Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Carros caseiros » Desulfator eletrônico
Qualquer pessoa que já fez a pergunta "Por que a bateria falha?", sabe que a maioria das baterias falha justamente por sulfatação das placas. Todas as baterias de chumbo-ácido são suscetíveis a este fenômeno.
Circuito desulfator eletrônico

Fiquei surpreso com a facilidade de recondicionar uma bateria com um desulfator eletrônico. Na verdade, todas as manipulações se resumiam a conectar o dispositivo milagroso à bateria e começaria a restauração das placas sulfatadas. Além disso, não houve necessidade sequer de retirar a bateria do carro, desatarraxar as tampas das latas para retirar o excesso de gasolina e realizar quaisquer outras ações. Você nem precisa conectar um carregador. E você praticamente não precisa de nenhum controle especial - basta conectar os terminais e fazer o que quiser, e o dispositivo fará tudo sozinho.
Graças ao dispositivo em questão, você pode não só restaurar sua bateria, mas também realizar manutenção preventiva em baterias que ainda estão em serviço. Desta forma, você prolongará sua vida útil por anos.

Como funciona o desulfator


O desulfator é alimentado por uma bateria, que regenera.Usando o mesmo circuito de energia, ele gera pulsos reversos curtos e poderosos de alta frequência. Há muito se sabe que tais pulsos colocam moléculas de sulfato de chumbo em ressonância, resultando no processo inverso - dessulfatação e a bateria restaura sua capacidade e resistência.
É claro que esse método de restauração também tem desvantagens: nem todas as baterias podem ser restauradas, mas cerca de 85%. E esta, eu lhe digo, é uma ótima oportunidade para tentar esse método. Outra desvantagem é o processo de recuperação muito longo, que pode durar de um dia a um mês.

Circuito desulfator


Circuito desulfator eletrônico

O chip 555 contém um oscilador mestre que gera pulsos curtos com frequência de 1-3 kHz. Os elementos C1 e R3 filtram a tensão, garantindo o funcionamento normal do gerador. A saída do microcircuito é carregada em um transistor, que comuta a indutância. É na bobina L1 que ocorre um poderoso pulso curto após o fechamento do transistor. Este pulso é retornado à bateria através do diodo D1 e do capacitor C4.
Detalhes:
C1, C4 – a capacidade é indicada em microfarads. É melhor tomar C1 não a 30 µF, mas a 300 µF. É melhor fazer o composto C4 conectando 4 capacitores de 22 μF em paralelo, já que uma carga muito grande é colocada nele.
Os indutores L1 e L2 são enrolados em anéis de ferrite. Tudo depende da permeabilidade do núcleo magnético e do diâmetro do anel. L1 contém aproximadamente 45 voltas de fio de 0,8 mm e a bobina L2 contém 70 voltas desse fio. Em geral, recomendo usar um testador que meça a indutância ao enrolar bobinas. Os anéis podem ser retirados de fontes de alimentação desnecessárias do computador.
D1 – qualquer potente 15-25 A.

Montagem do desulfator


Desulfator eletrônico

Montei o circuito em uma placa de ensaio e soldei os jumpers por baixo com pedaços de fio. O transistor foi instalado em um pequeno dissipador de calor.
Então instalei esta placa em um case caseiro. É claro que as dimensões são muito altas e o dispositivo poderia ser muito mais compacto.
Desulfator eletrônico

Verificando o funcionamento do desulfator


É aconselhável conectar o desulfator à bateria através de um fusível, cerca de dois amperes. Embora a força dos impulsos ali seja muito maior, sua duração não é suficiente para danificar o fusível.
Depois de conectar o dispositivo, você deverá ouvir um ruído fraco indicando o funcionamento normal do dispositivo.
Desulfator eletrônico

Bem, a verificação final só pode ser feita com um osciloscópio. Para fazer isso, primeiro conecte as pontas de prova à entrada do transistor (diagrama verde). Depois de certificar-se de que o gerador está funcionando, você pode conectar as sondas paralelamente à saída do dispositivo (diagrama amarelo). E você verá pulsos periódicos em forma de pico indicando a operação normal do desulfator. No pico, esses pulsos chegam a 30 V, e nos terminais da própria bateria. E a intensidade da corrente flutua na faixa de 15-25 A.

Processo de recuperação de bateria


Antes de restaurar, é aconselhável carregar totalmente a bateria. Se você for restaurar a bateria de um carro, certifique-se de desconectar um terminal de alimentação do carro para não danificar a parte eletrônica do carro.
Em seguida, conecte o desulfator e aguarde. O tempo de espera é sempre individual. Tudo o que você precisa fazer é monitorar periodicamente a bateria - medir a tensão para evitar a descarga completa. As medições de tensão devem ser feitas com o desulfator desligado, isto é obrigatório.
O resultado máximo só pode ser obtido após 4 semanas de operação contínua do desulfator.
Embora o dispositivo seja autônomo, não recomendo deixá-lo sem vigilância.

Desulfator chinês


Desulfator eletrônico

Desulfator eletrônico

Ali Express você pode comprar um kit pronto para montagem, veja - AQUI.
Ou um dispositivo completamente acabado, veja - AQUI.

Assista ao vídeo de montagem do kit chinês



Veja o vídeo sobre como restaurar uma bateria usando um desulfator


voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (6)
  1. Agostinho
    #1 Agostinho Convidados 31 de janeiro de 2018 15h31
    8
    Os chineses são ótimos! EM CADA ALDEIA, REBITAM ALGO (AH, NOSSO POVO SEMPRE ESPERA O MANÁ DO CÉU).
  2. Vladímir Anisimov
    #2 Vladímir Anisimov Convidados 2 de fevereiro de 2018 01:47
    3
    Algo é muito duvidoso, um mês de operação contínua com corrente de 15-20 amperes, claro que ouvi falar do perpetuum mobile,
  3. Máximo
    #3 Máximo Convidados 28 de agosto de 2018 18h40
    2
    Você está dizendo que pode comprar estupidamente um desulfator chinês, substituir os indutores pelos seus e usá-los? Estou com preguiça de soldar em uma placa de ensaio. E o transistor pode ser substituído por um mais potente. Preciso ver a ficha técnica.
    1. 050360
      #4 050360 Convidados 11 de dezembro de 2019 18:51
      1
      todos os carregadores funcionam como dessulfatoradores, a saída é sempre pulsada
  4. Convidado Sergei
    #5 Convidado Sergei Convidados 3 de outubro de 2018 08:37
    1
    Por que o aparelho não apita? Rebobinei as bobinas, troquei o transistor e troquei o microcircuito. Diodo emissor de luz aceso
  5. Alexei Biskupsky
    #6 Alexei Biskupsky Convidados 26 de dezembro de 2019 00:07
    5
    Não funciona, você precisa reduzir o tempo de ativação do transistor em 0,1

Pintura com almofariz e pilão | Faça Você Mesmo

Faça você mesmo - artesanato e master classes | Página 162

Como fazer uma mini serra circular 12V

Boneco de neve feito de algodão | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar