Faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
» » »Ferro de solda miniatura

Chamamos a sua atenção dois ferros de solda em miniatura, os mais acessíveis na fabricação e que atendem aos requisitos para a instalação de produtos eletrônicos em miniatura.

O primeiro projeto, mostrado na Figura 1, destina-se à montagem de transistores e microcircuitos em placas de circuito impresso. O poder do ferro de solda é de cerca de 7 watts. Tensão de alimentação 6,3 V.


Na figura 1, os números indicam: 1 - arruela 2 - luva; 3 - base: 4 - cap; 5 - fibra de vidro; 6 tubos; 7 - uma picada; 8 rolha; 9 - fio de amianto; 10 - serpentina de aquecimento; 11 - caneta.

O design do ferro de solda é tradicional. Um tubo de cobre é preso a uma alça feita de material isolante, na qual a picada é pressionada. 2-3 camadas de fibra de vidro são enroladas em um tubo de cobre, ao longo do qual uma espiral de aquecimento é enrolada. Lá fora, a espiral é isolada com fio de amianto. Todo o elemento de aquecimento é fechado com uma tampa de metal de uma caneta esferográfica com várias hastes. A montagem do ferro de solda é feita nesta sequência. O tubo é aquecido com um ferro de soldar poderoso e pressionado na haste da base de aço. Para maior confiabilidade, faça um furo com um diâmetro de 0,8-1 mm no local de fixação do tubo e rebite um pedaço de fio de aço ou prego nele. Duas camadas de fibra de vidro com uma largura de 40 mm e uma espiral de nicromo são enroladas no tubo. A espiral é um fio nicrômico com um diâmetro de 0,35 mm (espiral elétrica de ferro) com uma resistência total de 5-5,6 Ohms. O início e o fim do enrolamento são torcidos com comprimentos intermediários de fio de cobre com 100 mm de comprimento e diâmetro de 0,6 mm. O início do enrolamento é fixado no tubo o mais próximo possível da picada e um fio nicrômico é enrolado com um passo de 0,3 mm. Em seguida, um fino fio de amianto é enrolado ao redor do aquecedor.

A arruela é aparafusada à alça e um cabo de força torcido de três condutores flexíveis isolados é passado através do orifício na alça e na arruela.Eles são passados ​​por três orifícios na base e parafusados ​​na arruela instalando três buchas. O isolamento na passagem através dos orifícios na base deve ser reforçado com duas a três camadas de fibra de vidro. Um dos fios com uma cinta de fio de cobre nu está preso à haste da base, este condutor é usado para aterrar a ponta do ferro de solda durante a operação. Os dois restantes foram projetados para conectar o aquecedor a uma fonte atual. Uma tampa protetora é colocada no aquecedor e fixada com uma rolha feita de um fio de mola.

O transformador para alimentar o ferro de solda deve ter um bom isolamento entre enrolamentos.A corrente secundária é de aproximadamente 1 A.

Uma característica do segundo projeto (Fig. 2) é o dispositivo do aquecedor, feito de grafite e parafusado diretamente na ponta do ferro de soldar. O design do ferro de soldar é muito simples. A picada é feita de uma haste de cobre com um diâmetro de 5 mm e uma rosca M5 é cortada nela. Enrosque a porca na rosca até ela parar e coloque uma arruela de metal (Fig. 4). Em seguida, coloque uma almofada de mica com uma espessura de cerca de 0,5 mm e aperte cuidadosamente o aquecedor.



Na figura 2, os números indicam: 1 - caneta; 2 - suporte; 3 - picada; junta de 4 mica; 5 - aquecedor na montagem; 6 - pétala; 7 - almofada de mica; 8 - tubo; 9 - haste de grafite.

O aquecedor é feito da seguinte forma. Um cilindro de grafite é bem inserido e costurado nivelado com as bordas de um segmento de um tubo de cobre. A grafite pode ser usada a partir de células galvânicas ou escovas coletoras de um motor elétrico. Um furo com um diâmetro de 4 mm é perfurado ao longo do eixo do cilindro e a rosca M5 é cuidadosamente cortada.Ao aparafusar uma picada, a rosca sofre desgaste significativo; portanto, é necessário que a rosca na picada esteja suficientemente limpa e seu comprimento seja mínimo. O aquecedor é parafusado completamente no bloco de mica. Em seguida, coloque a arruela de pétalas para que o tubo de cobre do aquecedor entre no recesso da pétala e coloque a segunda almofada de mica, a segunda arruela de metal e aperte o saco inteiro com a porca M5. A picada com um aquecedor é fixada ao suporte com a mesma porca. Um suporte de aço de 3,5 mm de espessura é acoplado à alça do ferro de soldar com parafusos e serve como condutor de aquecimento. O segundo condutor é parafusado na arruela de pétalas.

A tensão de trabalho do ferro de solda é de cerca de 1 V, a corrente é de cerca de 15 A. O ferro de solda é alimentado pela rede através de um transformador de abaixamento. Devido ao fato de a corrente do aquecedor ser significativa, os condutores flexíveis de entrada devem ter uma seção transversal de pelo menos 3x3 mm. O tempo de aquecimento da ponta até a temperatura de trabalho não excede 2 minutos. Se você aumentar a corrente do aquecedor, poderá reduzir o tempo de aquecimento para alguns segundos. O ferro de solda é muito durável, pois seu aquecedor é resistente ao calor e praticamente isolado de oxigênio.

Voltar
Comentários (3)
  1. Toha
    #1 Toha Convidados 31 de dezembro de 2011 21:47
    0
    Eu soldo com um plugue de nylon de 25 watts; o microcircuito ainda não está queimado, tenho que soldar as peças 40; 80 ou, em casos extremos, com uma glândula de 100 watts para ligas sólidas
  2. NEON
    #2 NEON Convidados 17 de junho de 2012 19:44
    0
    Uma miniatura pronta pode ser enviada?
  3. Eu sou
    #3 Eu sou Convidados 9 de janeiro de 2019 07:57
    1
    Uma digitalização de algum livro de condomínio da era soviética, quando não havia como encontrar um ferro de solda acabado na loja, mas havia uma fábrica com todas as máquinas e materiais em mãos.
    Agora, pouco resta das fábricas, mas existe o Aliexpress. Apenas espere muito tempo. Se você precisa rápido, é o ChipDip - compre o mesmo ferro de soldar chinês, mas rapidamente e quatro vezes mais caro :)

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar