Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Circuitos simples » O controle de brilho de LED mais simples

O circuito de controle de brilho mais simples LEDs, apresentado neste artigo, pode ser utilizado com sucesso no tuning de automóveis, e simplesmente para aumentar o conforto no carro à noite, por exemplo, para iluminar o painel de instrumentos, porta-luvas e assim por diante. Para montar este produto não é necessário conhecimento técnico, basta ter cuidado e atenção.

A tensão de 12 volts é considerada totalmente segura para as pessoas. Se você utiliza uma faixa de LED em seu trabalho, pode presumir que não sofrerá incêndio, pois a faixa praticamente não esquenta e não pode pegar fogo por superaquecimento. Mas é preciso precisão no trabalho para evitar curto-circuito no dispositivo montado e, consequentemente, incêndio e, portanto, para preservar seu patrimônio.

O transistor T1, dependendo da marca, pode ajustar o brilho LEDs com potência total de até 100 watts, desde que instalado em radiador de refrigeração de área adequada.

O funcionamento do transistor T1 pode ser comparado ao funcionamento de uma torneira de água comum, e do potenciômetro R1 com sua alça. Quanto mais você desparafusa, mais água flui. Então está aqui.Quanto mais você desparafusa o potenciômetro, mais corrente flui. Se você apertar, vaza menos e brilha menos. LEDs.

Circuito regulador

O controle de brilho de LED mais simples

Para este esquema não precisaremos de muitas peças.

Transistor T1. Você pode usar KT819 com qualquer letra. KT729. 2N5490. 2N6129. 2N6288. 2SD1761. BD293. BD663. BD705. BD709. BD953. Esses transistores devem ser selecionados dependendo da potência LEDs você planeja regular. Dependendo da potência do transistor, seu preço também depende.

O potenciômetro R1 pode ser de qualquer tipo com resistência de três a vinte quilo-ohms. Um potenciômetro de três quilo-ohms reduzirá apenas ligeiramente o brilho LEDs. Dez quilo-ohms irão reduzi-lo a quase zero. Vinte – ajustará a partir do meio da escala. Escolha o que melhor combina com você.

Se você usar uma faixa de LED, não terá que se preocupar em calcular a resistência de amortecimento (no diagrama R2 e R3) usando fórmulas, pois essas resistências já estão embutidas na faixa durante a fabricação e tudo que você precisa fazer é conectar para uma voltagem de 12 volts. Você só precisa comprar uma fita específica para 12 volts. Se você conectar uma fita, exclua as resistências R2 e R3.

Eles também produzem conjuntos de LED projetados para fonte de alimentação de 12 volts e lâmpadas LED para carros. Em todos esses dispositivos, resistores de têmpera ou drivers de potência são incorporados durante a fabricação e conectados diretamente à rede on-board da máquina. Se você está apenas dando os primeiros passos na eletrônica, é melhor usar apenas esses dispositivos.

Então, decidimos os componentes do circuito, é hora de começar a montar.

Aparafusamos o transistor em um parafuso ao radiador de refrigeração através de uma junta isolante condutora de calor (para que não haja contato elétrico entre o radiador e a rede de bordo do veículo, para evitar curto-circuito).

Corte o fio em pedaços do comprimento necessário.

Tiramos o isolamento e estanhamos com estanho.

Limpe os contatos da faixa de LED.

Solde os fios na fita.

Protegemos os contatos expostos com uma pistola de cola.

Soldamos os fios ao transistor e os isolamos com uma caixa termorretrátil.

Soldamos os fios ao potenciômetro e os isolamos com uma caixa termorretrátil.

Montamos o circuito usando um bloco de contato.

Nós o conectamos à bateria e testamos em diferentes modos.

O controle de brilho de LED mais simplesO controle de brilho de LED mais simplesO controle de brilho de LED mais simplesO controle de brilho de LED mais simplesO controle de brilho de LED mais simples

Tudo funciona bem.

Assista ao vídeo do regulador em ação

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (5)
  1. Evgeniy-Alekseevich Kaptelov
    #1 Evgeniy-Alekseevich Kaptelov Convidados 29 de janeiro de 2018 21h20
    6
    Há um erro na pinagem da caixa metálica do transistor. O emissor do transistor nunca está conectado ao corpo, apenas o coletor está conectado ao corpo. E também, em transistores de baixa potência como MP25---42B, a base está conectada ao corpo.
  2. Mormorologista
    #2 Mormorologista Convidados 30 de janeiro de 2018 21h24
    3
    Um regulador PWM custa três copeques. E se alguém, em vez de PWM sem perdas e aquecimento ou reostato, for forçado a estudar um seguidor de emissor (também conhecido como circuito para conectar um transistor bipolar (BT) a um coletor comum (OC)), então o terminal direito do potenciômetro deve ser reduzido para “-”. Eu não ensino torcer padade no balé!
    1. Pavlovich
      #3 Pavlovich Convidados 19 de fevereiro de 2019 20h55
      1
      Para que?????
    2. Hector
      #4 Hector Convidados 15 de março de 2019 13h43
      2
      Nesse circuito seu conselho não vai adiantar, aqui você pode jogar fora tanto o potenciômetro quanto o transistor, os diodos ainda não vão funcionar, pois estão conectados incorretamente, a polaridade está invertida))) Bom, no geral está tudo correto , a saída correta é aterrada, adicione um resistor limitador de corrente à base para que o transistor não falhe e ajuste imediatamente a tensão de saída para se livrar de R2, R3
  3. Convidado Artyom
    #5 Convidado Artyom Convidados 26 de junho de 2019 22h23
    1
    Montei de acordo com este circuito usando um transistor 2SD526-Y e um resistor variável de 33 kOhm, tudo funciona, o brilho é ajustável. O transistor é instalado em um pequeno radiador, a carga é uma faixa de LED 2835 com cerca de 0,5 m de comprimento, nada esquenta. Obrigado ao autor pelo diagrama!

Faça você mesmo - artesanato e master classes | Página 241

Como transformar uma camiseta masculina em feminina | Faça Você Mesmo

Como fazer um grande furo redondo em ladrilhos de cerâmica usando uma esmerilhadeira com as próprias mãos

Camisa feminina com zíper | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar