DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »1978 transformador abaixador
1978 Transformador abaixador
Em casa, encontrei uma fonte de alimentação de 12 volts usada para carregar as baterias. Parece que isso

<

Consiste em um transformador abaixador e uma ponte de diodos (matriz) que retifica a corrente alternada que vem do transformador para a corrente direta.
Vamos começar com ele: ele consiste em quatro diodos muito poderosos. A marca é desconhecida. A única coisa que foi feita foi "Feito na URSS" com um curto-circuito, o isolamento em fios com seção transversal de 2 mm derrete instantaneamente e os diodos estão quase frios. Aqui estão perto

Os diodos são conectados de acordo com o circuito retificador padrão.

É assim que parece neste caso.

Os fios de conexão são usados ​​em uma seção transversal muito grande; todas as conexões são feitas por parafusos e porcas; caso contrário, em alta corrente, pode ocorrer ignição do isolamento ou os fios podem simplesmente derreter.
Agora vamos desmontar o compartimento com o transformador, a tampa superior repousa sobre dois parafusos, desaparafuse a tampa e remova o transformador

Nele, como em qualquer transformador deste tipo, existem dois enrolamentos, o principal é fornecido com 220 V e o secundário com o qual são removidos 12 volts
O enrolamento primário consiste em um fio de cobre com uma seção transversal de 1 mm; a tensão da rede está diretamente conectada a ele.

Agora, vamos ao enrolamento secundário às 12, aqui estão as torneiras do enrolamento

Esse enrolamento não consiste mais de um fio, mas de uma fita de cobre com 1,5 mm de espessura e cerca de 4 mm de largura. Tais enrolamentos são usados ​​em máquinas de solda, pois a resistência de uma fita é pequena e, portanto, a alta resistência à corrente que eu não ousava medi-la, em uma situação semelhante, eu já perdi um amperímetro por 20 amperes e a fita porque ocupa menos volume em comparação com uma forma cilíndrica fio convencional, pois o cilindro possui menos área de contato.
A prova de alta corrente pode ser uma reação em curto-circuito.

E isso é tudo o que resta para se orgulhar da qualidade de fabricação da fonte de energia, porque ele agora tem 32 anos e ainda continua a funcionar corretamente.
Vídeo tentando curto-circuito do transformador

Voltar
Comentários (2)
  1. Danbaz
    #1 Danbaz Convidados 26 de setembro de 2011 22:09
    0
    E para que serve? gabar-se de que em casa estava um milagre soviético?
  2. Levsha
    #2 Levsha Convidados 10 de março de 2012 17:39
    1
    Foi assim que eles fizeram nos anos soviéticos.
    bom transe. solda a ponto pode agitar a partir dele)))
  3. Sergey
    #3 Sergey Convidados 13 de maio de 2013 22:10
    0
    Post engraçado. )) Para pesquisar com uma chave de fenda - desmonte o carregamento? Sim, isso é legal.
    Mas apenas isso não está no cabeçalho "Faça você mesmo", você precisa de outro "Faça você mesmo". Bem, quanto ao transformador, praticamente não há nada para estragar por lá. Pegamos um soldador Sovdepovsky no lago, pesado com um botão de ajuste, lavamos - secamos, funciona. Nem sequer perfura o caso.
  4. Pedra
    #4 Pedra Convidados 22 de novembro de 2013 17:50
    0
    Em princípio, isso é infor para o futuro, como espremer a corrente máxima nas menores dimensões. Então, obrigado de mim.
    Suponha que eu precise obter uma corrente impressionante de 1,5V na saída. Um fio de grande diâmetro não pode ser preso em transe sem desmontar, mas a fita pode ser facilmente inserida.
  5. Nikolay
    #5 Nikolay Convidados 1 de maio de 2017 23:21
    0
    São esses transoms no mesmo caso que são usados ​​em nossa produção como uma fonte portátil para transferências de 12 volts. Na foto 6, existem três parafusos, um grátis. Através dele, um fusível na forma de um fio de inseto é incluído no disjuntor.
  6. aluno
    #6 aluno Convidados 8 de dezembro de 2017 às 21:20
    2
    Diodos de 10 A da série (classe de tensão B-10). Coloquei-os em uma fonte de alimentação de 50 A, hesitei e apertei os fortes dissipadores de calor. A uma corrente de 50-60 amperes, a ponte aqueceu cerca de 40-45 graus em 4 horas. Porque Sim, porque sem radiadores, o gabinete sairia 2 vezes menor e mais leve, e a unidade funcionaria apenas 20 minutos por dia. Você fará o que neles - fique à vontade para colocar sem um radiador, a classificação atual é mantida com calma.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar