DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Amigos, olá. A complexidade do tópico, como construir uma estufa abobadada com suas próprias mãos, não está no procedimento, cálculo ou mesmo serragem do material. E em outro. Como o desejo de erguer essa estrutura surge por várias razões atípicas:
  • Se você levar o assunto a sério, a primeira razão fundamental é o conhecimento das estruturas e construção da cúpula.
    Um proprietário de terra que opera uma estufa de filmes ou, na melhor das hipóteses, mudou para uma estufa de policarbonato provavelmente não se interessará pelo novo design sem saber nada sobre ele. No entanto, os benefícios que a cúpula traz consigo mudam do lugar do agricultor mais conservador. Resta apenas obter informações detalhadas.
  • A seguir está o espírito do experimento. Todo mundo quer tentar algo novo. E por que não, se a área de terra permitir. No entanto, existem duas coisas:
    1. O novo é o velho bem esquecido. Mais precisamente, fora da vista.
    2. Novamente conhecimento.

  • O terceiro caso, que pode ser limitado, ocorre para quem já viu a estufa abobadada, entrou nela, provou o resultado. Mas, novamente, há uma separação:
    1. Aquele que acreditava nas vantagens sobre uma estufa comum.
    2. E aqueles que não acreditaram, mas queriam, desculpe pela expressão, se exibem na frente dos vizinhos.
      Assim, a construção de uma estufa abobadada com suas próprias mãos para agricultores corajosos que sabem contar e contar bem. Para pessoas que usam tecnologias avançadas de cultivo do solo, além de plantas naturais. Aqui está mais uma dica de vegetais. Embora exótico, com características de transferência de calor em cúpula, está ao virar da esquina. É hora de fazer perguntas:
    3. Você sabia que em uma estufa abobadada você pode colher três vezes por ano? Por exemplo, na Rússia central, com um período de verão pronunciado do final de maio a meados de agosto.
    4. Você sabia que, com um suprimento mínimo de calor no inverno, é possível plantar e colher batatas pelo menos durante todo o ano? Além disso, a eletricidade é opcional.

    Mas sobre os segredos abaixo. E, para começar, uma salva de canhão da lista de vantagens básicas da cúpula.

Sobre design e materiais de uma maneira simples


A cúpula representa a construção de Fuller, um pesquisador americano no campo de estruturas arquitetônicas geodésicas. A concha de malha dos triângulos não passa de uma estrutura autoportante. Portanto, os princípios para resolver a crise habitacional do pós-guerra foram transferidos para construção públicos, armazéns, hangares e estufas. Nossa estufa abobadada é baseada em cinco elementos:
  1. Fundação. Aqui, a opinião é dividida em pilhas, seguidas de forro e um canto soldado. A escolha é sua. E eu usei a opção de pilha. Construir a base para a cúpula é uma coisa muito complicada. Os erros de cálculo não devem ser verticais e horizontais.
  2. Caracas. A cerca é tomada como base do quadro. Tem um tamanho padrão de 100x20 mm. Isso é suficiente para um pacote de filme unilateral de uma amostra de verão. Para a versão de inverno com triângulos de duas faces, é necessária uma espessura de placa de 40 mm. Lembre-se de que um tamanho de face final menor de 40x20 exigirá o uso de andaimes. E no quadro das placas 100x20, você pode navegar acrobaticamente.
  3. Conectores Apenas não ria. Eu usei estacas de pá. O tamanho padrão do diâmetro é de 38 a 40 mm. O composto era uma fita perfurada de tamanho médio com uma tira de orifícios.
  4. Filme. Por que o filme da marca Svetlitsa foi selecionado? A resposta a esta pergunta está na análise dos testes de filme. Na Rússia, dos seis tipos de material de filme, Svetlitsa mostra os melhores resultados. Além disso, os critérios de avaliação são diferentes:
    • Hidrofilicidade. Gotas de condensado não caem de Svetlitsa.
    • Rigidez. A embalagem do filme suporta a tensão superficial de uma unha com seu próprio peso. Uma moldura de 50x30 cm foi tomada como amostra.
    • Transparência Svetlitsa tem a taxa mais alta. Perda de luz é de 10%. E o policarbonato tem todos os 40%.
    • Preço Um metro quadrado de filme custa cerca de 100 rublos quando se considera a espessura. Minha escolha caiu em uma espessura de 120 mícrons. O custo de um metro quadrado de um revendedor autorizado com entrega automática é de 47 rublos. O cálculo exato de triângulos com sobreposições de aderências determina a opção de um medidor de corrida. Pode ter diferentes larguras: três metros ou quatro metros.

    E o mais importante, Svetlitsa é um filme perene o ano todo para estufas. Vida útil 7 anos.
  5. Grupo de hardware. Usei parafusos autoatarraxantes de 4 cm de comprimento.Recomendações para o uso de parafusos autoatarraxantes com uma broca no final. Isso evitará rachaduras na madeira ao longo das fibras. Mas tudo requer habilidade e experiência. Com um trabalho preciso com uma chave de fenda nas velocidades necessárias, a porcentagem de rachaduras será mínima. Pelo menos eu escolhi os parafusos autorroscantes com um passo de rosca fino.


Quais ferramentas são necessárias para construir uma estufa com cúpula com suas próprias mãos?


  • Para serrar, você precisará de uma serra manual afiada com um dente pequeno. Entre as serras circulares, é escolhida uma versão estacionária com um ângulo de rotação.
  • Para cortar a fita perfurada, são necessárias tesouras de metal.
  • Uma chave de fenda é um dispositivo universal para hoje. Embora tenhamos a função de torcer parafusos auto-atarraxantes e fazer furos.
    Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

  • Para cortar o filme, é melhor não levar uma faca, mas uma tesoura. E você também precisa de uma mesa de corte.
  • Os fundamentos das pilhas diferem entre si. A construção do parafuso envolve uma máquina de solda. Também é necessário se forem usados ​​cantos na fundação. Eu decidi conviver com pequenas forças. Para martelar um perfil de metal de 40x20 mm, é necessária apenas uma marreta.
    Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

  • Todo o sucesso da construção da cúpula depende da precisão do nível hidráulico. Embora o próprio nível hidráulico seja usado na instalação de estacas e não mais.
  • Não se esqueça do secador de cabelo do edifício. Comprei especificamente um dispositivo de fabricação chinesa por 800 rublos. E, você sabe, sem queixas. Ele se justificou cem por cento. Isso é apenas as leituras do medidor de eletricidade, eu passei 10 vezes mais. Desde a primeira vez que fiz isso. Experiência.
  • Atenção especial deve ser dada à ferramenta de medição. Roletas, nível ou medidor de edifício, régua, canto e até prumo não são suficientes. Você precisa de padrões.
  • Cuide das escadas. Desejável sobre a escada.

Então, vamos aos cálculos. Eles parecem complicados para você, mas todos os tamanhos estão nas mãos, ou melhor, na memória da calculadora para o cálculo da cúpula.

Cálculo



Com a crescente popularidade da construção de cúpulas, o algoritmo de cálculo automático tornou-se difundido em muitos idiomas e servidores em diferentes partes do mundo. Uma consulta no mecanismo de pesquisa da Internet oferece várias opções ao mesmo tempo. Esta é realmente a mesma calculadora. Para compilar os dados, você deve especificar o raio da esfera. Os demais parâmetros refletidos na figura tridimensional são intuitivos:
  1. A frequência dos triângulos.
  2. Classe de partição.
  3. Simetria axial.
  4. Parte do escopo.
  5. Método de conexão.
  6. Diâmetro do conector
  7. Largura e espessura das nervuras.

Parece um designer infantil, apenas de forma interativa.
Os resultados da medição refletirão a área do revestimento e a base, assim como o volume de madeira e o comprimento total das nervuras. Desenhos de arestas, triângulos e vértices serão refletidos um pouco mais baixo. Ao estudar os cálculos da calculadora, você entenderá que precisa desenvolver os tamanhos padrão de materiais:
  • Comprimentos de placa.
  • Comprimento de corte para o conector.
  • A área e as dimensões do filme.
  • Comprimentos da pilha.

O principal é ajustar os elementos básicos da estrutura no material desmontado com o menor resíduo. O número de parafusos é contado até mais / min de cinco peças. Embora o estoque não dói. Triângulos feitos de filme podem ser colados a partir de resíduos. E aqui eu não aconselho fazer isso:
  • Muitos esquecem sobreposições.
  • A colagem de duas metades consome tempo.
  • Triângulos colados são inferiores na margem de segurança. Especialmente no inverno.

Eu colei das metades. Economizou dinheiro.Mas não tempo e nervosismo. E agora nos voltamos para a parte principal da descrição. Esta é uma montagem de uma estufa abobadada com suas próprias mãos.

Ordem de montagem



A aquisição de materiais é um negócio de mestrado. Onde, como e quanto é para todos decidirem. Portanto, vou sentir falta de informações. Mas havia nuances. A maioria dos consumíveis que comprei em uma loja de ferragens. Placas adquiridas na serração. Mas o filme foi entregue a mim de Moscou por encomenda. Sua opção pode ser mais prática. No entanto, a cúpula é um objeto de economia. Se você preparar todos os elementos, resta apenas coletá-los. E agora é hora de descrever a ordem das atividades de construção:
1. A fundação. Para dez estacas, era necessário um perfil retangular de seis metros. Depois de serrar, o comprimento de cada estaca era de 60 cm e os suportes foram aprofundados em 40 cm. Pode parecer que esse comprimento não é suficiente para garantir a confiabilidade. No entanto, a cúpula, como uma estrutura autoportante, redistribui o peso proporcionalmente. Além disso, a tensão nas estacas permanece até certo ponto dentro dos elementos da estrutura. A principal coisa ao instalar pilhas é definir o nível. Mesmo desvios em milímetros serão perceptíveis. O que aconteceu comigo Três pontos de apoio da cúpula estavam no limbo. Mas isso não afetou a força da estufa. No entanto, muito depende do trabalho de uma marreta. Quanto ao alinhamento vertical, é muito mais complicado. Inicialmente, não enchi o canteiro de obras e construí uma estufa em uma paisagem com irregularidades naturais. Verificação da precisão da instalação das estacas verificadas pelo perímetro, montadas a partir da linha inferior das nervuras. O erro estava no rosto. As diferenças de altura deram um erro. As costelas não se encontraram. Eu tive que marcar novamente metade dos postes. Considere este ponto.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

2. Montagem da estrutura em estacas. Existem muitos métodos de instalação. Quanta fantasia é suficiente. Mas as opções robustas e robustas têm a vantagem óbvia. Vou te contar como eu fiz. Vi duas ranhuras no conector com quatro pétalas de acordo com o tamanho da extremidade do tubo quadrado.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Ele plantou o conector na pilha. Em seguida, em ordem, montou a primeira linha de nervuras. A montagem dos triângulos tem sua própria sequência.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Você não pode coletar a próxima linha sem concluir a anterior. Não aperte os parafusos até o fim. Como o alinhamento das nervuras devido a suas irregularidades naturais requer folga no conector. Cada pétala é parafusada em dois parafusos autorroscantes. Perto e longe do centro do conector. Dois pontos em que o distante é fixo em um ângulo dão rigidez.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Montar o quadro é uma atividade muito emocionante. Mas o iniciante enfrenta a dificuldade de conectar os pontos extremos das costelas em qualquer nível. Portanto, posso aconselhar o seguinte: não exagere com o torcer dos parafusos. Eles provavelmente terão que ser enfraquecidos, mais de uma vez. E a árvore não gosta disso. Para montar o vértice, você precisará usar forças adicionais para puxar ou afastar os pontos de conexão. Não se assuste se as costelas não convergirem.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Com o corte adequado, o problema é resolvido com simplicidade. É necessário enfraquecer os nós anteriores do engate. O processo de instalação da parte de madeira da cúpula é difícil de descrever, pois é compreensível apenas em contato direto com o objeto. Lembre-se de observar as dimensões exatas ao serrar material. Caso contrário, o domo não será montado. A maneira de se mover pelo quadro em construção é individual. A escolha é entre florestas e acrobacias ao longo de segmentos triangulares. A segunda opção está disponível para construtores com um pequeno peso corporal.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

3. Revestimento das laterais. A estrutura montada é muito cruel e forte. Outra questão surge: colar o filme ou criar uma prancha colocando pilhas ao redor do perímetro? A introdução do solo na estufa é possível apenas no segundo caso. Revesti o perímetro com tiras de ferro galvanizado com uma largura de 20 cm e um comprimento de 200. O único inconveniente foi que tive que me sentar ou me ajoelhar. As folhas foram costuradas em duas linhas de fixação:
  • Empilhar em suportes pré-instalados.
  • No anel inferior das costelas, que naquela época era reforçado por uma costela longitudinal adicional.

Para a instalação, usei uma broca de metal com um diâmetro de 3 mm e uma chave de fenda.Nos lugares em que as folhas não convergiam em uma única linha, eu as cortava e as montava a partir de novos pontos. Entre as pilhas, prendi vigas de madeira para reforçar a resistência do revestimento.

4. O filme. A ligação de um filme é o processo mais difícil. E se você nunca trabalhou com um secador de cabelo ou tetos falsos, deve praticar antes de ir. Meu erro foi a instalação do pentágono superior de meio triângulos. Eles ficaram juntos em casa com antecedência. O fato é que salvei no filme, levando em consideração os resíduos dos quais colecionei triângulos. Eu não aconselho você a fazer isso. Uma folha triangular sólida é menos caprichosa no dimensionamento. Bem e assim por diante. Encomende filme somente para segmentos inteiros. Sim, haverá restos, mas eles não valem a pena. Com cada novo tamanho, eu dominava uma arte difícil. De fato, com aquecimento máximo, o filme encolhe ou queima. Caso contrário, ele não cola. A experiência vem rapidamente. Especialmente se você estiver limitado em material caro. A fileira inferior de triângulos acabou sendo gloriosa. Em segmentos para folhas de janela, considere a sobreposição máxima. A principal coisa - tente ficar menos nervoso ao colar. Este é um processo realmente complicado.

5. Instalação de janelas e portas. Os segmentos de abertura são os mesmos triângulos, mas sem conectores. As nervuras nelas estão localizadas no mesmo plano e são presas com fita perfurada. Três pequenos toldos foram deixados para cada porta. Para prender os respiradouros no segundo andar, usei as escadas. Ele fez isso com cuidado para não rasgar o filme. Ao redor do perímetro das janelas e portas colava uma tira de isolamento de borracha para proteger contra a perda de calor e a água da chuva. Não houve problemas nesta fase da construção. No entanto, fixar os elementos no estado aberto necessário para ventilar a estufa me fez pensar. Sua opção é a sua fantasia. Basta lembrar, com uma janela aberta, há vento. Primeiro de tudo, a própria janela. A trava de ventilação deve ser muito forte nas janelas e na porta.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Erros que cometi


Mesmo sem muita experiência em construção, a estufa era fácil de montar. Mas erros eram inevitáveis. O insidioso é que eles se mostraram após a montagem. Vou listá-los:
  • Desconsidere a definição do nível exato de pilhas. Ao contrário de outros modelos, a cúpula de erros não gosta.
  • Aperto excessivo de parafusos durante a montagem da estrutura, o que levou a rachaduras na madeira ou o inconveniente de conectar os pontos de travamento.
  • Colagem de segmentos triangulares a partir de pedaços. Eu não faria isso agora.

Esqueci de dizer que o solo para o plantio é introduzido antes de colar o filme. É mais fácil distribuir pelo perímetro. Cuide dos prendedores dentro da estufa. Eles são necessários para a fabricação de jarros de plantas ou regadores, garrafas, roupas de jardim. De fato, esta versão da estufa está longe de ser perfeita. Afinal, a cúpula pode ser equipada com um dreno de tempestade ao redor do perímetro, uma vez que o projeto coleta a quantidade máxima de água durante a chuva. O sistema de irrigação por gotejamento não dói. Mas este tópico cruza com a operação do edifício. E há indicadores de temperatura, umidade, iluminação e as características do cultivo de certas plantas. Você entende que esta é uma história diferente.
Como fazer uma estufa com cúpula com suas próprias mãos

Benefícios de uma estufa Dome


Sua descrição é mais fácil através da comparação com a estufa em arco feita de policarbonato e um perfil de metal comum hoje em dia. O rendimento na cúpula com as próprias mãos é 4 vezes maior do que sob o arco de policarbonato. Isso ocorre devido a vários fatores:
  • Você pode começar a plantar um mês antes.
  • A temporada de colheita terminará um mês depois.
  • Se em uma estufa comum, os últimos tomates permanecem verdes e congelam, então tudo na cúpula amadurece.
  • Se o número de tomates do mesmo número de arbustos em uma estufa comum e com cúpula não diferir, o tamanho das frutas na segunda é muito maior.
  • O design correto da cúpula coleta luz sobre toda a área, bem como sobre todo o comprimento do movimento do sol. Ou seja, durante todo o dia ensolarado. Quando, como uma construção de policarbonato, leva luz apenas em um ângulo de 90 graus.
  • Na estrutura em arco, o calor total devido à forma está no nível de 1 a 1,2 metros e com uma base quadrada ainda mais alta. Devido ao volume reduzido de ar na cúpula, o calor está no nível de 0,8 metros ou menos.
  • A cúpula aquece mais rápido e libera calor por mais tempo. Como a área de dispersão e perda de calor é menor que a da estrutura em arco. A uma temperatura na estufa em arco, pela manhã, a temperatura é de +5 graus Celsius, e na cúpula da noite permanece +20.
  • No lado econômico, os benefícios são óbvios. O material de policarbonato é tomado como exemplo. Também é usado na construção da cúpula. Embora o filme continue sendo um material mais prático. Assim, em uma estufa abobadada com um diâmetro de 6 metros e uma área de 27 quadrados, 4 folhas de policarbonato teriam desaparecido. E em uma área arqueada de 18 quadrados - também 4 folhas de revestimento plástico. A construção da cúpula sai 30% mais barata em materiais.
  • A propósito, o material para a fabricação é difundido nas lojas de construção.
  • Montagem DIY é bastante simples. A construção está disponível para todos. Mesmo sozinho. Somente a capacidade de trabalhar com uma chave de fenda é necessária. A versão em filme envolve a operação de um secador de cabelo para construção. Curiosamente, mas o cálculo preliminar exige mais esforço mental. No entanto, hoje existem calculadoras interativas de domo.
  • Tempo de ereção. A montagem e preparação dos elementos leva 5 dias. Produção - 2 dias. No total, é obtida uma semana. Ou seja, para uma semana de trabalho produtivo e produtivo, você obtém uma estufa com uma base redonda com um diâmetro de, digamos, 8 metros e uma área de 50 quadrados.

Simplificando, pequena massa e amplo espaço interno, repetindo o movimento do sol.

Conclusão


Ao montar a estufa do domo com suas próprias mãos, não corra e corra para o corte do material. O trabalho preparatório deve levar mais tempo. É melhor fazer um cálculo várias vezes seguidas durante a semana. De qualquer forma, nenhum erro nos cálculos ou na construção o desencorajará de erguer uma estrutura de cúpula.
Voltar
Comentários (1)
  1. Convidado Eugene
    #1 Convidado Eugene Convidados 7 de agosto de 2018 14h43
    2
    Parece um artigo da série "Como ganhar dinheiro em uma estufa super-duper, compre nosso disco de instruções". Quase todas as vantagens são simplesmente inventadas e nada têm a ver com realidades, e momentos como uma quantidade menor de ar, emitida como um completo absurdo. Das vantagens reais - talvez mais baratas, talvez mais resistentes às cargas de vento e neve, talvez tudo, caso contrário, a versão clássica é melhor.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar