Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Mobília » Móveis faça você mesmo » Prateleiras flutuantes
Prateleiras flutuantes

Um dia, minha esposa precisava de prateleiras em seu banheiro combinado. Não gostei muito dos produtos de plástico e metal que eram oferecidos nas lojas, então resolvi vasculhar meu estoque na garagem. Gostei de alguns restos de madeira, que foram bastante úteis para trabalhos simples. O material estava bem seco e resistente o suficiente para a fabricação de uma estrutura de suporte. Um pouco de engenho e imaginação, uma boa ferramenta e mãos habituadas ao trabalho de carpintaria bastavam para cumprir o pedido.

Fazendo prateleiras


Prateleiras flutuantes

Prateleiras flutuantes

De acordo com a minha ideia, eu precisava de algo como uma caixa estreita e oca, que precisava ser fixada com segurança à parede de concreto. Para isso, peguei duas tábuas idênticas para as laterais da caixa, que deveriam desempenhar o papel de superfície superior e inferior da prateleira. Insirai dois blocos nas laterais e fechei a estrutura na extremidade com uma tira adequada.
Prateleiras flutuantes

Então eu precisava de uma montagem confiável na parede. Para isso, surgiu um longo bloco, que precisou ser fixado na parede. Aparafusei quatro blocos nesta parte, que faziam o papel de pequenos consoles. Para evitar que os blocos se partam, fiz furos-guia neles para parafusos auto-roscantes.

Instalação de montagem em parede


Prateleiras flutuantes

Prateleiras flutuantes

A próxima etapa exigiu uma furadeira de impacto com uma furadeira de concreto e uma chave de fenda. Fiz marcas na parede para fazer furos para os tarugos. Primeiro perfurei as guias para que a ferramenta não se movesse para o lado. Depois de fixar um lado, usei um nível para ter certeza de que o furo para o segundo pino seria feito exatamente no lugar certo. Importante! O pino deve ser emparelhado com um parafuso, e o diâmetro da broca é tal que o plástico entre no furo rente às bordas após um leve golpe de martelo. Não se esqueça da profundidade do furo, que deve ser alguns milímetros mais profundo que o comprimento do pino.
Instalação de prateleira
Prateleiras flutuantes

Resta apenas colocar esta caixa longa e fina na estrutura de montagem. A prateleira deve caber na estrutura com bastante firmeza, mas sem força excessiva. Quando a estrutura se encaixar com dificuldade na moldura, apare cuidadosamente os consoles e a faixa horizontal com lixa ou lima. Se possível, isso também pode ser feito na superfície interna da caixa. Se algum dos consoles ficar muito comprido, será necessário retirar o excesso e, quando a parede do banheiro estiver bem plana, a borda da prateleira ficará bem alinhada com ela. Para esconder as cabeças dos pregos de acabamento que serviam para fixar as tábuas principais e o restante das peças, usei uma cola especial para madeira misturada com pó fino de madeira. Então fiz duas prateleiras e coloquei uma em cima da outra. Minha esposa e eu discutimos anteriormente a distância entre as prateleiras para que fosse ideal. Resta aparafusar a prateleira inferior ao suporte por baixo e a superior por cima, para que as cabeças dos parafusos não fiquem visíveis.Como resultado, as prateleiras ficaram exatamente do mesmo tamanho e o arranjo ficou simétrico.

Toques finais


Prateleiras flutuantes

Prateleiras flutuantes

Antes de instalar as prateleiras, lixei-as e depois poli-as com um composto especial à base de cera de abelha. Isso deu aos produtos a aparência mais natural. Sobrou um pouco de madeira, então, usando suportes em forma de L, prendi uma peça acima do porta-papel higiênico para evitar que ele se desfiasse sozinho.
Um mínimo de tempo e materiais desperdiçados - e um resultado completamente aceitável foi obtido. Claro, não é uma obra-prima, mas tenho certeza de que minha esposa ficou satisfeita.
Artigo original em inglês
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Não há necessidade de moedor. Cortamos ardósia de maneira uniforme, rápida e sem poeira

Brincos de abóbora | Faça Você Mesmo

Horta e horta | Página 16 | Faça Você Mesmo

Como limpar ferramentas de solução seca

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar