DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» »Agitador para agitar a solução de decapagem
Um agitador para agitar a solução de decapagem será um dispositivo útil para radioamadores que praticam a fabricação independente de placas de circuito impresso. Como base do dispositivo, você pode usar uma unidade de CD ou DVD de um computador, com um mecanismo de extensão da bandeja de trabalho. Como "doador", usei um CD-ROM amplamente usado fabricado pela LG.
Agitador de solução

O dispositivo deve estar completamente desmontado. Para mais trabalho, você precisará de:
- base de plástico, com um mecanismo de extensão do motor e da caixa de velocidades,
- bandeja móvel,
- Placa do painel frontal com controle de volume.

Para movimento alternado da bandeja, usamos um mecanismo de manivela. As engrenagens da caixa de velocidades devem ser cuidadosamente removidas. A engrenagem engrenada com a cremalheira da bandeja requer um pouco de refinamento. Nas jantes de engrenagem, na parte superior e inferior, é necessário remover dois dentes com uma faca simulada, liberando espaço para a instalação do eixo da manivela. O eixo é uma luva rosqueada e é montado na parte superior da engrenagem com um parafuso curto.
Agitador de solução

Agitador de solução

A engrenagem modificada deve ser experimentada para garantir que não haja obstáculos à rotação livre. A cabeça do parafuso, ao longo da trajetória de seu movimento, pode tocar a base. Essa dificuldade é eliminada com uma faca de tábua de pão, o plástico da base é removido nos pontos de contato com a cabeça do parafuso. Bandeja móvel, finalizada de acordo com o plano. Usando uma lâmina de serra, o rack é removido.
Agitador de solução

No local em que a manivela está localizada, é feito um orifício na bandeja (no meu caso, cerca de 20 por 40 mm.), Para simplificar a montagem e evitar tocar no eixo da manivela sobre a superfície inferior da bandeja.
Agitador de solução

Agora você pode montar a caixa de velocidades e verificar a mobilidade das peças.
Agitador de solução

Para transferir o movimento para a bandeja, você precisará fazer uma biela.
Fiz uma biela a partir de um clipe de papel grosso e dois terminais elétricos, com um orifício com um diâmetro de 3 mm. As peças são conectadas por solda.
Agitador de solução

A biela é montada de maneira móvel na bandeja, usando o parafuso M3 e uma porca com uma contraporca. No eixo da manivela, aperte o parafuso M3 (de forma a encostar no parafuso que prende a luva rosqueada, mantendo a mobilidade da biela).
Agitador de solução

Para alterar suavemente a frequência de oscilação da bandeja, criei um regulador para controlar o motor de acionamento.
Agitador de solução

O circuito é um estabilizador simples, a tensão é ajustável de 0 a 6,5 ​​volts.
As peças do estabilizador são montadas na placa do painel frontal.
Remova todos os componentes, exceto o resistor variável da placa.
Agitador de solução

Os traços da placa de circuito através da qual conexões indesejadas podem se formar podem ser rasgados com um bisturi. Duas seções do resistor variável são conectadas em paralelo. A corrente que flui através do motor não é grande, não são necessárias medidas adicionais para resfriar os transistores do regulador. Para maior clareza, descrevi o diagrama de fiação do controlador com todas as conexões.
Agitador de solução

As juntas soldadas nos terminais dos transistores são isoladas com um tubo termo-retrátil. Os transistores são montados na parte traseira da placa.
Agitador de solução

Uma fonte de alimentação com tensão constante de 7,5 a 12 volts pode ser "emprestada" de um modem, roteador, ponto de acesso sem fio etc.
Usei a fonte de alimentação do DECT de um telefone Panasonic (na maioria das vezes ele funciona para o propósito a que se destina).
Agitador de solução

Obviamente, para o conector da fonte de alimentação, você precisa escolher o conector apropriado para instalação na placa e conectá-lo corretamente.
No geral, o shaker acabou sendo despretensioso e útil em todos os aspectos.
Agitador de solução

É conveniente usar bandejas de sorvete de plástico como um recipiente para gravar placas. O volume da solução é geralmente de 100 a 150 ml, o tempo de gravação das placas de circuito impresso é significativamente reduzido (mesmo com soluções fracas e antigas). Devido à uniformidade da gravação e ao menor tempo de permanência da placa na solução, é possível evitar defeitos característicos (“fantasma” e “ralar”).
Voltar
Comentários (2)
  1. Nikolay
    #1 Nikolay Convidados 2 de maio de 2017 às 12:02
    0
    Onde fica o banho? Para maior clareza ...
  2. -serg-
    #2 -serg- Convidados 13 de maio de 2017 16:43
    0
    Muitas bandejas e recipientes de plástico para produtos alimentícios são adequados para gravar placas de circuito.
    Muitos deles podem ser usados ​​uma vez e jogados fora com um coração leve.
    Demonstração do protótipo https://youtu.be/qjf7gjmVwhg

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar