Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Estabilizador para LEDs e DRL
Quase todos os motoristas estão familiarizados com um problema como a rápida falha das lâmpadas LED. Que são freqüentemente colocadas nas luzes laterais, luzes diurnas (DRL) ou em outras luzes.
Normalmente, essas lâmpadas LED têm baixo consumo de energia e corrente. Do que realmente falar e sua escolha é causada.
Por si só, o LED serve facilmente em condições ideais por mais de 50.000 horas, mas no carro, especialmente no doméstico, às vezes não é suficiente por um mês. Primeiro, o LED começa a piscar e depois queima completamente.
Estabilizador para LEDs e DRL

Qual o motivo disso?


O fabricante da lâmpada escreve a marcação "12V". Essa é a voltagem ideal na qual os LEDs da lâmpada operam quase no máximo. E se você aplicar 12 V a esta lâmpada, ela funcionará com brilho máximo por muito tempo.
Então, por que queima em um carro? Inicialmente, a voltagem da rede de bordo do veículo é de 12,6 V. Já existe um sobreavaliação de 12. E a voltagem da rede de veículos acabados pode chegar a 14,5 V. Acrescentamos a todas essas várias oscilações da troca de lâmpadas de alta ou baixa potência, poderosos pulsos de tensão e interferência magnética ao dar partida no motor a partir da partida. E não teremos a melhor rede para alimentar LEDs, que, diferentemente das lâmpadas incandescentes, são muito sensíveis a todas as alterações.
Como muitas vezes em lâmpadas chinesas simples não há elementos limitadores além de um resistor, a lâmpada falha devido a sobretensão.
Durante a minha prática, troquei dezenas dessas lâmpadas. A maioria deles não serviu nem um ano. No final, eu me cansei e decidi procurar uma saída mais simples.

Regulador de tensão simples para LEDs


Para garantir uma operação confortável dos LEDs, decidi fazer um estabilizador simples. Absolutamente não complicado, qualquer motorista pode repeti-lo.
Tudo o que precisamos:
  • - ,
  • - ,
  • - .
  • - um pedaço de PCB para a placa,
  • - .

Como tudo. Todo o equipamento custa um centavo nos links expressos de Ali na lista.

Circuito estabilizador


Estabilizador para LEDs e DRL

O esquema é retirado da folha de dados no chip L7805.
Estabilizador para LEDs e DRL

Tudo é simples - a entrada está à esquerda, a saída está à direita. Esse estabilizador pode suportar até 1,5 A de carga, desde que instalado no radiador. Naturalmente, para lâmpadas pequenas, nenhum radiador é necessário.

Conjunto do estabilizador de LED


Tudo o que você precisa é cortar a peça desejada da PCB. Você não precisa envenenar os trilhos - cortei linhas simples com uma chave de fenda comum.
Solde todos os elementos e pronto. Não precisa ser configurado.
Estabilizador para LEDs e DRL

Estabilizador para LEDs e DRL

No papel do corpo serve como um soprador.
A vantagem do circuito é que está na moda usar uma carroçaria como radiador, uma vez que a saída central da caixa do microcircuito está conectada ao sinal de menos.
Estabilizador para LEDs e DRL

Isso é tudo, os LEDs não desaparecem mais. Estou viajando há mais de um ano e esqueci esse problema, o que eu aconselho.

Assista ao vídeo de montagem


Voltar
Comentários (8)
  1. Victor
    #1 Victor Convidados 19 de janeiro de 2018 10:18
    0
    Está tudo bem, mas.
    E o flange do microcircuito não provoca curto-circuito no sinal de mais e menos por uma hora; o isolamento não é visível. Quando a lâmpada estiver em boa potência, uma boa energia será alocada no LM-ke e o isolamento necessário não estará derretendo.
  2. Vladimir
    #2 Vladimir Convidados 20 de janeiro de 2018 06:29
    4
    É mais correto estabilizar não a tensão nos LEDs, mas a corrente através deles. A opção mais fácil é o LM317. Defina o valor atual para 90% do valor máximo para esse diodo.
    1. Dimka
      #3 Dimka Convidados 20 de janeiro de 2018 11:16
      2
      Você não está certo! Para LEDs, sim - é melhor estabilizar a corrente. Mas para lâmpadas acabadas com resistores no interior, basta estabilizar a tensão! Porque a corrente para eles se estabilizarem não funciona.
  3. Alexpanych
    #4 Alexpanych Convidados 22 de janeiro de 2018 12:50
    1
    De fato, um pequeno aumento na tensão de alimentação não é assustador para LEDs com resistores.
    O problema é que em um carro na rede de bordo há picos de energia significativamente maiores, basta olhar para o padrão para testar dispositivos para a rede de bordo:
    Surto + -100V pode ser normal. Sim, é de -100 a +100 volts.
    Assim, para se proteger quando adulto, o primeiro deve ser um diodo com uma tensão reversa admissível de pelo menos 100V, ótimo se for de até 1000V.
    Mas então você precisa de um estabilizador. E como já temos um resistor, ele deve apenas "comer" os lances para não aquecer. Portanto, recomendo que você não tome 7812 (tensão de estabilização de +11,5 a +12,5), mas 7815 (de +14,4 a +15,6). Eu acho que isso é suficiente. E não vai esquentar.
    Mas o autor está certo - quanto menos corrente nos LEDs, mais tempo eles durarão. E se o fabricante subestimou a resistência do resistor limitador para obter luz mais brilhante de LEDs baratos, é lógico escolher o 7812 com uma tensão de saída mais baixa.
  4. Dmitry
    #5 Dmitry Convidados 23 de janeiro de 2018 11:22
    1
    E tudo ficaria bem, mas, de acordo com a descrição do microcircuito, os capacitores devem ter pelo menos 2,2 mícrons de capacidade para tântalo ou cerâmica e pelo menos 10 mícrons para eletrólitos. A potência de dissipação é de 8 W; portanto, ao usar LEDs de alta potência, é necessário um dissipador de calor. Observe também que a diferença mínima de tensão de entrada e saída deve ser de pelo menos 2,5 volts (12 + 2,5 = 14,5); portanto, se a bateria não for muito boa e a luz, a música e o fogão estiverem ligados, não haverá sentido no circuito. da palavra "completamente" ...
  5. Vladimir
    #6 Vladimir Convidados 3 de fevereiro de 2018 às 19:05
    1
    A referência provavelmente precisa ser corrigida; o chip 7805 é indicado para 5V, mas ainda é necessário para 7812 para 12V
  6. Convidado Vladimir
    #7 Convidado Vladimir Convidados 17 de março de 2018 08:01
    0
    Este é o nosso caminho, apenas tente ...
  7. Ha
    #8 Ha Convidados 13 de setembro de 2018 08:23
    1
    É necessário estabilizar a CORRENTE, não a tensão.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar