Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » Sensor de choque faça você mesmo
Às vezes, há um desejo de montar algum tipo de dispositivo eletrônico, que não é muito complicado, mas ao mesmo tempo muito interessante. E se, ao mesmo tempo, também for útil - em geral a beleza. Para aquelas pessoas que não sabem o que fazer em um longo fim de semana, ou apenas aquelas que estão interessadas em fazer algo com suas próprias mãos, proponho a montagem de um sensor de choque não complexo.

Esquema


O diagrama deste dispositivo é apresentado abaixo:
Sensor de choque DIY

Um elemento sensível do circuito é um piezodinâmico, um elemento que gera uma corrente elétrica com a menor deformação. Será ele quem gravará o golpe e enviará um sinal para a entrada do amplificador operacional. Você pode obter uma piezo-dinâmica de algum brinquedo rangendo, um relógio eletrônico com um despertador, uma calculadora ou apenas comprá-lo em uma loja. É assim:
Sensor de choque DIY

Basta tocá-lo ou atingi-lo um pouco, pois a agulha do microamperímetro sobe. Um resistor de sintonia deve ser instalado em série com o microamperímetro para ajustar sua sensibilidade. O circuito usa um único amplificador operacional LM358, você pode usar seus análogos, por exemplo, TL071. A tensão mínima de alimentação depende da escolha do amplificador operacional; se você usar o LM358, a tensão mínima de alimentação será de 3 volts; se você usar o TL072, o circuito funcionará pelo menos 7 volts. Não aumente a tensão de alimentação de mais de 16 volts.
O resistor de baixa resistência R4 no circuito define a sensibilidade. Quanto menor a sua resistência, mais responsivo o circuito se torna, mesmo com pequenos golpes. Você não deve diminuir sua resistência abaixo de 0,33 ohms, a sensibilidade do circuito já é suficiente com sua cabeça. Em vez de uma ponta de seta, você pode colocar um LED, depois ele piscará conforme as batidas.
Algumas palavras sobre como conectar a piezodinâmica. Consiste em duas placas, uma das quais maior que a primeira em diâmetro. A placa central, que é menor em diâmetro, deve ser conectada ao terminal 3 do microcircuito, e a placa grande, respectivamente, ao contato adjacente na placa. A placa de circuito impresso contém dois contatos para conectar a energia, dois contatos para conectar a piezodinâmica e dois para a saída, ou seja, conectar a cabeça do interruptor ou o LED. É mais conveniente instalar blocos terminais de parafuso para conectar e desconectar os fios da placa sem usar um ferro de soldar.

Fabricação


A placa de circuito impresso é feita pelo método LUT e tem a seguinte aparência:
Sensor de choque DIY

Sensor de choque DIY

Sensor de choque DIY

Sensor de choque DIY

Sensor de choque DIY

Sensor de choque DIY

O piezodinâmico deve ser fixado em um objeto sólido maciço que transmitirá vibrações. Você pode consertá-lo na porta da frente e, assim que alguém bater nela, o circuito registrará uma batida e notificará o proprietário.

Assista ao vídeo do trabalho


O princípio de operação é mostrado claramente no vídeo:
Voltar
Comentários (3)
  1. Valek
    #1 Valek Convidados 10 de março de 2018 19:16
    2
    Por que drenar a linguiça quando tudo pode ser feito em um transistor de efeito de campo?
    1. Viker
      #2 Viker Convidados 27 de janeiro de 2019 17:13
      1
      Bem, tente fazer isso - estou muito interessado no desempenho de um transistor. Especialmente considerando que para um bipolar, a tensão de abertura deve ser de cerca de 0,7-0,8 V, e o piezo me deu um máximo de 0,2 - 0,3 V, afinal, o operacional ou o feedback
  2. Mark
    #3 Mark Convidados 31 de maio de 2018 21:44
    1
    Montei este circuito com um LED em vez de um voltímetro. O LED está constantemente aceso e ligeiramente interrompido quando a peça é sacudida. Todas as denominações do circuito.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar