DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
É necessário rastrear a presença de uma corrente que flui em um circuito em dois estados: existe ou não. Exemplo: você está carregando uma bateria com um controlador de carregamento embutido, conectado a uma fonte de energia, mas como controlar o processo? É claro que você pode incluir um amperímetro no circuito, e você estará certo. Mas você não faz isso o tempo todo. É mais fácil incorporar o indicador da fonte de alimentação uma vez o indicador do fluxo de carga, que mostrará se a corrente está fluindo para a bateria ou não.
Outro exemplo Digamos que exista algum tipo de lâmpada incandescente em um carro que você não vê e não sabe se queima ou queima. No circuito desta lâmpada, você também pode ligar o indicador de corrente e controlar o fluxo. Se a lâmpada queimar, será imediatamente visível.
Ou existe um certo sensor com um filamento. Sensor de gás ou oxigênio Tapa. E você precisa ter certeza de que o filamento não quebrou e tudo está funcionando corretamente. Aqui o indicador virá ao resgate, um diagrama do qual darei a seguir.
Pode haver muitas aplicações, é claro que a idéia principal é um - controle da presença de corrente.

Circuito indicador de corrente


Indicador atual

O esquema é muito simples. Um resistor com um asterisco é selecionado dependendo da corrente controlada, pode ser de 0,4 a 10 ohms. Para carregar uma bateria de íons de lítio, usei 4,7 Ohms. A corrente flui através desse resistor (se ele flui), de acordo com a lei de Ohm, uma tensão é liberada nele, o que abre o transistor. Como resultado, o LED acende, indicando o carregamento em andamento. Assim que a bateria for carregada, o controlador interno desligará a bateria, a corrente no circuito desaparecerá. O transistor fechará e o LED se apagará, indicando que o carregamento está completo.
O diodo VD1 limita a tensão a 0,6 V. Você pode levar qualquer um para uma corrente de 1 A. Novamente, tudo depende da sua carga. Mas você não pode usar um diodo Schottky, porque ele tem uma queda muito pequena - o transistor pode simplesmente não abrir a partir de 0,4 V. Nesse circuito, você pode até carregar baterias de carro, o principal é escolher um diodo com uma corrente maior que a corrente da carga desejada.
Indicador atual

Neste exemplo, o LED acende durante a passagem da corrente e se você deseja mostrar quando não há corrente? Nesse caso, existe um circuito com a lógica reversa do trabalho.
Indicador atual

Mesmo assim, apenas uma chave inversora é adicionada em um transistor da mesma marca. A propósito, um transistor de qualquer uma da mesma estrutura. Homólogos domésticos adequados - KT315, KT3102.
Paralelamente ao resistor com um LED, o alarme sonoro pode ser ligado e, quando não houver corrente durante o controle, como uma lâmpada, um sinal sonoro será emitido. O que será muito conveniente, e não se atreva a exibir o LED não é o painel de controle.
Em geral, pode haver muitas idéias sobre onde usar esse indicador.
Voltar
Comentários (2)
  1. Guest Nikolay
    #1 Guest Nikolay Convidados 25 de julho de 2018 11:35
    0
    A linha tem 12-15 volts de corrente alternada de 1 A. Ele alimenta o elemento de aquecimento o tempo todo. Precisa de uma indicação da presença de interrupção da carga atual. Obrigado.
  2. Albert
    #2 Albert Convidados 27 de fevereiro de 2019 10:17
    0
    Bom dia Montei o circuito apresentado, tudo funciona, mas existe um MAS, quando a carga é conectada por esse circuito, são observadas quedas de corrente e bastante grandes. O que pode ser feito sobre isso? agradeço desde já!

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar