DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Pisca-pisca acústico LED
Pisca-pisca acústica de LED

Na Internet, existem muitos esquemas diferentes de luzes LED piscantes - simples, complexas, com e sem microcircuitos. Mas agora você não surpreenderá ninguém com um LED piscando comum; portanto, é necessário montar algo mais avançado. Por exemplo, um pisca-pisca acústico - um microfone capta o som e o transforma em flashes de LEDs. O esquema é apresentado abaixo.

Esquema


Pisca-pisca acústica de LED

No circuito, há um microfone de eletreto, que transforma vibrações sonoras em elétricas. Você pode encontrá-lo em fones de ouvido quebrados ou na loja de peças de rádio. Os transistores T1 e T2 amplificam o sinal para que seja suficiente acender os LEDs. Você pode usar quase todos os transistores n-p-n de baixa potência, por exemplo, BC547, KT315, KT3102. LEDs são usados ​​comuns de 3 volts de qualquer cor, você pode colocar duas peças, conforme indicado no diagrama, ou mais. O capacitor C1 é usado para suprimir a potência de ondulação; sua capacidade pode estar na faixa de 10 a 100 microfarads. A tensão de alimentação do circuito é de 3 a 5 volts.
[20.81 Kb] (downloads: 582)

Pisca-pisca acústica de LED

Montagem do pisca-pisca


O circuito é montado em uma placa de circuito impresso em miniatura medindo 45 x 15 mm, o que pode ser feito pelo método LUT. A placa de circuito impresso está completamente pronta para impressão, não é necessário espelhá-la. Observe que a placa foi projetada para a instalação dos transistores BC547; ao usar transistores semelhantes com uma pinagem diferente, você terá que trocar as saídas na placa. Abaixo estão algumas fotos do processo de fabricação da placa.
Pisca-pisca acústica de LED

Pisca-pisca acústica de LED

É desejável rasgar os trilhos, isso protegerá o cobre da oxidação e facilitará a solda adicional das peças. Antes de tudo, pequenas peças são instaladas na placa - resistores, transistores e somente então capacitores e LEDs. Para conectar os fios de energia, é mais conveniente usar um bloco de terminais parafusados. Ao instalar um microfone, é necessário observar sua polaridade - a perna de menos do microfone está conectada ao seu corpo de metal, deve ser soldada ao circuito de menos. Após a montagem, os resíduos de fluxo devem ser lavados da placa e a instalação correta.
Pisca-pisca acústica de LED

Pisca-pisca acústica de LED

Configuração e teste


Fornecemos energia à placa e observamos a reação dos LEDs - eles devem ser completamente extintos na ausência de som. Se os LEDs estiverem acesos continuamente, você precisará aumentar a resistência dos resistores R2 e R3 em um fator de 1,5 - 2, até que os LEDs se apaguem, essa é a única configuração para o circuito. Depois disso, os LEDs piscarão instantaneamente se ouvir algum som, bater palmas, clicar ou até música nas proximidades. Ao usar um microfone sensível, o alcance da detecção de som é de aproximadamente 6-7 metros. O circuito será um ótimo brinquedo para crianças - afinal, observar como os LEDs acendem ao menor som é bastante emocionante. Além disso, o circuito pode ser usado para testar a sensibilidade dos microfones de eletreto. Montagem bem sucedida.
Pisca-pisca acústica de LED

Assista ao vídeo


Voltar
Comentários (2)
  1. deser
    #1 deser Convidados 3 de setembro de 2018 16:27
    3
    de um brinquedo inútil a um dispositivo útil: usamos um ajudante de campo e um capacitor e o circuito quando o ruído externo aparece acende a luz de fundo, por exemplo, quando você entra em um apartamento.
  2. Evgeny Demin
    #2 Evgeny Demin Convidados 23 janeiro 2019 03:43
    0
    É possível fazer com um transistor?

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar