DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Recuperação eletrônica de bateria
Segundo as estatísticas, a maioria das baterias falha devido à sulfatação das placas. Por quais razões esse fenômeno ocorre, não vou entrar em particular, mas, em pequena parte, isso se deve ao mau funcionamento da bateria. E mais - com uma bateria de longa duração.
Existem várias maneiras de reverter a sulfatação, um processo chamado dessulfatação. Vou lhe dizer como montar um dispositivo eletrônico que pode dessulfurar placas de bateria com pulsos elétricos.

Vantagens do método eletrônico de recuperação de bateria


Para restaurar a bateria, não precisa ser submetido a nenhuma desmontagem, o que é muito importante ao restaurar baterias não separáveis ​​ou em gel. Ele nem precisa ser removido do carro quando se trata de uma bateria de carro.
Esse método de recuperação é eficaz em 80% dos casos - e essa é uma porcentagem muito boa.
Com o tempo, o método não é caro e não levará mais de 24 horas.

Circuito elétrico


Recuperação Eletrônica de Bateria

O esquema não é complicado. À esquerda, há uma ponte retificadora com capacitores de suavização. Em seguida, vem o estabilizador no microcircuito, que alimenta o oscilador principal montado no cronômetro 555. O cronômetro, por sua vez, controla um potente transistor de efeito de campo que muda a bateria para a fonte de energia.
Todo o circuito é conectado a um transformador retificador, com uma saída do enrolamento secundário de 15 a 20 volts de corrente alternada. A tensão é retificada em corrente contínua de até 20 a 25 V. Essa será a tensão principal que será fornecida à bateria. O oscilador principal gera pulsos muito curtos de alta frequência, algo em torno de 10-35 kHz. Por meio de um comutador de transistor, esses pulsos chegam à bateria.

Princípio de operação


O dispositivo fornece pulsos curtos de alta amplitude à bateria. O pico, que pode atingir 10-25 A. Sob a influência desses pulsos de alta frequência e alta amplitude, os elétrons de íons são excitados, o que destrói o sulfato de chumbo e a bateria recupera sua capacidade.
Recuperação Eletrônica de Bateria

Esse método de recuperação é muito eficaz e ajuda a trazer à vida, ao que parece, baterias quase "mortas".

Montagem do dispositivo de dessulfatação


Você pode montar o circuito na tábua de pão. O transistor não será supérfluo para instalar em um radiador pequeno.
Recuperação Eletrônica de Bateria

Recuperação Eletrônica de Bateria

Processo de Recuperação de Bateria


De qualquer forma, antes de começar a restaurar a bateria, seria bom verificar a presença de eletrólito nos bancos. E, se necessário, adicione água destilada.
Bem, então nos conectamos à bateria como um carregador normal e monitoramos periodicamente o processo de carregamento, medindo a tensão na bateria.
Recuperação Eletrônica de Bateria

Recuperação Eletrônica de Bateria

Todo o processo pode levar de 1 hora a 24 horas, tudo depende da capacidade da bateria. Naturalmente, para baterias de carros, será mais. Também é possível que uma bateria com grande capacidade exija um transformador de rede mais potente com uma voltagem mais alta.
Um resistor variável controla a frequência de pulso. Ao girar quais, experimentalmente, eles alcançam os melhores resultados de recuperação.
Durante todo o tempo, consegui restaurar mais de uma bateria. O dispositivo é adequado para baterias de 12 volts e baterias de 6 volts.
Recuperação Eletrônica de Bateria

Assista ao vídeo


Voltar
Comentários (2)
  1. Vyacheslav
    #1 Vyacheslav Convidados 29 de janeiro de 2018 17:46
    0
    Posso aprender mais?
  2. Eugene Ganko
    #2 Eugene Ganko Convidados 31 de janeiro de 2018 13:55
    0
    Obrigada
  3. Vladimir Gryadovkin
    #3 Vladimir Gryadovkin Convidados 4 de fevereiro de 2018 12:16
    2
    Se a massa ativa desmoronar, não a levante no lugar com nenhum dispositivo eletrônico! Não acredite em contos de fadas!
  4. SanSanych
    #4 SanSanych Convidados 22 de fevereiro de 2018 10:25
    0
    Experiente ... como é?
  5. Convidado Sergey
    #5 Convidado Sergey Convidados 24 de fevereiro de 2018 20:31
    2
    A julgar pelo artigo, o autor tem um bom conhecimento de eletrônica, mas é pouco versado em química e não está muito próximo do tópico principal do vídeo. O principal motivo da falha da bateria no final de seu serviço não está associado à sulfatação, mas à destruição da estrutura de placas positivas. Nesse caso, apenas a desmontagem e substituição das placas positivas economizará. Porém, mesmo que a causa da falha da bateria seja a sulfatação das placas, não é fato que, ao remover a sulfatação da massa ativa, você devolva a bateria à vida. O fato é que, mesmo com a sulfatação média das placas, a separação forma cristais de sulfato de chumbo, que crescem através da separação. E quando a sulfatação é removida, esses cristais de sulfato de chumbo são reduzidos a chumbo metálico e formam pontes entre as placas positivas e negativas, que causam um curto-circuito entre as placas. Como resultado, uma bateria com bancos defeituosos resulta em uma autodescarga muito grande. Nesses bancos, quase uma descarga completa de latas defeituosas pode ocorrer por dia ...
  6. Vasya
    #6 Vasya Convidados 8 de setembro de 2018 16:37
    0
    Fez de acordo com um princípio semelhante. A bateria estupidamente caiu no fundo. embora o poder do transformador não fosse grande 63 watts, acc 62Ah. Este método de dessulfatação geralmente não é adequado para Akum.
  7. Convidado Vladimir
    #7 Convidado Vladimir Convidados 11 de junho de 2019 às 17:55
    0
    A frequência reivindicada de 10-20 kHz e a forma de onda 153 Hz.
    Para medir o pulso atual, você pode conectar um resistor de baixa resistência (0,1-0,05) ohm ao circuito de carga, conectar as pontas de prova do osciloscópio e calcular a amplitude do pulso de acordo com a lei de Ohm.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar