DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Compressor do radiador de pneus
A tecnologia de compressores está se tornando cada vez mais popular e demandada, porque é feita de uma ampla variedade de modificações e tamanhos. O poder do ar comprimido é amplamente utilizado em oficinas, fábricas e plantas. Os mestres familiares também não ignoram este tópico.
Compressores caseiros baseados em um compressor padrão da geladeira estão longe de ser um fenômeno novo. Para aproximar os equipamentos dos profissionais, eles são atualizados, complementando com vários elementos auxiliares - sensores, relés, manômetros, receptores, etc. No entanto, na maioria das vezes, eles se concentram em opções de orçamento, uma das quais queremos chamar a sua atenção hoje.
Compressor do radiador de pneus

O princípio de operação do dispositivo compressor do refrigerador


O compressor padrão da geladeira é uma unidade de compressor sem tanque de armazenamento, que é fechado em uma caixa de metal. Dois tubos de cobre partem dele, através dos quais o ar é aspirado para dentro e para fora sob pressão. O diagrama de conexão elétrica permanece praticamente inalterado, pois está pronto. Os filtros de ar são montados nos tubos de entrada e saída, seguidos por uma mangueira de oxigênio com um adaptador para o consumidor.
Compressor do radiador de pneus

Recursos para montagem de compressores


Materiais:
  • Compressor da geladeira;
  • Cabo de conexão com plugue;
  • Filtro de ar do carro - 2 peças;
  • Mangueira de oxigênio para bicos;
  • Mangueira espiral de oxigênio com engates rápidos;
  • Pistola pneumática para bombear rodas;
  • Grampos, fios.

Ferramenta: faca, chave de fenda, alicate.

Montamos a unidade de compressor


O compressor do refrigerador está equipado com um relé de partida, ao qual o termostato foi conectado inicialmente. Ele não participa desta montagem, portanto deve ser desconectado, tendo marcado previamente os contatos no relé de partida e encurtando-os com um pedaço de fio isolado.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Selecionamos a mangueira de oxigênio de acordo com o diâmetro do bico e montamos o filtro de ar na entrada do compressor. Um de seus bicos de plástico para amostragem de ar pode ser cortado, deixando um buraco livre. Na conexão, você pode prescindir de grampos, pois esse elemento de nossa instalação não está sob pressão.
Compressor do radiador de pneus

O cachimbo para ele não deve ser comprido. Corte-o com uma faca e empurre o filtro manualmente. Para que os tubos de cobre do compressor não estejam na mesma linha e não interfiram entre si, eles podem ser dobrados em direções diferentes.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Em seguida, conectamos o segundo filtro de ar à tomada. Se necessário, o tubo de cobre sob ele pode ser encurtado com pinças.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Como demonstrou a prática do próprio autor, mesmo com uma pressão relativamente pequena, esse conjunto não pode prescindir de braçadeiras de pressão. Nós os colocamos nos bocais e apertamos a conexão. O autor extinguiu o segundo tubo de cobre saindo do compressor com um parafuso autorroscante e fita isolante.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Conectamos um pequeno segmento da mangueira de oxigênio ao filtro de ar e conectamos uma mangueira em espiral para o trabalho do compressor. Isso também pode ser feito através de um adaptador destacável rápido.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Agora você pode conectar uma pistola pneumática para bombear rodas a uma mangueira em espiral e verificar o funcionamento de nossa instalação. Para evitar pressão excessiva nas mangueiras e no filtro, você pode apertar o gatilho de uma pistola de ar com uma mesa de nylon.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Como você pode ver, o autor do produto caseiro conseguiu obter uma pressão de trabalho de cerca de 3 Atm, o que é suficiente para o bombeamento eficiente de rodas na garagem. A propósito, esta instalação pode ser usada para os mais diversos trabalhos, por exemplo, para pintar com uma pistola de pintura.
Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Compressor do radiador de pneus

Conclusão


O ponto fraco desta unidade de compressor são os filtros de ar de plástico. À pressão de várias atmosferas, o corpo infla bastante e eles podem simplesmente explodir.Portanto, essa opção para seu uso é condicional e não final. A instalação em si merece bastante confiança e a atenção mais próxima não apenas dos motoristas, mas também daqueles que gostam de fazer com as próprias mãos. Tenham um bom dia a todos!

Assista ao vídeo


Voltar
Comentários (18)
  1. Konstantin
    #1 Konstantin Convidados 2 de março de 2018 07:45
    2
    O relé térmico não pode ser removido, pois a baixas temperaturas, por exemplo, quando o compressor é instalado em uma garagem sem aquecimento, o óleo congela e o motor com a carga que gira a bomba de ar aquece e falha. Nesse caso, o relé térmico desligará o motor e será salvo da falha. Como filtro, é melhor usar um filtro de combustível do VAZ-2110, pois possui uma caixa de metal.
  2. Guest NIKOLAI
    #2 Guest NIKOLAI Convidados 2 de março de 2018 15:15
    2
    Uso esse dispositivo há mais de 35 anos, sem falhas. Uma vez eu trabalhei ocioso por mais de um dia. O desempenho é melhor que o portátil de 12V. O compressor da geladeira ORSK é um dos primeiros soviéticos.
  3. Valery Ratnikov
    #3 Valery Ratnikov Visitantes 2 de março de 2018 15:46
    4
    Eu tentei um compressor como o quanto ele pode pressionar, um manômetro a 60at. quebrou.
  4. Guest Andrey
    #4 Guest Andrey Convidados 2 de março de 2018 17:40
    3
    onde estão esses filtros de ar? é combustível
  5. Raf
    #5 Raf Convidados 2 de março de 2018 22:52
    2
    Onde está a graxa? Com manteiga o que? A cunha pega o pistão.
    1. Vadik
      #6 Vadik Convidados 3 de março de 2018 08:22
      1
      A graxa está toda dentro. O compressor pode funcionar por 10 anos sem problemas e, portanto, é selado.
  6. Nikita
    #7 Nikita Convidados 3 de março de 2018 08:23
    1
    Amigos, diga-me por que colocar um filtro na saída do compressor? Entendo a entrada, para que o ar que entra seja limpo e saímos ?!
    1. Convidado Vladimir
      #8 Convidado Vladimir Convidados 6 de março de 2018 16:04
      1
      Umidade para coletar e tudo o que "salta" do compressor :)
    2. Convidado Vladimir
      #9 Convidado Vladimir Convidados 15 de março de 2018 10:56
      1
      É necessário um filtro de saída para a separação do óleo. É melhor instalá-lo verticalmente para garantir a drenagem reversa do óleo. Consequentemente, isso limita a operação contínua do compressor.
  7. Ges
    #10 Ges Convidados 3 de março de 2018 12:10
    2
    Sob a pistola de pintura não é adequado, o desempenho é baixo.
  8. Oleg Petrovich
    #11 Oleg Petrovich Convidados 4 de março de 2018 04:17
    3
    Montei esse compressor há cerca de 15 anos. Instalei um receptor, um sensor de pressão com um manômetro. Seria bom se o compressor não tivesse expelido o óleo que entra no pneu. E o próprio compressor se deteriorou após várias partidas. Sobre isso com o caseiro acabou.
  9. Igor convidado
    #12 Igor convidado Convidados 4 de março de 2018 14:54
    2
    Eu fiz esses compressores mais de uma vez, não é suficiente por um longo tempo, porque a lubrificação interna está saindo, aparentemente o autor não levou isso em consideração, apenas para de alguma forma uma vez por mês bombear as rodas das crianças na bicicleta, não é bom para mais ...
  10. Guest Yuri
    #13 Guest Yuri Convidados 4 de março de 2018 21h41
    1
    Mais de 10 Atm são pressionados por esses compressores.
  11. Guest Yuri
    #14 Guest Yuri Convidados 8 de março de 2018 12:07
    1
    É mais fácil comprar e não sofre
  12. Georgij
    #15 Georgij Convidados 16 de março de 2018 22:38
    3
    Você não precisa de nenhum filtro, é necessário instalar um receptor na parte superior, para que o óleo volte e funcione por muito tempo e nada precise ser fechado no relé de partida.
  13. Fduch
    #16 Fduch Convidados 17 de abril de 2018 14:37
    0
    Os filtros de plástico realmente explodem, a solução é usar filtros de combustível mais caros da mesma Kalina, porque há alta pressão na rodovia.
    Com esse filtro, tenho vôo normal há mais de 2 anos.
  14. Igor convidado
    #17 Igor convidado Convidados 31 de agosto de 2018 19:19
    0
    Uma pergunta me atormenta. E para que finalidade são as mangueiras OXYGEN? Existem mangueiras comuns do sistema aéreo de, digamos, um helicóptero ou aeronave leve, e as mangueiras de carros são semelhantes que podem suportar facilmente pressões de até 150 kg / centímetro quadrado.
    Ou o autor conseguiu mangueiras de oxigênio em algum lugar? A pressão que eles mantêm é a mesma.
  15. Local
    #18 Local Convidados 4 de fevereiro de 2019 19:45
    0
    A coisa é necessária e simples, calmamente bombeia 10 Atm. Não derrube - o óleo vazará ou cairá na linha de ar. Um problema com ele - ele não gosta do frio, recentemente no frio por causa do relé térmico, 15 minutos foram lançados! Ele começa por 5 segundos e fica parado por 15 minutos, até que tenha esquentado um pouco e balançado. Eu pratico saúde há 15 anos, você pode até levá-lo em uma longa jornada, mas é caprichoso - sem um inversor de 12-220V 300W no carro não liga !!! Há alguém por onde conseguir, então eu recomendo !!!

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar