Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Mobília » Restauração de móveis » Restauração de móveis de cozinha DIY

Quando se trata de reforma, sem dúvida surge a pergunta: o antigo vai servir? mobília para um novo interior? E a resposta nem sempre é positiva. Móveis antigos podem ser muito bons e agradar a todos, mas não combinam em nada com o esquema de cores. E às vezes você só quer atualizar a cor. Neste artigo quero dizer como você pode atualizar seu conjunto de cozinha com o mínimo de dinheiro, tempo e esforço. A propósito, existem muitas maneiras diferentes de atualizar as fachadas dos móveis de gabinete:

  • - você pode encomendar novas portas de fachada (será muito mais barato que móveis novos e haverá menos trabalho de instalação e medições);
  • - você pode comprar filme autoadesivo para fachadas de móveis;
  • - pode ser feito decupagem;
  • - e você pode pintar.

Na verdade, é a última opção sobre a qual falaremos - para mim pareceu a mais barata.

Comecemos pelo fato de que não há nada de complicado nisso, o principal é ter vontade. No meu caso, depois de comprar um apartamento, deixei os móveis da cozinha dos antigos proprietários. O conjunto é da época soviética, mas está muito bem preservado.E como comprar um apartamento já é um empreendimento muito caro, resolvi deixar tudo como está e apenas mudar a cor e reviver o que na minha opinião é uma fachada chata.

Aqui está o que aconteceu antes:

Primeiro precisamos calcular quanta área iremos pintar. Para isso, meça a largura, a altura e multiplique uma pela outra. Não pretendi fazer um cálculo exato; precisava saber aproximadamente a área para comprar a quantidade certa de tinta. Pintei de um lado. Se for fazer isso nos dois lados, multiplique o resultado obtido anteriormente por 2. Mas para pintar nos dois lados é preciso retirar todas as portas, caso contrário não conseguirá pintar bem. Não tive tempo de fazer isso, então escolhi uma opção mais simples - pintar apenas a fachada. Para isso, um pote foi suficiente para mim. (Veja a foto)

Quanto às tintas para móveis, há uma grande quantidade delas em lojas de diversos fabricantes e com diferentes composições. Também existem tintas em latas de spray, mas não as usei para pintar essas áreas em ambientes fechados. Peguei a lata de spray para pintar as maçanetas das portas. E para a fachada gostei da tinta acrílica, essa tinta é inodora e seca bem rápido. A cor é violeta, semi-fosca. A tinta aplica-se a superfícies envernizadas, pintadas e laminadas. Para gastar menos tempo, optei por uma tinta que não requer preparo especial da superfície - lixamento. Aqui basta lavar bem a superfície e desengordurar com refrigerante.

Para trabalhar você precisará de:

  • - tingir;
  • - luvas;
  • - rolo;
  • - escovas;
  • - cubeta (bandeja para rolo);
  • - fita adesiva;
  • - máscara (usei máscara quando pintei minhas canetas com spray).

Então, depois que tudo estiver pronto, a cor escolhida, tudo que você precisa comprado, você pode começar. Para começar, cubra o chão com jornal, polietileno ou filme stretch. A seguir prepararemos a superfície. Ao comprar tinta, preste atenção à superfície a que se destina. Muitas tintas requerem lixamento preliminar da superfície, esta opção não me convinha, pois planejei trabalhar sem ajuda externa no menor tempo possível.

Como está escrito nas instruções da tinta, é preciso lavar bem a superfície, deixar secar e depois passar tudo com uma solução de refrigerante. Isso é necessário para desengordurar a superfície e garantir melhor aderência da tinta à superfície. Portanto, este ponto não pode ser negligenciado, caso contrário todo o trabalho será em vão, a tinta pode simplesmente não assentar uniformemente na superfície ou pode descascar durante a aplicação da segunda camada.

Depois de tudo bem lavado, retiramos todas as gavetas, se houver. Colocamos diretamente sobre jornal ou polietileno, voltaremos a eles um pouco mais tarde. Se houver ferragens que possam ser desparafusadas, então desparafusamos, caso contrário será muito inconveniente pintar a fachada. No meu caso, as maçanetas ficam localizadas na parte inferior das portas em todo o seu comprimento e não são removíveis.

Pintei com rolo. É mais fácil aplicar tinta com rolo em superfícies planas e a tinta se aplica de maneira mais uniforme. Mas as bordas terão que ser finalizadas com pincel.

Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo

Claro, uma camada não é suficiente. As instruções da minha tinta diziam para esperar 12 horas antes de aplicar a segunda demão, então não terminei em um dia.

Para economizar tempo enquanto as portas secavam, pintei as maçanetas. Se as alças forem removíveis é melhor, mas como as alças não são removíveis, tive que esperar algumas horas até que a tinta secasse e parasse de grudar.Pintei as alças com spray. A superfície tem um formato complexo - e é extremamente inconveniente pintar com pincel, e não encontrei uma cor dourada em nenhuma outra forma.

Antes de começar a pintar com spray, você precisa cobrir os limites da superfície a ser pintada com fita adesiva. É aconselhável usar máscara, pois pequenas partículas voam, e como trabalhamos em ambientes fechados, isso é até obrigatório.

Pulverizamos a tinta segurando a lata verticalmente a uma distância de cerca de 20 centímetros.

Se as ferragens forem removíveis, o processo é simplificado colocando as alças em filmes ou sacos e borrifando tinta. Uma camada é suficiente.

Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo

Agora você pode retornar às caixas. Também usamos fita adesiva para definir os limites.

Ao preparar as gavetas para pintar, resolvi pintar primeiro os puxadores, pois descobri que a tinta spray seca muito mais rápido e por isso posso começar a pintar a superfície principal quase imediatamente.

Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo

Depois que os puxadores secarem, você poderá pintar a própria fachada. Retire a fita adesiva e pinte com pincel ou rolo, dependendo da largura da caixa. No meu caso, foi mais conveniente pintar horizontalmente com rolo e depois trabalhar nas bordas com pincel.

Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo

As instruções da tinta dizem para esperar pelo menos 12 horas antes de aplicar a segunda demão, então o primeiro dia terminou aí.

No dia seguinte você pode pintar uma segunda demão. A segunda camada é mais fácil de aplicar, pois a aderência à superfície fica melhor e, além disso, a cor final fica visível e os olhos ficam satisfeitos com o resultado. Aqui você precisa trabalhar com cuidado todos os cantos e partes laterais, tentando evitar manchas.

Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo
Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo
Restauração de móveis de cozinha faça você mesmo

Esse é todo o processo. Nada complicado, quem tiver vontade pode fazer.

Depois que tudo secar, você pode diluir o monocromático aplicando imagens com estênceis. A imaginação pode ser ilimitada e, felizmente, hoje existem muitas opções de estênceis.Você também pode fazer o estêncil, depende de quanto tempo você tem. Eu estava com pressa, então comprei um estêncil autoadesivo pronto e apliquei o restante da tinta spray dourada. Aqui está o que eu consegui:

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (0)

Como fazer uma treliça decorativa com tubo de PVC

Uma maneira de livrar seu jardim das formigas para sempre

Como lidar com ferrugem e fungos | Faça Você Mesmo

Flor com um segredo | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar