DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » Amplificador de som de transistor
Amplificador de som de transistor

Os amplificadores de transistor, apesar do surgimento de microcircuitos mais modernos, não perderam sua relevância. Às vezes, não é tão fácil obter um microcircuito, mas os transistores podem ser removidos de quase qualquer dispositivo eletrônico, e é por isso que os amadores de rádio ávidos às vezes acumulam montanhas dessas partes. Para encontrar aplicação para eles, proponho à montagem um amplificador de potência de transistor despretensioso, cuja montagem será dominada até por um iniciante.

Esquema


Amplificador de som de transistor

O circuito consiste em 6 transistores e pode desenvolver potência de até 3 watts com uma voltagem de 12 volts. Esse poder é suficiente para soar em uma pequena sala ou local de trabalho. Os transistores T5 e T6 no circuito formam um estágio de saída; em seu lugar, você pode colocar as contrapartes domésticas difundidas KT814 e KT815. O capacitor C4, que está conectado aos coletores dos transistores de saída, separa o componente constante do sinal na saída, razão pela qual este amplificador pode ser usado sem uma placa de proteção de alto-falante. Mesmo que o amplificador falhe durante a operação e uma tensão constante apareça na saída, ele não irá além desse capacitor e os alto-falantes permanecerão intactos. Um capacitor de separação C1 na entrada é melhor para usar um filme, mas se isso não estiver à mão, um cerâmico também é adequado. Os análogos dos diodos D1 e D2 neste circuito são 1N4007 ou KD522 doméstico. O alto-falante pode ser usado com uma resistência de 4-16 Ohms, quanto menor a resistência, maior a potência do circuito.
[49.58 Kb] (downloads: 521)

Amplificador de som de transistor

Montagem do amplificador


Um circuito é montado em uma placa de circuito impresso com dimensões de 50x40 mm, e uma imagem no formato Sprint-Layout é anexada ao artigo. A placa de circuito impresso deve ser espelhada durante a impressão. Depois de gravar e remover o toner da placa, os furos são perfurados, é melhor usar uma broca de 0,8 - 1 mm e para furos para transistores de saída e um bloco de terminais de 1,2 mm.
Amplificador de som de transistor

Após a abertura dos furos, é desejável estanhar todos os trilhos, reduzindo assim sua resistência e protegendo o cobre da oxidação. Em seguida, peças pequenas são soldadas em resistores, diodos, após o que os transistores de saída, bloco de terminais e capacitores. De acordo com o esquema, os coletores dos transistores de saída devem ser conectados; nessa placa, essa conexão ocorre fechando as "costas" dos transistores com um fio ou um radiador, se usado. O radiador deve ser instalado se o circuito estiver carregado no alto-falante com uma resistência de 4 Ohms ou se um sinal de alto volume for fornecido à entrada. Em outros casos, os transistores de saída quase não esquentam e não requerem refrigeração adicional.
Amplificador de som de transistor

Amplificador de som de transistor

Após a montagem, é necessário lavar os resíduos de fluxo dos trilhos, verificar se há erros de montagem ou curtos-circuitos entre os trilhos adjacentes.

Ajuste e teste do amplificador


Após a montagem, a energia pode ser fornecida à placa do amplificador. Um amperímetro deve ser incluído na folga de um dos fios de alimentação para controlar o consumo atual. Nós fornecemos energia e observamos as leituras do amperímetro. Sem fornecer um sinal para a entrada, o amplificador deve consumir cerca de 15-20 mA.A corrente de repouso é ajustada pelo resistor R6. Para aumentá-lo, é necessário reduzir a resistência desse resistor. Não é necessário aumentar demais a corrente de repouso, porque a geração de calor nos transistores de saída aumentará. Se a corrente de repouso estiver normal, você poderá aplicar um sinal à entrada, por exemplo, música de um computador, telefone ou reprodutor, conectar um alto-falante à saída e começar a ouvir. Embora o amplificador seja simples de executar, ele fornece uma qualidade de som muito aceitável. Para tocar simultaneamente dois canais, esquerdo e direito, o circuito precisa ser montado duas vezes. Observe que, se a fonte de sinal estiver longe da placa, é necessário conectá-la com um fio blindado, caso contrário, não será possível evitar interferência e interferência. Assim, este amplificador acabou por ser completamente universal devido ao seu baixo consumo de corrente e tamanho compacto da placa. Ele pode ser usado como parte dos alto-falantes do computador e ao criar um pequeno centro de música estacionário. Montagem bem sucedida.
Amplificador de som de transistor

Amplificador de som de transistor
Voltar
Comentários (2)
  1. Guest Michael
    #1 Guest Michael Convidados 21 de agosto de 2018 13:17
    0
    Está tudo bem, mas é melhor soldar os coletores dos transistores de saída ou simplesmente soltar o fio ou colocar um jumper na placa.
  2. Alexander Filatov
    #2 Alexander Filatov Convidados 21 de agosto de 2018 20:56
    1
    idade da pedra. Lembro-me de fazer o ADC no KR572PV2, depois percebi que é melhor usar microcircuitos programáveis. Agora, esse processo é chamado de firmware.
    1. Victor convidado
      #3 Victor convidado Convidados 22 de agosto de 2018 12:06
      3
      Eu não entendo O que o firmware tem a ver com este artigo?
  3. Convidado Sergey
    #4 Convidado Sergey Convidados 23 de agosto de 2018 18:10
    0
    R4 e C2 dB paralelo
    1. Guest Alexander
      #5 Guest Alexander Convidados 7 de setembro de 2018 15:59
      0
      Deus não permita!
  4. Kravtsov Alexander Vasilievich
    #6 Kravtsov Alexander Vasilievich Convidados 24 de agosto de 2018 08:50
    1
    Muito interessante, fácil, você pode repetir os alunos.
    1. Guest Viktor
      #7 Guest Viktor Convidados 10 de fevereiro de 2019 06:49
      0
      Repita o que, erros no diagrama? Você não precisa repetir assim, vou dizer que não vai funcionar.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar