DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Módulo de reconhecimento de voz

Saudações, queridos amigos. Finalmente, comecei a gravar uma lição sobre como trabalhar com o módulo de voz. Vejo que você gostou do meu dispositivo ativado por voz caseiro e muitos já começaram a se perguntar quando será lançada a lição prática sobre como trabalhar com o módulo de controle de voz.

Módulo de reconhecimento de voz

Sobre as vantagens deste módulo de reconhecimento:

- O módulo é autônomo e pode funcionar sem um controlador de controle externo, o que é muito importante para radioamadores que não estão familiarizados com a programação.

- Juntamente com outros modelos, este módulo se compara favoravelmente com funcionalidade, preço e relativa simplicidade em gerenciamento e conexão.

- Possui alta capacidade de reconhecimento.

- Não é necessário smartphone.

E então vamos lá! Este vídeo será direcionado principalmente para iniciantes, aqueles que não estão familiarizados com programação e interfaces, em geral, para os amantes comuns de rádio. No vídeo, mostrarei tudo, de "A" a "Z": começaremos instalando programas e conectando e terminando com o resultado concreto da operação autônoma do módulo.

Mesmo assim, começaremos com o conhecimento teórico para entender como esse milagre da engenharia ainda funciona. Primeiro de tudo, você precisa conhecer algumas das características deste módulo de reconhecimento de voz:

Consumo de corrente: não mais que 40 mA, a corrente não é crítica, portanto, lembre-se disso. A tensão de alimentação é de 5 V, alimentaremos o módulo da porta USB do computador durante a programação e, durante o trabalho, você mesmo decidirá do que alimentar. Precisão no reconhecimento de comandos de voz - 99% em condições ideais. A versão V3.1 do módulo de reconhecimento de voz é capaz de lembrar 80 comandos de voz! O que, na minha opinião, é suficiente para qualquer finalidade. Mas, novamente, isso é "MAS". Mas um módulo por unidade de tempo pode reconhecer apenas sete dos comandos e você pode escolher qual dossel de comandos.

Módulo de reconhecimento de voz

Ou seja, você pode gravar todos os 80 comandos no banco de dados, mas, para reconhecimento, selecione apenas sete, sete dentre oitenta. É como em um computador: você pode gravar 80 comandos no disco rígido e, na RAM, você só pode trabalhar com 7 comandos. Se é difícil para você entender agora, acho que um pouco mais tarde na prática, ficará claro para você do que se trata. A duração do comando de voz é o valor máximo de 1,5 segundos (1500ms). A placa do módulo pode ser controlada pela interface UART, mas as informações podem ser obtidas nas portas UART e GPIO localizadas na placa. Na verdade, o que faremos: pegaremos o sinal da saída da porta.

Passamos para a parte prática.

Do que precisamos para o trabalho?

- Versão do módulo de reconhecimento de voz versão V3 (V3.1) A versão não é tão importante - o princípio do trabalho é o mesmo para todos. O módulo vem com um microfone.

- O manual do módulo, ou seja, a data é uma merda.

- O programa do terminal.

- Conversor de interfaces USB-UART.

Todos os links para compra e download de software abaixo do vídeo no final do artigo.

Isso é tudo. Como Gagarin disse - "Vamos".

Faça o download do manual e do terminal. Nós instalamos o terminal. Conectamos o módulo ao conversor de interface.

Módulo de reconhecimento de voz

Tenha muito cuidado ao conectar. Não é assustador se você misturar TXD e RXD, nada de ruim vai acontecer. Mas se você misturar a energia positiva com um fio comum - será um desastre! Como aconteceu comigo - o módulo e a porta do computador queimaram imediatamente! Tenha muito cuidado para não repetir meus erros. Não se apresse, não se apresse, verifique o circuito várias vezes antes de ligá-lo e, em seguida, conecte-o ao USB.

Depois de conectar-se ao USB, seu sistema começará a procurar drivers para o conversor, em 90% dos casos o sistema encontrará o driver e o instalará, mas se por algum motivo isso não aconteceu, será necessário encontrar o driver na rede e instalá-lo você mesmo. Para fazer isso, na barra de pesquisa, escreva “CP2102 driver download” ou algo parecido, o módulo é comum, existem muitas opções de driver.

Além disso, após a instalação bem-sucedida do equipamento, vamos ao gerenciador de dispositivos e examinamos as portas. Estamos interessados ​​no número atribuído ao nosso conversor. Quando descobrirmos o número da porta, execute o terminal. Vamos para as configurações e definimos os valores como na minha foto.

Escrevemos um comando na janela do terminal - “AA 02 00 0A” (da folha de dados | AA | 02 | 00 | 0A |). Em todas as equipes, as letras são sempre maiúsculas e latinas.

O campo de envio deve ser seguido por uma resposta como: "AA 08 00 STA IOM IOPW AL GRP 0A" (ou da folha de dados | AA | 08 | 00 | STA | BR | IOM | IOPW | AL | GRP | 0A |). Se a resposta veio, está tudo bem, o chão está pronto. Caso contrário, brincamos com as configurações da velocidade de transmissão no terminal, é possível que o módulo esteja configurado para uma velocidade diferente.

Não vou me debruçar sobre o significado desta resposta do módulo, você mesmo pode vê-lo nas instruções. E o comando é uma solicitação para as configurações instaladas.

Módulo de reconhecimento de voz

Agora você precisa conectar a carga ao módulo. No papel da carga, usarei LEDs com resistores. Bem, no futuro, durante a operação, esses LEDs serão substituídos por um relé de controle de carga com comutadores de transistor, acho que isso é compreensível.

Vou explicar o próprio timeAA 02 00 0A"É um pacote que consiste em 4 bytes, bytes são caracteres em pares no sistema hexadecimal - AA, 02.00.0A. Em todos os comandos, o pacote começará com um byte. AA e termine com um byte 0Um (Zero e Um) É um pré-requisito. As respostas do módulo também começam e terminam com esses caracteres.

«AA 02 00 0A"- o segundo byte deste comando significa o número de bytes entre os bytes do começo e do fim, em resumo, exceto AA e 0A. E tudo isso entre eles é contado e escrito no segundo byte. Como vemos neste exemplo, isso entre AA e 0A existem dois bytes - 02 00, portanto - 02, ou seja, o número se considera. Outro exemplo "AA 03 20 01 0A"Isso é entre AA e 0A custar três bytes - «03 20 01", Portanto, o segundo byte é 03. Acho que você entenderá.

Equipe 12 - configuração das portas do módulo.

Na placa do módulo, há portas das quais receberemos um sinal antes de fazer isso, você precisa configurar essas portas. Você pode configurar as portas com este comando.

"AA 03 12 01 0A" - o terceiro byte é o comando e o quarto é o valor do comando. O quarto byte pode pegar os seguintes valores e definir as seguintes opções: se "00" for o modo de pulso, ou seja, quando um comando de voz for reconhecido, um pulso curto será enviado à porta de que precisamos. Se "01" for o modo de inversão, ou seja, quando um comando de voz for reconhecido, a porta de que precisamos mudará o estado para o oposto; se fosse 0, será 1 e vice-versa. Se "02" - o modo em que a porta vai para zero. Se "03" - o modo em que a porta vai para um.

Time 20 - configuração das portas do módulo.

"AA 03 20 01 0A" - o terceiro byte é o número do comando que escreveremos. Um exemplo de gravação de dois comandos 1 e 2: "AA 04 20 01 02 0A." Um exemplo de gravação de dois comandos 1, 2, 3: "AA 05 20 01 02 03 0A."

Team 30 - carregar um registro no "reconhecedor" do módulo.

"AA 03 30 01 0A" - o terceiro byte é o comando load na memória do reconhecedor de reconhecimento 01. Se você precisar escrever dois comandos - "AA 04 30 01 02 0A"se você precisar gravar todos os sete comandos - "AA 09 30 01 02 03 04 05 06 07 0A."

Equipe 15 - Inicialização automática dos comandos de voz no reconhecedor quando a energia é ligada - operação offline sem um controlador externo.

"AA 03 15 07 01 02 03 0A" - o terceiro byte é o comando, o quarto byte é o rótulo dos comandos, ou seja, um tipo de identificador e igual a 01 para carregar um comando, 03 para carregar duas equipes, 07 para carregar três equipes, e assim por diante, consulte a folha de dados. Bem, então vêm os números dos comandos que precisam ser baixados.

Isso é tudo: verificamos a conexão com o módulo, configuramos as portas, anotamos os comandos e configuramos a inicialização dos comandos de voz.

Leia o restante dos comandos na folha de dados. Acabei de explicar o tipo aproximado de trabalho com o módulo.

 

 

Compra de Links:

Módulo - #

Conversor - #

Conversor com fios - #

 

Links para download:

Data Merda - #

Terminal - #

Depois de ler o artigo, você entendeu trabalhar com o módulo de voz?


Voltar
Comentários (2)
  1. Artyom
    #1 Artyom Convidados 30 de dezembro de 2016 10:12
    1
    Olá. Mas você pode comprar uma unidade de controle de voz pronta para uma casa inteligente?
  2. Excelente dispositivo, autor inteligente.
    #2 Excelente dispositivo, autor inteligente. Convidados Hoje, 12:09
    0
    Também quero comprar um dispositivo acabado ou aguardar ajuda nas configurações
    Atenciosamente
    Tio Misha.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar