Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Construção e reparação » Construção » Colocação de revestimentos cerâmicos em superfície plana
Colocar ladrilhos parece uma tarefa bastante difícil. Porém, ao trabalhar com uma superfície bem preparada, esse trabalho se transforma em prazer.

Verificando a fundação.
Mesmo que você tenha certeza de que a superfície está próxima do ideal, uma verificação adicional ainda não fará mal. Verifique a base dos ladrilhos utilizando a régua de gesso e o nível de construção. Se você for muito exigente e exigir que seu trabalho esteja em conformidade com GOSTs e SNiPs, um desvio do nível de 1 mm por 1 m é bastante aceitável. A lacuna é avaliada de forma semelhante ao verificar o plano usando a regra.
Claro, os requisitos podem ser ainda maiores. No entanto, deve ser entendido que o desejo do ladrilhador pela mais alta qualidade será provavelmente limitado pela qualidade dos ladrilhos. E, via de regra, nem sempre corresponde aos mesmos padrões GOST. Por exemplo, ladrilhos importados caros costumam ser curvos, como uma hélice. E as tentativas de deixar essas amostras de lado nem sempre ajudam a manter até mesmo as tolerâncias mais simples.
Conselho:
A base não deve apenas ser nivelada, mas também durável, livre de poeira e graxa. Se houver alguma dúvida sobre a resistência da superfície, ela deve ser cuidadosamente preparada com um primer de penetração profunda.
Depois de verificar se a base de assentamento dos ladrilhos está próxima do ideal, pode-se prosseguir diretamente para a instalação propriamente dita.
Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Imagem da primeira linha.
Trabalhar com ladrilhos geralmente começa com o desenho de linhas. Você pode desenhar não apenas uma linha da primeira linha, mas também uma linha perpendicular a ela. E não adianta traçar muitas linhas, pois é quase impossível prever o andamento das costuras - devido às dimensões imprecisas do próprio ladrilho.
Antes de desenhar linhas, você precisa se lembrar de algumas regras:
1. Inicie a instalação pelo local mais visível e acessível - principalmente na entrada da sala;
2. A distância entre o ladrilho e a parede não deve ultrapassar 15 mm, caso contrário não será coberto pelo rodapé;
3. As paredes raramente são perfeitamente paralelas e perpendiculares;
4. Cortar e colar pedaços estreitos, principalmente em formato de “cenoura”, é extremamente indesejável;
5. Se o desenho proposto for um painel, ele deverá ser colocado no local mais visível - no centro da sala, e a partir dele deverão ser traçadas linhas.
Normalmente o ladrilhador tenta não cortar os ladrilhos da primeira fiada, o que, via de regra, depende da curvatura da parede inicial. Depois de identificar essa parede, você deve encontrar locais salientes em sua parte inferior - zeros. Isso é feito usando uma regra.
É a partir desses zeros que você precisa separar o tamanho do ladrilho ao começar a desenhar. Normalmente adicione mais 5 mm para que o ladrilho se encaixe perfeitamente. Isso cria várias marcas no chão. É claro que nem todos estão na mesma linha reta.Porém, você pode escolher algo no meio e o mais próximo possível da perpendicular da parede transversal sem problemas. Resta ter certeza de que a lacuna na parede será coberta em todos os lugares com um pedestal. E agora a primeira linha está desenhada.
Conselho:
Ao diluir o adesivo para azulejos, é preciso entender que serão vários lotes e todos devem ter a mesma consistência. Se a superfície for de alta qualidade, a mistura pode ficar mais fina - como iogurte. Um ponto importante é a ausência de não mistura.
Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Colocando a primeira linha.
A partir da entrada, não se deve colocar o primeiro ladrilho para que não atrapalhe o caminhar. Basta marcá-lo com um lápis. E sob os ladrilhos restantes da linha você pode aplicar cola.
Conselho:
É mais conveniente aplicar a cola com cuidado sob um determinado número de ladrilhos. Quanto maior melhor. O principal é que você consiga alcançar cada um deles.
Depois de jogados vários “bolos” no chão, eles são nivelados com uma espátula comum e todo o excesso é retirado com um “pente”, ou seja, uma espátula dentada. Aliás, o tamanho desses dentes depende da qualidade da base e do tamanho do ladrilho. O “pente” mais popular tem dentes de 8 a 10 mm. Ao aplicar a cola, tente não cobrir a linha pelo menos parcialmente.
Conselho:
O tamanho das cruzes utilizadas depende da qualidade do ladrilho. Para pisos de qualidade média, geralmente são usadas cruzes de 3 mm.
Agora você pode colocar as peças. Isso deve ser feito sem pressão, deixando imediatamente espaços para as cruzes. Depois de colocar os ladrilhos na área do piso com cola, é necessário inserir cruzes para os ladrilhos. Em seguida, a régua de gesso é retirada e aplicada no plano da face a ser ensaiada. Se necessário, alguns ladrilhos podem ser ligeiramente pressionados ou levantados.Mas é indesejável adicionar uma quantidade significativa de cola, pois isso certamente afetará isso no futuro. É melhor mover várias peças na área problemática.
Conselho:
Para levantar levemente um canto do ladrilho, é necessário pressionar levemente o outro - o oposto na diagonal.
Depois de verificar o plano frontal dos ladrilhos colocados, você precisa ter certeza de que todos os ladrilhos estão ao longo da linha. Para isso, basta aplicar a régua de gesso no final da fileira de ladrilhos assentados. Além disso, seria útil observar a conformidade do avião com o nível. E está tudo bem se a superfície da base for um pouco não horizontal. Se ao menos o ladrilho fosse estritamente paralelo a ele.
Conselho:
Para verificar o paralelismo dos ladrilhos e da base, pode-se usar um farol. Para isso, é adequado um pedaço de placa de fibra de gesso, placa de gesso ou qualquer outra coisa com espessura de 9 a 10 mm. Este farol é simplesmente colocado na superfície da base e, em seguida, a régua de gesso é levada em mãos.
Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Colocando a parte central.
Depois de colocada a primeira fiada de ladrilhos, iniciam-se a instalação da parte mais volumosa e visível da superfície. O fato é que qualquer revestimento cerâmico é imperfeito em suas dimensões. Mesmo no mesmo pacote, as cópias podem ter tamanhos diferentes. É claro que, com a ajuda de cruzamentos, essa desvantagem é um tanto atenuada. Porém, via de regra, o trecho mais claro e bonito é obtido justamente no ponto de partida. Esta área deve estar localizada em local visível. E é melhor mover todas as mudanças para bordas imperceptíveis.
Conselho:
As cruzes para ladrilhos são geralmente mais finas nas extremidades do que na frente. Graças a isso, cada cruz possui dois tamanhos de trabalho, o que é uma grande ajuda no ajuste das juntas.
Os ladrilhos costumam ser bastante grandes.Portanto, se você aplicar adesivo sob um grande número de ladrilhos, será difícil alcançá-los. No entanto, é bem possível dominar seis peças. E os ladrilhos colados de uma só vez são muito convenientes para ajustar e mover conforme necessário. Além disso, depois de colocar uma seção de piso tão decente, você pode colocar imediatamente a mesma ao lado dela. O primeiro, neste caso, não terá tempo de endurecer, o que significa que, se necessário, qualquer ladrilho poderá ser corrigido.
Conselho:
Não adianta verificar o nivelamento de cada ladrilho, seu desnível interferirá em uma avaliação objetiva. Você pode colocar uma régua de gesso na superfície frontal quando os ladrilhos estiverem em um retângulo. Se ao menos eles não tivessem tempo de se agarrar. Então será possível eliminar as deficiências.

Corte e assentamento de peças.
Muitos ladrilhadores deixam o corte até o dia seguinte para garantir que os ladrilhos sequem completamente. Porém, ao trabalhar com uma superfície bem preparada, o assentamento do volume principal levará muito pouco tempo. Por exemplo, uma cozinha de tamanho médio pode ser preparada em apenas algumas horas. A questão é: por que não fazer a poda imediatamente?
E para não pisar nos ladrilhos frescos, o recorte é feito em simultâneo com o assentamento do volume principal. Claro que em alguns locais você terá que deixar caminhos, que também serão pavimentados com ladrilhos ao longo do caminho.
Conselho:
Freqüentemente, o padrão de esmalte não permite cortar e girar as peças em qualquer ordem. Porém, para evitar o uso excessivo de azulejos, você pode encontrar locais completamente invisíveis, por exemplo, embaixo do móvel da cozinha.
O corte propriamente dito de revestimentos cerâmicos ou porcelanatos é realizado por meio de diversas ferramentas e tecnologias:
• Rebarbadora (rebarbadora);
• Máquina elétrica de corte de azulejos;
• Máquina de corte manual de azulejos;
• Métodos exóticos (cortador de vidro, fio de tungstênio, serra vertical com lima de tungstênio).
Instalação de revestimentos cerâmicos

Instalação de revestimentos cerâmicos

Para um ladrilhador inexperiente, provavelmente será mais conveniente trabalhar com um cortador elétrico de azulejos. É verdade que nem sempre está disponível, mas o resultado positivo do seu uso é garantido. Além disso, todas as arestas cortadas, via de regra, ficam escondidas sob o rodapé.
Mas um moedor pequeno comum é o mais fácil de conseguir. E encontrar círculos para cortar porcelanato não é problema. É verdade que usar esta ferramenta requer algumas habilidades, mas você pode apenas praticar.
Conselho:
Podem surgir problemas com o corte de furos, por exemplo, para aquecimento de risers. Mas, na verdade, essa dificuldade pode ser resolvida com um alicate comum ou uma pequena chave inglesa. Eles só precisam arrancar o ladrilho aos poucos. O principal é não tentar morder demais, para não quebrar incorretamente.
As peças são coladas, via de regra, sem problemas. A propósito, muitas vezes é mais fácil aplicar cola em uma peça do que na superfície de base. O principal é umedecer com água.
Depois de deixar secar todos os ladrilhos, rejunte as juntas dos ladrilhos.
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (0)

Salsichas ucranianas em tripa de colágeno

Você nunca cozinhou frango no forno tão deliciosamente!

Estufa feita de janelas antigas | Faça Você Mesmo

Uma forma original e inusitada de cozinhar batatas

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar