DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Bomba de água sem energia
Isso não é uma piada ou uma piada prática. A bomba de água em questão realmente não precisa de eletricidade, gás ou qualquer outra coisa. Ele não extrai energia do éter e não capta energia livre. Com tudo isso, é capaz de elevar uma coluna de água várias vezes superior à pressão inicial. Sem trapaça ou trapaça - física comum e nada mais.
Claro, se você vê uma bomba assim pela primeira vez, então, como eu, você pode pensar que isso não faz sentido ... O mesmo que a invenção da máquina de movimento perpétuo ... Mas não, tudo é muito mais simples e fácil de explicar. Este é um modelo 100% de funcionamento de uma bomba de água, repetido por mais de um artesão.

Fazendo uma bomba de água


Portanto, para iniciantes, vou lhe dizer como a bomba é organizada e, em seguida, seu princípio de operação e trabalho em condições reais.

Descrição construção


É assim que parece. Tudo é feito de tubos de PVC.
Bomba de água sem energia

Nesse caso, o design tem a forma de um tubo reto com várias válvulas e torneiras, com uma ramificação no centro de um diâmetro mais grosso do tubo.
A parte mais grossa é um buffer ou receptor para acumular e estabilizar a pressão. À esquerda e à direita, são instaladas válvulas de esfera de entrada e saída.
Vou olhar para a bomba da direita para a esquerda. Como o lado direito é a entrada para a água e o esquerdo é a saída.
Em geral, percebemos que a água é fornecida à válvula de esfera à direita. Em seguida, vem o tee. Tee divide os tópicos. Up entrega à válvula, que fecha com pressão suficiente. Um fluxo direto é fornecido à válvula, que abre quando a pressão desejada é atingida.
Então, novamente vem o tee para o receptor e já para a saída. E, ainda um manômetro, mas pode não ser, não é tão importante.

Detalhes


Todas as peças são dispostas antes da montagem. Eu uso tubos de PVC, eles são colados à cola, mas o polipropileno também pode ser usado.
Bomba de água sem energia

Válvula
Bomba de água sem energia

Assembléia


Eu coleciono. A segunda válvula está no meio e parece um pouco diferente. A diferença entre essas duas válvulas é que, inicialmente, a válvula de latão estará sempre aberta e a válvula de PVC sempre será fechada inicialmente.
Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

Nós coletamos o receptor de buffer.
Bomba de água sem energia

O fim da bomba.
Bomba de água sem energia

Amostra quase terminada.
Bomba de água sem energia

Adicione um manômetro para medir a pressão no trabalho.
Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

A bomba de água com manômetro está pronta para teste.
Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

Teste da bomba


É hora de instalar e testar a bomba. Eu quero um pouco de uma reserva e dizer que a bomba não é algo que agita a água, mas sim aumenta a cabeça. Quero dizer, a bomba precisa de uma pressão inicial.
Para fazer isso, instale a bomba em um pequeno fluxo. Vamos conectar um tubo longo de vários metros (isso é um pré-requisito) e levaremos a água de uma pequena elevação. Como resultado, a água fluirá para a própria bomba.
Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

Colocamos o receptor na posição vertical, a válvula de latão deve estar ao ar livre.
Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

Bomba de água sem energia

E a bomba, clicando nas válvulas, começa a fornecer água acima do nível de admissão. Muito superior ao nível de entrada de água no início do tubo.
Bomba de água sem energia

O princípio da bomba de água


Tudo isso parece realmente incrível e incrível, mas não há segredo. Essas bombas de água também são chamadas de bombas de choque hidráulicas e funcionam assim:
Quando a água é fornecida, ela corre imediatamente para a válvula aberta.
O princípio da bomba de água

Assim que a água captar uma pequena subida, esta válvula fechará abruptamente. E como a coluna de água no tubo tem inércia como qualquer massa física, ocorrerá um golpe de aríete, que criará excesso de pressão que pode abrir a segunda válvula.E a água entra no receptor, onde comprime o ar.
O princípio da bomba de água

Assim que o excesso de pressão é extinto e se torna menor que o de saída, a válvula central fecha e a superior abre. Como resultado, a água passará novamente pela válvula superior.
O princípio da bomba de água

Em seguida, o ciclo se repete.
Para mais animação, veja o vídeo:

Essas bombas podem criar uma pressão 10 vezes maior que a pressão inicial! E para confirmar isso, assista ao vídeo:
Voltar
Comentários (12)
  1. Guest Yuri
    #1 Guest Yuri Convidados 29 de março de 2018 16:03
    4
    Hidrotaran antediluviano.
  2. Monge
    #2 Monge Convidados 29 de março de 2018 16:15
    2
    algo que sonny aqui na montagem de plástico conseguiu sem olhar para o desenho no anúncio em vídeo. A bomba de choque hidráulica primária não funcionará se você a montar como na foto. Pela simples razão de que isso não faz sentido. Mas o desenho no vídeo do pôster é um dispositivo viável, que tem anos e anos e não tem conta.
    1. moinho de vento
      #3 moinho de vento Convidados 1 de abril de 2018 08:59
      2
      Caro Monk, tenha a gentileza de falar uma linguagem técnica e não de mercado. Por que a bomba não funciona? Se funcionar a partir da energia da água que flui no riacho, esse é o perpetum do móvel até que o riacho flua.
  3. Guest Oleg
    #4 Guest Oleg Convidados 30 de março de 2018 13:04
    1
    Eu também acho que o diagrama na foto não está funcionando. O tubo de saída deve ser instalado como no diagrama no vídeo.
  4. Convidado
    #5 Convidado Convidados 2 de abril de 2018 14:43
    4
    Na foto, definitivamente não é um diagrama de trabalho, por que essa água vai para o receptor após a válvula, se houver pressão no receptor e depois desce pelo cano que não enche, o receptor simplesmente não enche e o diagrama de vídeo está correto
  5. Newton
    #6 Newton Convidados 11 de abril de 2018 12:58
    1
    As leis da física não foram canceladas. Aprenda o material.
  6. Peter
    #7 Peter Convidados 18 de abril de 2018 06:18
    0
    Para água corrente na forma de uma mola, há muito tempo uma bomba usa até agora (suba para qualquer (!) Altura)
  7. Guest Nikolay
    #8 Guest Nikolay Convidados 18 de abril de 2018 10:33
    0
    O design é bom apenas por ser simples, mas requer água limpa em constante fluxo para que as válvulas funcionem claramente. Esse design não se aplica ao perpetum mobile. Uma pequena parte da energia da água pode ser fornecida a uma pressão mais alta por qualquer moinho de água ou turbina hidráulica, se parte da energia da água usada for fornecida à bomba de água ou a qualquer outra. Nesse caso, os autores preferem permanecer calados, não comparando-o com outras opções alternativas.
  8. Ilya
    #9 Ilya Convidados 25 de abril de 2018 05:22
    1
    1. Ambos os esquemas de trabalho.
    2. Fluxo opcional. Água suficiente no estrado. Acontece inicialmente que a água cai do ponto inicial para a bomba e, em seguida, a bomba a eleva acima desse ponto inicial.
    3. A bomba consome água. Parte da água permanece no ponto inferior onde a bomba está localizada.
  9. Ilya
    #10 Ilya Convidados 25 de abril de 2018 05:25
    1
    Como válvula flapper, você pode usar uma válvula de retenção convencional com uma mola puxada para fora.
  10. Vovan
    #11 Vovan Convidados 23 de agosto de 2018 11:08
    0
    E o que fazer com a água. que sai da válvula? Para instalação em um fluxo, será necessário. E então a ideia é legal, tire meu chapéu!
  11. Nikola
    #12 Nikola Convidados 11 de setembro de 2018 22:51
    0
    essas bombas estavam de volta em 1938 ...

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar