Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »A maneira mais eficaz de restaurar a bateria
Saudações a seus amigos. Hoje vou falar sobre a maneira mais eficaz de restaurar a capacidade das baterias de chumbo-ácido.
Durante o período de operação mais correta, a bateria perde sua capacidade todos os dias. E, a certa altura, sua carga não é suficiente para dar partida no motor do carro. Este exemplo aumenta com o advento do tempo frio.
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Naturalmente, o entusiasta do carro coloca a bateria na carga e depois de um tempo vê que a bateria não está carregando, e a voltagem durante o carregamento é normal - 14,4-14,7 V ou superior (12,6 sem carregador).
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Então, se houver um plugue de carga, é feita uma verificação e acontece que, sob carga, a tensão é drenada drasticamente. Tudo indica uma perda de capacidade da bateria. A razão para isso é a sulfatação das placas.
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Geralmente, com o uso adequado, isso acontece após cerca de 5 anos. Este é um indicador muito bom. E existe uma saída - comprar uma bateria nova. Mas, se você quiser economizar dinheiro (já que as baterias não estão baratas agora) e prolongar a vida útil da bateria por mais alguns anos, é necessário realizar sua manutenção. E não é simples, mas especial, que pode reviver a bateria.

Quais baterias podem ser restauradas?


Este método é adequado para baterias que não foram expostas a graves danos mecânicos ou de corrente durante o uso. E eles se tornaram inutilizáveis ​​como resultado da sulfatação natural e temporária.
Este método não é adequado para baterias recarregáveis ​​nas quais há uma troca interna de placas, há um circuito interno das latas, há um inchaço ou outro dano mecânico.
O método é excelente para dessulfatação de placas e é popularmente chamado de método de "inversão de polaridade" da bateria.
Dividirei a recuperação da bateria em três fases.

Processo de Recuperação de Bateria


Estágio Um: Preparação


A primeira coisa não é necessária, mas você precisa fazer isso para limpar a superfície da bateria de qualquer sujeira. Lave toda a superfície com detergente.
Em seguida, verifique visualmente se não há danos ao caso, na ausência de inchaço e protuberâncias nas laterais.
Segundo, abra todos os plugues da lata e verifique se há eletrólito. Se não estiver em uma das latas, verifique se não há rachaduras no estojo.
Em seguida, usando uma lanterna, inspecione as placas internas - não deve haver dispersão. Aqui, apenas para uma, você pode ver claramente a sulfatação - um revestimento branco nas placas.
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Se tudo estiver em ordem, adicione água destilada a cada lata ao nível. Não será supérfluo medir a densidade de eletrólitos de cada compartimento.

Estágio dois: método de recuperação clássico


Antes de prosseguir com a reversão da polaridade da bateria, é necessário testar o método de recuperação usual, que já se tornou um clássico.
Etapa 1: carregue a bateria com uma carga total de 14,4 V.
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Etapa dois: com uma lâmpada de halogênio ou outra carga, descarregue a bateria até 10,6 V (a tensão é medida sob a mesma carga).
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Repetimos o ciclo dessas duas etapas três vezes e carregamos a bateria até a cheio. Verificamos a capacidade do garfo de carga ou partida na operação da máquina. Se a bateria se recuperar - bem - continue a operar.Se não, ou não o suficiente, vá para o terceiro estágio.

Estágio três: Bateria reversa


Este método de recuperação da bateria é o mais eficaz de todos os existentes. E reanima a bateria em quase 90% dos casos.
Etapa 1: Penduramos na bateria uma carga na forma de uma lâmpada de halogênio e descarregamos a bateria para zero. A lâmpada apaga após cerca de um dia (tudo depende da capacidade inicial da bateria). Deixamos a bateria com a lâmpada conectada por mais 2-3 dias para finalmente descarregar os resíduos.
Etapa dois: carregamento da bateria com corrente reversa. Conectamos o carregador ao contrário: mais para menos e menos para mais. Para não danificar o carregador (ou para evitar a proteção contra curto-circuito), conectamos a mesma lâmpada halógena em série às baterias. E carregue a bateria em polaridade reversa. Após a tensão subir para 5-6 volts, a lâmpada pode ser excluída do circuito. É aconselhável definir a corrente de carga para 5% da capacidade da bateria. Ou seja, se a capacidade for de 60 ampere-hora, configuramos a corrente de carga na direção oposta para 3 Amperes. Nesse momento, todas as latas com eletrólito começam a fervilhar ativamente e assobiam - isso é normal, como o processo inverso.
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Cobramos por cerca de um dia, até a tensão de 12 a 14 V.
A maneira mais eficaz de restaurar a bateria

Etapa três: novamente, descarregamos completamente a bateria com uma lâmpada de halogênio por alguns dias. Em seguida, fazemos a cobrança correta mais para mais, menos para menos. Cobramos até 14.4 V.
Sobre isso, todas as ações são concluídas.

Resultado da recuperação da bateria


Normalmente, o resultado ajuda a aumentar a capacidade da bateria para 70-100% da fábrica, é claro, há exceções.
Especificamente, no meu caso, consegui aumentar a capacidade em 95% - o que é um excelente resultado. Depósitos brancos de sulfato desapareceram das placas e ficaram pretos como uma bateria nova. O eletrólito tornou-se mais transparente e limpo.

Vídeo de recuperação de bateria


Eu recomendo que você assista a um vídeo em que uma bateria completamente "descarregada", com cerca de 10 anos de idade, é restaurada.
No início, há um “acúmulo” com uma mudança na polaridade da fonte de alimentação e quase no final já foi dado um ciclo completo de reversão.
Voltar
Comentários (18)
  1. Oltaviro oltaviro
    #1 Oltaviro oltaviro Convidados 24 de dezembro de 2017 12:13
    5
    Em um passeio de gel?
  2. Dimasik
    #2 Dimasik Convidados 24 de dezembro de 2017 14h33
    7
    Olhamos mais
  3. Sergey
    #3 Sergey Convidados 25 de dezembro de 2017 09:56
    10
    Para gel, esse método pode matá-lo completamente. Para eles, carregadores especiais vão para que o enchimento de gel não ferva e não se formem bolhas que reduzam a capacidade.
  4. Valery Ratnikov
    #4 Valery Ratnikov Visitantes 1 de janeiro de 2018 12:59
    4
    Fiz isso no ácido 55a, tudo acabou, mas depois despejaram alguns grãos de branco nos frascos e deixei a polaridade alterada. A bateria tinha 8 anos, ele lavou mais 8, depois a máquina se foi e a história se perdeu.
    1. Sagat
      #5 Sagat Convidados 22 de janeiro de 2019 às 14:08
      3
      Boa tarde !!!
      Eu não entendo mais 8 e 8, apenas 16 anos, duvido de algo.
  5. Pavel Skvortsov
    #6 Pavel Skvortsov Convidados 14 de janeiro de 2018 às 06:00
    4
    ajudou. Eu vou para o restaurado :-)
  6. Um romance
    #7 Um romance Convidados 20 de janeiro de 2018 19:38
    7
    Um desperdício de tempo e esforço. O resultado é quase zero.
    1. Nick
      #8 Nick Convidados 13 de março de 2018 09:40
      1
      Bem, não exatamente zero, mas cerca de +5 anos de operação após essa restauração =)

      Eu tenho o opelevsky Akum 12 anos, restaurado duas vezes, há capacidades suficientes em qualquer geada, enquanto não há problemas.
  7. Guest Yuri
    #9 Guest Yuri Convidados 20 de janeiro de 2018 23:43
    24
    Tendo trabalhado por 15 anos como bateria, cheguei à conclusão de que uma bateria que funcionou por 5 anos precisa ser erguida como monumento.Da prática: se a bateria estiver sem trabalho há 5 anos, será sulfatada. O que fazer? - transformar colormet! Se a bateria estava em operação, a rede de chumbo das placas positivas apodrece e a massa ativa desmorona. Aqui todas as recomendações descritas acima são como um cataplasma morto. 50% dos casos de falha na operação da seção da bateria - fechando a parte arrancada da placa positiva para menos na área de conexão das placas negativas no bloco. Reparar é apenas uma abertura da seção da bateria ... Mas se você é um fã de ficar com mau tempo na pista com a mão estendida pedindo uma “luz” - este artigo é adequado para você. Segurando um par de pedaços de papel na nova bateria, você e seus passageiros experimentarão todos os encantos do gênero ideomático da etiqueta conversacional russa!
    1. Alexpanych
      #10 Alexpanych Convidados 22 de janeiro de 2018 13:14
      5
      Algo não se encaixa. Por alguns anos, Batya e eu não tivemos uma única bateria que durou menos de 5 anos. E havia muitos: cossacos, 2 moscovitas, 3 trastes, Ford Tourneo, Kia Carnival, Citroen Berlingo. Até o momento, são mais de 70 anos. As baterias mudaram, é claro.
      Obviamente, as estatísticas são inferiores às do homem da bateria))
      Mas como não entramos nas estatísticas - incrível!
    2. Convidado MIKHAIL
      #11 Convidado MIKHAIL Convidados 21 de julho de 2019 às 06:02
      0
      EU TENHO TRÊS BATERIAS POR TODA A VIDA, NUNCA TENHO UM PROBLEMA COM UMA FÁBRICA ... + EU USO ESTAS BATERIAS E EM UM BARCO COM UM MOTOR ELÉTRICO ... EXPERIÊNCIA DE POSSESSÃO AUTOMÁTICA - MAIS DE 50 ANOS. LOCALIZAÇÃO DA LOJA 23 ANOS)))
  8. Vovô
    #12 Vovô Convidados 3 de fevereiro de 2018 19:58
    1
    Tudo isso é maravilhoso! É aqui que você pode obter o carregador SEM proteção contra polaridade errada! ???? Aparentemente, pode ser APENAS dispositivos improvisados. Ou alguém pode dizer como desativar (permanentemente ou temporariamente) essa proteção !!!! Isso seria ótimo !!!
    1. outro avô
      #13 outro avô Convidados 19 de abril de 2018 18:23
      0
      proteção elementar - conexão através de uma lâmpada de 12 volts e 50 watts, se o carregador tolerar amperes dessa maneira em 5, não será nada.
    2. Convidado Eugene
      #14 Convidado Eugene Convidados 6 de agosto de 2018 15:13
      0
      Leia com atenção, a bateria deve estar completamente descarregada
  9. Stas
    #15 Stas Convidados 22 de outubro de 2018 17:44
    0
    Em uma bateria descarregada “a zero”, em apenas algumas horas, o processo de sulfatação começa - revestir as placas com sulfato de chumbo. Quanto mais profunda a sulfatação, menor a probabilidade de a bateria funcionar. Então, logo após a descarga - cobrando. De preferência, correntes baixas. Se você não for a lugar algum nos próximos dias - perfeito.
  10. Viktor Fischer
    #16 Viktor Fischer Convidados 17 de março de 2019 14h34
    2
    Se a bateria estiver descarregada para 0 volts, não faz sentido se preocupar com ela, a capacidade da bateria não será restaurada para a inicial.
  11. Guest Valery
    #17 Guest Valery Convidados 14 de abril de 2019 14:29
    0
    Após a profilaxia em diferentes máquinas, a bateria funcionou para mim por cerca de 7 anos, depois vendi por 3 kopecks e eles dizem que funcionou por mais 2 anos. Milagrosamente, a mistura foi derramada com um plugue de medição, uma medida em cada compartimento. Foi recomendado tanto para baterias velhas quanto para novas.
  12. Pacificador
    #18 Pacificador Convidados 5 de maio de 2019 às 23:12
    1
    Claro, você pode simular que sua bateria aumentou após a recuperação, mas sejamos honestos - isso é auto-engano ou um processo que não merece atenção.
    Primeiro, você não pode colar um gesso de volta nas placas. Você vai cobrar? Sim! Mas esse processo é temporário e não produz nenhum resultado, pois se a bateria cair, você precisará alterar o estilo de direção ou o tempo de inatividade do carro sem uso, ou verificar o eletricista. Em outra bateria novamente krandets.
    Em segundo lugar, existe uma coisa assim - um período de garantia. Esta não é uma palavra vazia, uma vez que, no primeiro ou nos dois anos seguintes, é dado tempo para a manifestação da falta de acb. Como curto-circuito, circuito aberto, vazamento ou eletrólito de baixa qualidade.
    Ou brinque com o carregamento, o aquecimento ou a restauração de baterias, ou use o TEM que você já recebeu, ou seja, substituindo uma bateria de baixa qualidade.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar