DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » "Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso (não LUT)
Quando uma impressora a laser está disponível, os presuntos usam uma tecnologia de fabricação de PCB chamada LUT. No entanto, esse dispositivo não está disponível em todas as casas, porque mesmo em nosso tempo é muito caro. Ainda existe tecnologia de fabricação usando filme fotorresistivo. No entanto, para trabalhar com ele, você também precisa de uma impressora, mas já um jato de tinta. Já é mais fácil, mas o filme em si é bastante caro e, para um iniciante em rádio amador, primeiro é melhor gastar os fundos disponíveis em uma boa estação de solda e outros acessórios.
É possível criar uma placa de circuito impresso de qualidade aceitável em casa sem uma impressora? Sim Você pode. Além disso, se tudo for feito conforme descrito no material, será preciso muito dinheiro e tempo, e a qualidade estará em um nível muito alto. De qualquer forma, a corrente elétrica "corre" por esses caminhos com grande prazer.

A lista de ferramentas e consumíveis necessários


Vale a pena começar com a preparação de ferramentas, utensílios e suprimentos, dos quais você simplesmente não pode prescindir. Para implementar o método mais orçamentário de fabricar placas de circuito impresso em casa, você precisará do seguinte:
  1. Software de design de desenho.
  2. Filme plástico transparente.
  3. Fita estreita.
  4. Marcador
  5. Fibra de vidro frustrada.
  6. Lixa.
  7. Álcool
  8. Escova de Dentes.
  9. Ferramenta para fazer furos com diâmetro de 0,7 a 1,2 mm.
  10. Ferro clórico.
  11. Recipiente de plástico para gravação.
  12. Pincel.
  13. Ferro de solda.
  14. Solda.
  15. Fluxo líquido.

Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Analisaremos brevemente cada item, pois existem algumas nuances que só podem ser alcançadas pela experiência.
Atualmente, existe um grande número de programas para o desenvolvimento de placas de circuito impresso, mas para um iniciante, o Sprint Layout é a opção mais fácil. É fácil aprender a interface, você pode usá-la gratuitamente, há uma enorme biblioteca que inclui componentes de rádio comuns.
É necessário polietileno para transferir a imagem do monitor. Melhor levar o filme mais a sério, por exemplo, de capas antigas de livros escolares. Qualquer fita é adequada para conectá-la ao monitor. É melhor escolher um estreito - será mais fácil descolar (este procedimento não danifica o monitor).
Os marcadores devem ser discutidos em mais detalhes, pois esse é um assunto delicado. Para transferir o padrão para o polietileno, em princípio, qualquer opção é adequada. Mas para desenhar em fibra de vidro revestida com papel alumínio, é necessário um marcador especial. Mas há um pequeno truque aqui, como economizar dinheiro e não comprar marcadores "especiais" bastante caros para desenhar placas de circuito impresso. O fato é que esses produtos por suas propriedades não são absolutamente diferentes dos marcadores permanentes comuns, que são vendidos 5 a 6 vezes mais baratos em qualquer papelaria. Mas o marcador deve necessariamente ter a inscrição "Permanente". Caso contrário, nada funcionará.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Fibra de vidro com folha pode ser tomada qualquer. Melhor se for mais grosso. Iniciantes com esse material são muito mais fáceis de trabalhar. Para limpá-lo, você precisará de uma lixa com um tamanho de grão de cerca de 1000 unidades, além de álcool (existe em qualquer farmácia). O último consumível pode ser substituído por um líquido para misturar o esmalte, em qualquer casa onde a mulher mora.No entanto, este remédio cheira bastante desagradável e resistiu por muito tempo.
Para perfurar a placa, é melhor ter uma mini-broca ou gravadora especial. No entanto, você pode seguir um caminho mais barato. Basta comprar um mandril de pinça ou came para brocas pequenas e adaptá-lo a uma furadeira doméstica convencional.
O cloreto férrico pode ser substituído por outros produtos químicos, incluindo aqueles que provavelmente já estão em sua casa. Por exemplo, uma solução de ácido cítrico em peróxido de hidrogênio é adequada. Informações sobre como composições alternativas para placas de gravação são preparadas para placas de gravação podem ser encontradas na Web sem problemas. A única coisa que vale a pena prestar atenção é o recipiente para essa química - deve ser de plástico, acrílico, vidro, mas não de metal.
Sobre ferro de solda, solda e fluxo líquido, não vale a pena falar com mais detalhes. Se o radioamador chegou à questão de fabricar uma placa de circuito impresso, ele provavelmente está familiarizado com essas coisas.

Desenvolvimento e transferência do desenho do quadro para o modelo


Quando todas as ferramentas, acessórios e consumíveis acima estiverem preparados, você poderá desenvolver o quadro. Se o dispositivo que está sendo fabricado não for exclusivo, será muito mais fácil fazer o download do projeto na Web. Mesmo uma imagem JPEG normal serve.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Se você quiser ir de uma maneira mais complicada - faça você mesmo um quadro. Essa opção geralmente é inevitável, por exemplo, em situações em que você não possui exatamente os mesmos componentes de rádio necessários para montar a placa original. Assim, substituindo os componentes por análogos, abaixo deles, você deve alocar espaço na fibra de vidro, ajustar os orifícios e as faixas. Se o projeto for único, o conselho deverá ser desenvolvido do zero. É para isso que serve o software acima.
Quando o layout do quadro estiver pronto, resta apenas transferi-lo para um modelo transparente. O polietileno é fixado diretamente no monitor usando fita adesiva. Em seguida, simplesmente traduzimos o desenho existente - faixas, pontos de contato e assim por diante. Para esses fins, é melhor usar o mesmo marcador permanente. Não é apagado, nem manchado, e é claramente visível.

Preparação de fibra de vidro


O próximo passo é a preparação de fibra de vidro. Primeiro você precisa cortá-lo pelo tamanho da placa do futuro. É melhor fazer isso com uma pequena margem. Para cortar fibra de vidro, você pode usar um dos vários métodos.
Em primeiro lugar, o material é perfeitamente cortado com uma serra. Em segundo lugar, se você tiver um gravador com rodas de corte, será conveniente usá-lo. Em terceiro lugar, a fibra de vidro pode ser cortada à medida com uma faca de escritório. O princípio do corte é o mesmo que quando se trabalha com um cortador de vidro - uma linha de corte é aplicada em várias passagens e o material é simplesmente quebrado.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Agora, é necessário limpar a camada de cobre da fibra de vidro do revestimento protetor e do óxido. Não há maneira melhor do que uma lixa para resolver esse problema. A granularidade é obtida de 1000 a 1500 unidades. O objetivo é obter uma superfície limpa e brilhante. Não vale a pena descascar a camada de cobre com um brilho espelhado, pois pequenos arranhões na lixa aumentam a adesão da superfície, o que será necessário a seguir.
Em conclusão, resta apenas limpar a película contra poeira e impressões digitais. Para fazer isso, use álcool ou acetona (removedor de esmalte). Após o processamento, não tocamos a superfície de cobre com as mãos. Para manipulações subseqüentes, capturamos fibra de vidro além das bordas.

A combinação do modelo e fibra de vidro


Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Agora, nossa tarefa é combinar o padrão obtido no polietileno com a fibra de vidro preparada. Para isso, o filme é sobreposto no lugar certo e posicionado. Os restos são embrulhados na parte de trás e presos com a mesma fita adesiva.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Furos de perfuração


Antes de perfurar, é recomendável que você conserte de alguma forma fibra de vidro com um gabarito na superfície. Isso permitirá maior precisão e também eliminará a rotação repentina do material durante a passagem da broca.Se você tiver uma máquina de perfuração para esse trabalho, o problema descrito não surgirá.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Você pode fazer furos em fibra de vidro a qualquer velocidade. Alguém trabalha em baixa velocidade, alguém em alta velocidade. A experiência mostrou que as brocas duram muito mais se forem operadas em baixas velocidades. Portanto, são mais difíceis de quebrar, dobrar e danificar o afiador.
Os furos são perfurados diretamente através de polietileno. Os pontos de referência serão os futuros pontos de contato desenhados no modelo. Se o projeto exigir, altere oportunamente a broca para o diâmetro desejado.

Desenhando faixas


Em seguida, o modelo é removido, mas não descartado. Ainda tentamos não tocar o revestimento de cobre com as mãos. Para desenhar faixas, usamos um marcador, sempre permanente. É claramente visível na trilha que ele deixa. É melhor fazer um passe, pois após o endurecimento do verniz, que faz parte de um marcador permanente, será muito difícil fazer correções.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Como guia, usamos o mesmo modelo de polietileno. Você também pode desenhar na frente do computador, consultando o layout original, onde há marcações e outras notas. Se possível, é melhor usar vários marcadores com pontas de diferentes espessuras. Isso permitirá uma melhor renderização de faixas finas e polígonos extensos.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Depois de desenhar o desenho, esperamos definitivamente algum tempo necessário para o endurecimento final do verniz. Você pode até secar. A qualidade das faixas futuras dependerá disso.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Marcação e limpeza de marcas de via


Agora, a parte divertida é gravar o quadro. Existem várias nuances aqui que poucas pessoas mencionam, mas elas afetam significativamente a qualidade do resultado. Antes de tudo, preparamos uma solução de cloreto férrico de acordo com as recomendações da embalagem. Normalmente, o pó é diluído com água na proporção de 1: 3. E aqui está a primeira dica. Torne a solução mais saturada. Isso ajudará a acelerar o processo, e as faixas desenhadas não cairão antes que tudo que você precisa seja apagado.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Imediatamente o segundo conselho. É recomendável mergulhar o banho com a solução em água quente. Você pode aquecê-lo em uma tigela de metal. Um aumento de temperatura, como é conhecido desde o currículo escolar, acelera significativamente a reação química, que é a gravura de nosso conselho. Reduzir o tempo do procedimento está próximo. Os caminhos dos marcadores causados ​​pelo marcador são bastante instáveis ​​e, quanto menos ficarem ácidos no líquido, melhor. Se, à temperatura ambiente, a carga no cloreto férrico for gravada por cerca de uma hora, em água morna, esse processo será reduzido para 10 minutos.
Em conclusão, outra dica. No processo de decapagem, embora já seja acelerado pelo aquecimento, recomenda-se mover constantemente o painel, bem como limpar os produtos da reação com uma escova para desenhar. Combinando todas as manipulações acima, é bem possível corroer o excesso de cobre em apenas 5-7 minutos, o que é simplesmente um excelente resultado para essa tecnologia.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

No final do procedimento, a prancha deve ser bem lavada em água corrente. Então nós secamos. Resta apenas lavar os vestígios do marcador, ainda cobrindo nossos caminhos e manchas. Isso é feito da mesma forma com álcool ou acetona.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Estanho PCB


Antes de estanhar, devemos novamente percorrer a camada de cobre com uma lixa. Mas agora estamos fazendo isso com muito cuidado para não danificar as faixas. A maneira mais fácil e acessível de estanho é tradicional, usando ferro de solda, fluxo e solda. Você também pode usar ligas de rosa ou madeira. Há também o chamado estanho líquido no mercado, que pode simplificar bastante a tarefa.
Mas todas essas novas tecnologias exigem custos adicionais e alguma experiência; portanto, pela primeira vez, o método clássico de estanhagem também é adequado.O fluxo líquido é aplicado às faixas limpas. Em seguida, a solda é coletada na ponta do ferro de solda e distribuída sobre o cobre restante após a gravação. É importante aquecer as faixas, caso contrário a solda pode não "grudar".
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT

Se você ainda tiver ligas de rosa ou madeira, poderá usá-las não por tecnologia. Eles simplesmente derretem notavelmente com um ferro de solda, são facilmente distribuídos ao longo dos trilhos, não se dispersam em pedaços, o que será apenas uma vantagem para um amador iniciante em rádio.

Conclusão


Como pode ser visto acima, a tecnologia de baixo custo para a fabricação de placas de circuito impresso em casa é realmente acessível e barata. Nem uma impressora, nem um ferro, nem um filme fotorresistente caro são necessários. Usando todas as dicas acima, você pode facilmente criar o mais simples artesanatosem investir muito dinheiro, o que é muito importante nos estágios iniciais do rádio amador.
Uma maneira simples de criar placas de circuito impresso não é LUT
Voltar
Comentários (10)
  1. Vasya
    #1 Vasya Convidados 7 de janeiro de 2018 14:22
    1
    peróxido de hidrogênio e ácido cítrico mais fáceis no lugar do cloreto férrico.
  2. Vitaly A. Titarenko
    #2 Vitaly A. Titarenko Convidados 7 de janeiro de 2018 18:35
    0
    Para a gravação, usamos um método ainda mais simples -
    ácido clorídrico (HCl) + peridrol (30% de peróxido de hidrogênio H2O2).
    Conectado na quantidade de 70% + 30%
    Envenenado por 15-20 minutos.
    E TUDO!

    Atenciosamente
    Vitaly A. Titarenko.
  3. Salimzyan
    #3 Salimzyan Convidados 12 de janeiro de 2018 20:53
    2
    E também sulfato de cobre com sal.
    1. Guest Valery
      #4 Guest Valery Convidados 24 de janeiro de 2018 20:53
      0
      sim, definitivamente funciona, verificou-se. Mas o ácido salino + a hidropirita ou o О2О2 (peróxido de hidrogênio) envenenam mais rápido, mas é importante não exagerar, caso contrário tudo vai engolir.
      1. Convidado Vladimir
        #5 Convidado Vladimir Convidados 28 de março de 2018 18:00
        1
        Eu envenenei com sal e peróxido.
  4. Nikolay Alexandrovich
    #6 Nikolay Alexandrovich Convidados 27 de janeiro de 2018 17:32
    0
    Obrigada Útil.
  5. Irmão anon
    #7 Irmão anon Convidados 27 de junho de 2018 09:29
    1
    Obrigado, bom tempo. É verdade que haverá uma pequena correção. Desenhar do monitor no filme ainda não é bom. Pode haver distorção de escala. Sim, e o monitor arrastou-se. É necessário imprimir o esquema em uma folha de papel e, já em cima da folha, desenhar no filme. Você pode fazer furos, através do filme e através de uma folha de papel. Mas as faixas são verificadas através do filme.
  6. Guest Alex
    #8 Guest Alex Convidados 15 de fevereiro de 2019 07:18
    0
    Ainda assim, é melhor gravar com ferro de cloro e não há cheiro e é seguro e não é caro, e transferir uma foto através de um papel carbono é melhor do que LUT, não é nada difícil passar uma revista brilhante.
    1. Vasily
      #9 Vasily Convidados 18 de fevereiro de 2019 11:52
      1
      Está escrito para quem não tem impressora. Este método é conhecido desde os anos 70. então não havia impressoras e computadores. Mas eu não recomendo perfurar categoricamente uma placa antes de aplicar faixas e antes de gravar. o verniz preenche os buracos, eles precisam ser limpos. e se não inundar, a solução poderá chegar lá e corroer as bordas dos sites.
    2. convidado Vasily
      #10 convidado Vasily Convidados 18 de fevereiro de 2019 11:54
      0
      Isto é para aqueles que não têm uma impressora.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar