DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Indicador simples de bateria
O mais surpreendente é que o circuito do indicador de nível da bateria não contém transistores, microcircuitos ou diodos zener. Apenas LEDs e resistores ligados de forma a fornecer uma indicação do nível de tensão aplicada

Quadro indicador


Diagrama do indicador de nível de bateria

A operação do dispositivo é baseada na tensão inicial do LED. Qualquer LED é um dispositivo semicondutor que possui um ponto limite de tensão, excedendo apenas o que começa a funcionar (brilho). Ao contrário de uma lâmpada incandescente, que possui características de tensão de corrente quase lineares, a característica de um diodo zener é muito próxima de um LED, com uma inclinação acentuada da corrente com o aumento da tensão.
Se você ligar os LEDs no circuito em série com os resistores, cada LED começará a acender somente depois que a tensão exceder a soma dos LEDs no circuito para cada segmento do circuito separadamente.
A tensão limiar da abertura ou início do bronzeamento do LED pode variar de 1,8 V a 2,6 V. Tudo depende da marca em particular.
Como resultado, cada LED acende somente depois que o anterior acende.

Conjunto do indicador de nível de bateria


Conjunto do indicador de nível de bateria

Montei o circuito em uma placa de circuito universal, soldando a saída dos elementos. Para uma melhor percepção, peguei LEDs de cores diferentes.
Esse indicador pode ser feito não apenas em seis LEDs, mas, por exemplo, em quatro.
Você pode usar o indicador não apenas para a bateria, mas para criar uma indicação do nível nos alto-falantes da música. Ao conectar o dispositivo à saída do amplificador de potência, paralelo à coluna. Dessa maneira, os níveis críticos para o alto-falante podem ser monitorados.
É possível encontrar outras aplicações disso, na verdade, um esquema muito simples.
O indicador mais simples da bateria

Assista ao vídeo do trabalho e a montagem do indicador de nível


Voltar
Comentários (2)
  1. Gregory
    #1 Gregory Convidados 16 de novembro de 2017 12:25
    0
    A corrente através do LED anterior aumentará, com o aumento da tensão e o LED subsequente. Cada resistor subseqüente liga (via LED) em paralelo ao anterior e a resistência total (total) no circuito do primeiro LED diminui acentuadamente e a corrente aumenta de acordo. Em vez de um indicador, este circuito descarregará a bateria. Depois de ligar o próximo LED, a corrente através do primeiro LED excederá a corrente máxima permitida para esse LED e simplesmente queimará.
    1. Dimon
      #2 Dimon Convidados 16 de novembro de 2017 13:10
      3
      Que tipo de corrente um resistor de 1k e um LED precisam passar pelo circuito para que o LED se queime ??? Precisa de um raio! Então não conte às pessoas !!!
      Tudo funciona muito bem. Embora seja melhor instalar o botão, ligue e assista periodicamente à carga.
      O autor da serralha!
      1. Guest Dmitry
        #3 Guest Dmitry Convidados 14 de outubro de 2018 16:22
        0
        Diga-me, para uma bateria de lítio de 18 volts para 4 LEDs, como calcular a resistência para que o primeiro LED acenda em 13,5V, 15V 17V e 20V
  2. Alexey
    #4 Alexey Convidados 27 de março de 2018 14:10
    4
    O esquema não funciona da maneira que o autor pretendia - não mostra a carga da bateria. Este circuito pode atuar apenas aproximadamente como um voltímetro.
  3. ali.bar60.
    #5 ali.bar60. Visitantes 25 de janeiro de 2019 11:05
    0
    ... simples, inteligível, discreto !!!
  4. ivan
    #6 ivan Convidados 8 de fevereiro de 2019 às 22h22
    0
    e que tipo de reclamação é esse esquema
  5. Guest Alex
    #7 Guest Alex Convidados 17 de abril de 2019 17:16
    0
    Um indicador muito melhor funciona a partir de várias cadeias: LED - resistor - diodo zener. A tensão de ignição pode ser ajustada adicionando diodos de silício ou germânio na direção direta.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar