DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Visão geral das variedades de discos para trituradores
Visão geral das variedades de discos para trituradores

A escolha correta de um disco para uma rebarbadora (rebarbadora) é uma condição essencial para alcançar o resultado desejado ao executar determinadas tarefas. Nesse caso, não se deve focar apenas no tamanho do círculo, incluindo espessura, aterrissagem ou diâmetro máximo, mas também no objetivo, conformidade com GOST e outros parâmetros. Afinal, cada tipo de bico é eficaz exclusivamente na solução de certos problemas.

Finalidade e tipos de discos


Discos para uma retificadora - uma ferramenta consumível na forma de um círculo (tigela) com um corte especial, limpeza, retificação ou outra aresta e um orifício de aterragem para fixação no eixo da retificadora angular. Dado o desempenho e a finalidade, existem várias variedades:

Corte


Eles são caracterizados por uma pequena espessura de 1 a 3,2 mm, com um diâmetro externo de 115 a 320 mm e uma aresta de corte específica. Muitas vezes, destacam-se contra o fundo de outros análogos com uma determinada cor de marcação, levando em consideração o material a que o corte se destina:
  • Para metal:
    Círculos de aço para vários metais e suas ligas com superfícies abrasivas de alumina cristalina ou corindo sintético (eletrocorundum). A tonalidade principal da marcação é azul. Cortar perfis, tubos, conexões, etc.
    Visão geral das variedades de discos para trituradores

  • Para pedra:
    A peça de corte abrasivo em carboneto de silício pode ser de vários tipos:
    • sólido - para dolomitas, calcários e outras rochas macias;
    • segmentado ou turbo - para basaltos, labradoritas e outras pedras duras, além de ladrilhos.

    A cor da marcação geralmente é verde.
    Visão geral das variedades de discos para trituradores

  • Para madeira:
    Lâminas de serra circular com uma seção transversal de até 2 mm, semelhante a lâminas de serra circular com diâmetro de até 320 mm. Dada a forma dos dentes, são produzidos os seguintes tipos:
    • chanfrado variavelmente - universal;
    • direto - para coníferas e outras raças macias;
    • trapezoidal - para madeira de média e alta densidade.

    As lâminas de serra universais mais seguras de usar com uma aresta de corte em forma de correntes de motosserras. Quando o elemento de corte está preso, o círculo continua a girar, o que possibilita desligar rapidamente a retificadora, com risco mínimo de ferimentos.
    Visão geral das variedades de discos para trituradores

  • Diamante:
    Discos universais de aço com uma borda da peça cortante à base de uma liga de níquel, estanho, zinco ou cobalto, na qual as lascas de diamante são intercaladas. O objetivo dos círculos resistentes ao desgaste é determinado levando em consideração a tecnologia de fixação de pequenos diamantes no aro:
    • galvanoplastia (ligação dura) - para arenito e outras rochas relativamente moles;
    • soldagem a laser ou sinterização (cintas macias) - concreto, granito e outros materiais duros.

    Dependendo das características da aresta de corte, os seguintes tipos de rodas de diamante são distinguidos:
    • segmentado - corte bruto de concreto, pedra e outros materiais de alta resistência, de maneira seca ou úmida;
    • sólido - corte de alta precisão, incluindo metais e pedras resfriados a água;
    • entalhes oblíquos (turbo) - processamento rápido e preciso de vários materiais pelo método a seco.

    Dependendo do tipo de diamantes artificiais usados, eles podem ser monocristais ou policristalinos. Os primeiros são usados ​​para o processamento de metal ou pedra, o segundo para materiais relativamente macios.

Visão geral das variedades de discos para trituradores

Descascamento e decapagem


A peça de trabalho tem a forma de um copo de aço ou dois discos combinados, em cuja borda estão montados cones torcidos, escovas ou apenas um fio de metal. Projetado para remover ferrugem, corrosão e vários revestimentos - tinta, verniz, polímero, cimento seco, etc. Indispensável para reparo de carroceria de automóveis, várias máquinas e equipamentos. A seção transversal e a força do fio determinam o grau de processamento.
Existem discos de diamante e abrasivos com faces de trabalho, como rebolos. Usado para remover gesso, concreto, pedra e outros revestimentos de acabamento de alta resistência.
Visão geral das variedades de discos para trituradores

Moagem e polimento


A esmerilhadeira é uma esmerilhadeira angular, portanto, seu “hobby” é a limpeza do parquet, o processamento áspero e final de várias superfícies, extremidades e arestas. Com isso em mente, existe uma extensa linha de discos de polimento e polimento, incluindo:
  • escovas para cabos - desbaste para nivelar ou limpar a superfície;
  • bocais abrasivos finais - especialmente projetados para moer as extremidades das peças;
  • pétalas - discos especiais sob a forma de panos abrasivos de vários tamanhos de grão; seu grau determina a qualidade da moagem;
  • círculos de feltro (tecido) - ideais para polir espelhos, incluindo o uso de uma pasta abrasiva líquida ou fina especial;
  • bicos de fibra são uma boa opção para o processamento de superfícies metálicas;
  • os círculos de uma peça e a plaina devem ser usados ​​exclusivamente com retíficas equipadas com alças adicionais, permitindo o processamento bruto de toras, madeira e outros tipos de madeira.

Visão geral das variedades de discos para trituradores

Fresagem


Os bicos desta categoria são feitos de dois tipos: círculos e moinhos. No primeiro caso, a estrutura da superfície de trabalho lateral do disco se assemelha a uma grosa. Eles são usados ​​para processamento bruto de madeira. As fresas diferem em tamanho e configuração dos dentes. Permite executar as seguintes operações:
  • corte de ranhuras;
  • seleção de tigelas e recessos;
  • processamento de ponta e final;
  • corte de peças pequenas, etc.

Visão geral das variedades de discos para trituradores

Afiação


Discos tradicionais idênticos aos dos trituradores. A principal diferença dos análogos de corte abrasivos em espessura e a capacidade de processar peças com uma peça lateral. Seção transversal não inferior a 5 mm. Além das ferramentas de afiação, elas podem ser usadas para remover soldas e outros tipos de retificação de metais.
Visão geral das variedades de discos para trituradores

Possui discos de marcação para moedores


Juntamente com o código de barras do país de fabricação e finalidade, os seguintes dados são indicados na marcação dos discos para o moedor:
  • característica, por exemplo, diamante, abrasivo, etc;
  • dimensões: diâmetro externo da aresta de corte, espessura e diâmetro do furo em mm;
  • velocidade angular máxima;
  • limitar a velocidade de rotação;
  • ângulo de trabalho;
  • que operações são proibidas de executar;
  • Instruções de segurança sob a forma de pictogramas;
  • data de produção e data de validade.

Além disso, você pode descobrir outras informações do fabricante. Por exemplo, conformidade com certas normas, documentos regulamentares de acordo com os quais o produto é fabricado, etc.
Voltar
Comentários (2)
  1. Esqueça a TB
    #1 Esqueça a TB Convidados 28 de junho de 2018 23:48
    5
    Eu não concordo com o disco circular - esses discos são muito perigosos em operação. Em velocidades tão altas, o moedor voará para o inferno (na pior das hipóteses, à mão ou à cabeça). Unidades especiais para essas necessidades foram inventadas há muito tempo.
    1. Guest Yuri
      #2 Guest Yuri Convidados 30 de junho de 2018 às 06:00
      0
      Eu concordo que é perigoso. Mas eu próprio trabalho como triturador de discos de madeira há cerca de 15 anos - até agora tudo deu certo. Se você entender como funciona o grampo, poderá evitar consequências perigosas e o equipamento necessário será apropriado!
      1. Igor convidado
        #3 Igor convidado Convidados 10 de setembro de 2018 20:01
        0
        Tanto quanto me lembro, no manual de instruções para rebarbadoras em russo está escrito CATEGORICAMENTE PROIBIDO PARA INSTALAR DISCOS DE SERRAS CIRCULARES.
        Você não segura o moedor nas mãos em caso de obstrução, não importa o quão bem você conheça esse processo. E você procurará o quinto ângulo na sala de um moedor voador, se de repente ela não tiver se desconectado da fonte de alimentação.
        É para pessoas como você que seus dedos geralmente são muito menores que 10. Eu conheço um pesquisador, então ele só tem três dedos nas duas mãos. O resto foi para experimentos.
  2. Guest Yuri
    #4 Guest Yuri Convidados 1 de julho de 2018 09:33
    4
    A revisão é sobre nada, pouco informativo. Nem uma palavra sobre o corte de discos para aço inoxidável, metais não ferrosos. E nas lâminas de serra - elas geralmente seriam excluídas para uso em "trituradores" - em primeiro lugar e mais importante - é mortal (!) Perigoso, especialmente para inexperientes - mas nem uma palavra sobre isso, apesar de julgar pelo conteúdo do artigo, as informações são calculadas para a maioria dos iniciantes, e em segundo lugar - era necessário indicar o uso de lâminas de serra apenas estacionárias quando o moedor estiver fixo. Embora a essa velocidade, o corte de madeira se transforme em roleta russa - com um disco de baixa qualidade, um dente voado será derrotado como uma bala ...
  3. lech
    #5 lech Convidados 14 de julho de 2018 00:16
    0
    e antes destacável foram 0,8 eu não vi por um longo tempo
  4. Guest Yuri
    #6 Guest Yuri Convidados 12 de julho de 2019 20:22
    0
    E onde estão as transcrições das variedades? Por exemplo: metal, inox, alumínio ou pedra, concreto, e quais documentos regulatórios estão listados no disco?

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar