DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Sensor de umidade do solo
Muitas vezes, à venda, você pode encontrar esses dispositivos instalados em um vaso de flores e monitorar o nível de umidade do solo, incluindo, se necessário, uma bomba e regar a planta. Graças a este dispositivo, você pode sair de férias com segurança por uma semana, sem medo de que seu amado ficus desapareça. No entanto, o preço desses dispositivos é excessivamente alto, porque o dispositivo é extremamente simples. Então, por que comprar se você pode fazer isso sozinho?

Esquema


Proponho para a montagem um diagrama de um sensor de umidade do solo simples e comprovado, cujo diagrama é mostrado abaixo:
Sensor de umidade do solo

Duas hastes de metal são abaixadas no rim da panela, o que pode ser feito, por exemplo, endireitando o clipe de papel. Eles precisam ficar presos no chão a uma distância de cerca de 2-3 cm um do outro. Quando o solo está seco, ele conduz corrente elétrica fraca, a resistência entre as hastes é muito alta. Quando o solo está úmido - sua condutividade elétrica aumenta significativamente e a resistência entre as hastes diminui, é esse fenômeno que subjaz à operação do circuito.
O resistor de 10 kΩ e a seção do solo entre as hastes formam um divisor de tensão, cuja saída é conectada à entrada inversora do amplificador operacional. I.e. A voltagem depende apenas da umidade do solo. Se você colocar o sensor em solo úmido, a tensão na entrada do amplificador operacional será de aproximadamente 2-3 volts. À medida que a terra seca, essa voltagem aumenta e atinge 9 a 10 volts com a terra completamente seca (valores específicos de voltagem dependem do tipo de solo). A tensão na entrada não inversora do amplificador operacional é definida manualmente por um resistor variável (10 kOhm no circuito, seu valor pode ser alterado dentro de 10-100 kOhm) na faixa de 0 a 12 volts. Usando esse resistor variável, o limite do sensor é definido. O amplificador operacional neste circuito opera como um comparador, isto é, Ele compara as tensões nas entradas inversora e não inversora. Assim que a tensão da entrada inversora exceder a tensão da não inversora, menos energia aparecerá na saída do amplificador operacional, o LED acenderá e o transistor abrirá. O transistor, por sua vez, ativa um relé que controla a bomba de água ou a válvula elétrica. A água começará a fluir para dentro da panela, a terra ficará úmida novamente, sua condutividade elétrica aumentará e o circuito interromperá o fornecimento de água.
A placa de circuito impresso proposta para o artigo foi projetada para usar um amplificador operacional duplo, por exemplo, TL072, RC4558, NE5532 ou outros análogos, metade dos quais não é usada. O transistor no circuito usa baixa ou média potência e estruturas PNP, por exemplo, KT814 podem ser usadas. Sua tarefa é ativar e desativar o relé e, em vez do relé, você pode usar a chave no transistor de efeito de campo, como eu fiz. A tensão de alimentação do circuito é de 12 volts.
Placa de download:
[6.96 Kb] (downloads: 323)

Montagem de um sensor de umidade do solo


Pode acontecer que, quando o solo secar, o relé não ligue claramente, mas primeiro ele comece a estalar rapidamente e somente depois será instalado no estado aberto. Isso sugere que os fios da placa para a panela com a planta captam interferência na rede, o que afeta adversamente a operação do circuito. Nesse caso, não custa substituir os fios por blindados e colocar um capacitor eletrolítico com capacidade de 4,7 a 10 microfarads paralelo ao solo, além da capacitância de 100 nF indicada no diagrama.
Gostei muito da operação do circuito, recomendo para repetição. Foto do dispositivo que eu coletei:
Sensor de umidade do solo

Sensor de umidade do solo

Sensor de umidade do solo

Sensor de umidade do solo

Sensor de umidade do solo

Sensor de umidade do solo
Voltar
Comentários (0)

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar