateleira, esquecida por todos. Em estado desmontado. Quatro pernas aparafusadas, uma base de madeira unida por suportes de metal e três peças de mesa.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Depois de examinar essa raridade, inicialmente decidi jogá-la no lixo; por ficarem muito tempo deitados, os fragmentos do tampo da mesa de aglomerado incharam sob o efeito da umidade e, após a secagem, é claro, não voltaram ao formato original. Além disso, tornaram-se quebradiços e a serragem com a qual foram feitos começou a cair...
Restauração de uma antiga mesa destruída

A base de madeira, ao contrário, havia secado a ponto de tremer, como se estivesse viva, assim que você a pegou! Depois de pensar um pouco, finalmente decidi tentar “reanimá-lo”. De uma forma ou de outra, não perderei muito se falhar.

Vai precisar


  • Serra.
  • Chave de gás ou alicate.
  • Cola universal (você pode usar “Moment”).
  • Adesivo composto (soldagem a frio).
  • Cola de acrilato ciano (super cola).
  • Marcador.
  • Furadeiras e brocas para 4 e 9.
  • Régua longa (ou nivelada com marcações de régua).
  • Quatro parafusos hexagonais grossos para móveis.
  • Uma pequena folha de aglomerado para uma nova bancada.
  • Película decorativa autoadesiva para cobrir o tampo da mesa (com padrão à sua escolha).

Restaurando uma mesa antiga


Primeiro você precisa desmontar a base de madeira. Desaparafuse todos os parafusos existentes e remova os suportes metálicos.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Nossa mesa terá metade do tamanho da anterior, o que significa que aquelas barras transversais que antes tinham a largura da mesa agora passarão a ser o seu comprimento.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Você mesmo pode escolher a largura da nova mesa, de acordo com seu gosto. Você pode até torná-lo quadrado! Para fazer isso, pegue as travessas longas restantes e encurte-as para a largura desejada da futura mesa.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Apenas certifique-se de que a largura da futura mesa seja de pelo menos metade do seu comprimento, caso contrário ela ficará instável! Agora, nas pontas serradas das travessas, usaremos uma serra para fazer ranhuras para os grampos de metal, como antes.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Restauração de uma antiga mesa destruída

A seguir trataremos dos furos deixados pelos parafusos após a desmontagem da mesa. A maioria desses furos estará novamente em seus lugares originais e, para garantir que os parafusos que prendem os suportes de metal os prendam bem, usaremos fósforos e cola multiuso. Mergulhe um fósforo na cola (ou coloque cola no buraco), empurre-o completamente para dentro do buraco e quebre-o.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Restauração de uma antiga mesa destruída

O resultado foi uma espécie de boné. Agora o parafuso ficará bem preso neste orifício e a mesa não irá balançar.Bem, para evitar que a “nova” mesa estale, coloque uma gota de óleo de máquina nos pontos de contato de todos os fragmentos individuais da mesa, tanto de madeira quanto de metal. Agora vamos cuidar das pernas. Se a ligação roscada destas pernas se desparafusar, é aconselhável desparafusá-la da perna. Cubra a linha com cola composta ou universal e parafuse-a novamente.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Até o fim. Se a conexão balançar, mas não desparafusar (acontece também que um pino roscado tem uma extremidade em forma de “T” dentro da perna), então será necessário usar acrilato de cianogênio (super cola). Pingamos no vão entre a junta e a madeira até que pare de entrar. Deixe as pernas coladas secarem. Por algumas horas para que a cola composta tenha tempo de endurecer. (Aliás, as pernas também podem ser encurtadas na altura que você precisar, aplainadas com uma plaina, estreitadas para baixo se forem quadradas e cobertas com tinta.) Durante esse tempo, você pode montar a base de madeira; Fixamos as travessas preparadas com grampos e parafusos.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Após o tempo previsto para o endurecimento da cola composta, aparafusamos as pernas na base. Como antes, para a mesa antiga.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Agora pegamos uma folha de aglomerado preparada (peguei a parede final de um armário antigo para esse fim), recortamos o tampo da mesa na área desejada e lixamos as bordas serradas com lixa ou lima de madeira.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Coloque o tampo da mesa sobre uma superfície plana, com o lado frontal (mais liso!) voltado para baixo. Coloque a base em cima do tampo da mesa, com as pernas para cima, e marque os cantos das pernas com um marcador.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Retiramos a base e fazemos furos de 4 mm em cada canto, para que os furos fiquem no centro das pernas.Agora colocamos a base nas pernas, colocamos o tampo da mesa sobre ela e olhamos de baixo para que as marcas feitas anteriormente com um marcador fiquem alinhadas. Agora, usando os furos disponíveis no tampo da mesa, fazemos mais furos - dentro da perna, no comprimento do parafuso.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Pois bem, com uma broca de oito milímetros, faremos pequenos recessos no topo dos furos para as cabeças dos parafusos e aparafusaremos os parafusos.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Restauração de uma antiga mesa destruída

Cobrimos a cabeça do parafuso com cola composta para que o tampo da mesa tenha uma superfície lisa. Você pode primeiro lubrificar a superfície do recesso e a cabeça do parafuso nele com óleo de máquina e, em seguida, pode facilmente retirar esses plugues resultantes para desmontar a mesa, se necessário.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Esperamos que a cola composta seque e, por fim, cobrimos o tampo da mesa com filme adesivo decorativo.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Colar mobília papel de parede autoadesivo deve ser usado com o máximo cuidado possível; não haverá uma segunda chance para colá-lo novamente. Para fazer isso, tive que desmontar a mesa (felizmente não demorou muito para desapertar quatro parafusos e desapertar quatro porcas!). Umidifiquei o ar da sala com um pulverizador para que partículas de poeira não caíssem na superfície a ser colada e não formassem irregularidades e bolhas após a conclusão do trabalho. Limpei a superfície com álcool e, com cuidado, começando por um dos cantos, alisando o filme em diferentes direções do canto com um pano seco, colei o filme em cada parte por vez. Se ainda não conseguir evitar as bolhas, fure-as com uma agulha fina em vários lugares, coloque um guardanapo de cozinha comum sobre a bolha e coloque neste local uma caneca de fundo chato cheia de água fervente. Por um ou dois minutos. Após este procedimento, a bolha desaparecerá.E um momento; Depois de cobrir o tampo da mesa, mudei de ideia sobre esconder as cabeças dos parafusos - gostei muito do visual das cabeças de metal brilhantes, embutidas na textura de “pedra”.
Restauração de uma antiga mesa destruída

Mas esta é uma questão individual para cada indivíduo. Se alguém não gostar assim, pode esconder os chapéus. Cubra-os também com cola e cole remendos cortados do mesmo filme por cima... Assim era a mesa (em tamanho!):
Restauração de uma antiga mesa destruída

E foi assim que ficou – pequeno e compacto:
Restauração de uma antiga mesa destruída

Caberá bem no interior de qualquer pequeno cômodo de uma casa de campo. Acho que acabou bem. Mesmo muito bom!
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (1)
  1. Setor
    #1 Setor Convidados 31 de outubro de 2018 13h17
    4
    Quem ensinou essa pessoa a fazer alguma coisa? Se ele for uma criança, você pode elogiá-lo. Mas se ele for adulto, fica claro que suas mãos cresceram a partir do “quinto” ponto.

Como soldar um tubo de polipropileno quando a água está fluindo

O motor elétrico mais simples | Faça Você Mesmo

5 truques para colocar ladrilhos

Como fazer um estetoscópio eletrônico com suas próprias mãos

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar