Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » » »Fogão a lenha de discos antigos
Fogão de discos velhos

Hoje vou lhe contar como fiz um fogão de barriga para a minha oficina para que você pudesse trabalhar no inverno, mas ao mesmo tempo para não alimentar a eletricidade com aquecedores a óleo.
Fogão de discos velhos

Para esses fins, recebi 3 discos do caminhão. Um deles era menor em diâmetro, por isso foi decidido colocá-lo sob um cinzeiro.
Fogão de discos velhos

Materiais e ferramentas necessários


Além dos discos, você precisará
  • Moedor com discos de metal.
  • Lixadeira ou broca com acessório de moagem.
  • Tocha de corte a gás ou solda elétrica.
  • Uma chapa de metal com uma espessura de pelo menos 10 mm a partir da qual serão cortados os espaços em branco para vários elementos auxiliares.
  • Barras de reforço ou tiras de metal de espessura igual ou superior a 10 mm.
  • Tubo de aço com paredes grossas para a construção da saída da chaminé.
  • Primário resistente ao calor ou tinta.

Fazendo um forno a partir de rodas de carros


Etapa 1
Um cinzeiro deve estar localizado no disco inferior para que as cinzas possam ser removidas. Além disso, o cinzeiro serve como uma entrada de ar para que o combustível queime bem. Para fazer isso, usando um moedor, cortei uma porta retangular medindo 120 × 250 mm.
Fogão de discos velhos

Etapa 2
Então ele conectou os dois discos inferiores com parafusos comuns e uma porca. Eles colocaram sobre eles uma grade soldada a partir de placas de metal, que servirão como grades. Também para esses fins, você pode usar barras de reforço.
Fogão de discos velhos

Etapa 3
Para tornar a câmara de combustão um pouco maior, fiz o seguinte:
  • De uma folha de 10 mm de espessura, cortei uma tira com uma largura de 130 mm.
  • Em seguida, você precisa dobrar essa faixa ao longo do diâmetro da borda dos discos superiores. Eu tenho uma prensa pequena, então tive que cortar a tira em três partes.
  • Quando as placas foram dobradas ao longo do diâmetro da borda dos discos, eu as uni por solda elétrica.
  • Em seguida, soldou o anel resultante entre os dois discos superiores.

O resultado foi uma fornalha bastante volumosa, na qual caberia muita madeira.
Fogão de discos velhos

Etapa 4
De uma tira de aço de 5 mm, soldou uma caixa de metal para um poço de cinzas. Com o comprimento, você precisa adivinhar que a caixa fecha bem, pois com slots grandes, haverá uma queima muito intensa e o combustível rapidamente queimará. Como alça, você pode soldar qualquer haste de metal de qualquer comprimento.
Fogão de discos velhos

Etapa 5
Então ele passou para o dispositivo da placa superior. Decidi fazê-lo deslizar para que, ao mesmo tempo, funcionasse como uma porta para carregar combustível. Para isso, a parte superior do disco foi cortada com um cortador de gás, mas deixou dois orifícios nativos e depois perfurou outro, para montar a parte móvel. Ele também fez um recesso semicircular para o diâmetro da chaminé. Ele cortou as bordas do corte com um rebolo, para que o prato se encaixe perfeitamente.
Fogão de discos velhos

Etapa 6
Cortei duas metades da placa superior de uma folha de metal e fiz furos nelas. Então ele os poliu um pouco e ferrou uma das metades, que está planejada para ser estacionária.
Fogão de discos velhos

Para facilitar a caminhada da parte móvel, tive que cortar um pouco e contornar a borda, pois o canto agudo não permitia a abertura da porta.
Fogão de discos velhos

Etapa 7
Em uma placa superior imóvel, cortei um buraco sob o tubo da chaminé. Acabou sendo um pouco maior (não calculei a largura da metade, tive que torná-la um pouco mais larga), então tive que escolher um pouco da parte móvel. Ele soldou o tubo e soldou uma alça na parte móvel, para que fosse conveniente abrir o amortecedor.
Fogão de discos velhos

Etapa 8
Para que todo o calor não voe para dentro do cano, você precisa fazer um abafador de chaminés, que regulará o calado.
Fogão de discos velhos

Cortei um tarugo redondo de metal, girei-o para que caísse livremente no cano.Depois, fiz um furo no tubo no qual a haste será inserida para girar o amortecedor.
Fogão de discos velhos

Fogão de discos velhos

Coloquei tudo isso perto da saída do tubo para que você pudesse alcançar o eletrodo para conectar a haste e o amortecedor. Para impedir que a palheta caia, parei: agora ela abre apenas em uma direção.
Fogão de discos velhos

Etapa 9
Quando o fogão estava pronto, para dar uma aparência comercializável, limpei a ferrugem por fora, depois apliquei um primer resistente ao fogo usando uma pistola de pintura. Acabou elegantemente.
Fogão de discos velhos

Fogão de discos velhos

Iniciar fogão potbelly


Após a secagem completa, ele iniciou a primeira ignição do forno e sua queima. Para fazer isso, ele puxou a estrutura para a rua e a derreteu com lenha. Ele aqueceu gradualmente um fogão de barriga, colocando lenha em pequenas porções. A princípio, o forno fumou, mas após um bom aquecimento parou. Agora, após o resfriamento completo, ele pode ser instalado na oficina, conectado a uma chaminé externa e usado para seu próprio prazer.
Fogão de discos velhos

Assista ao vídeo



Voltar
Comentários (3)
  1. Konstantin
    #1 Konstantin Convidados 12 de setembro de 2018 14:54
    2
    Inteligentemente
  2. Guest Dmitry
    #2 Guest Dmitry Convidados 13 de setembro de 2018 09:17
    5
    Apenas estes não são discos, mas tambores de freio
  3. Pavel convidado
    #3 Pavel convidado Convidados 21 de setembro de 2018 14:26
    0
    O problema com os fogões de carregamento superior é que eles são muito bons em fumar fumaça e monóxido de carbono através do orifício de carregamento de lenha :(

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar