Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Eletrônica faça você mesmo » Máquina de lavar ultrassônica


Uma máquina de lavar ultrassônica é projetada para lavar roupas por meio de vibrações sonoras criadas na solução detergente, cuja frequência é próxima da ultrassônica. As características do USM são que durante a lavagem não há atrito mecânico da roupa, a roupa é completamente desinfetada após a lavagem pelo USM e o consumo de energia do aparelho não passa de 15 W.

O dispositivo de uma lavadora ultrassônica consiste em uma fonte de alimentação feita segundo um circuito sem transformador, um gerador de pulsos em um transistor VT1, um emissor piezocerâmico em uma caixa selada à prova d'água. A tensão de pulso do gerador é aumentada para 50 - 55 V usando um transformador Tpl. A frequência de repetição do pulso está na faixa de 18-30 kHz. Diodo emissor de luz VD5 foi projetado para indicar a operação do gerador.


Fabricação

O diagrama do circuito elétrico do dispositivo é mostrado na Fig. 1, desenho de uma placa de circuito impresso com a disposição dos elementos - na Fig. 2. O transformador de pulso é enrolado em um núcleo fechado em forma de W feito de ferrite magnética macia tipo 600 PV, que é colado a partir de dois núcleos em forma de W W bkhb.O enrolamento I contém 70 voltas de fio PEV-0,3, o enrolamento II contém 10 voltas de fio PEV-0,3. enrolamento Ш - 450 voltas do mesmo fio.
O enrolamento é realizado em uma estrutura de duas seções feita de papelão elétrico, volta a volta: o enrolamento III está localizado em uma seção; I e P - em outro, e o enrolamento II é enrolado em cima do enrolamento I. Após o enrolamento, a moldura é colocada na haste intermediária do núcleo Sh bkhb, e o segundo núcleo Sh bkhb é colado no topo com cola BF-2 , formando um circuito magnético fechado. A placa de circuito impresso é feita de fibra de vidro SF unilateral revestida com folha com espessura de 1,5...2 mm.
Após a montagem e configuração do gatilho Tpl, é aconselhável preenchê-lo com resina epóxi ou selante. Ao utilizar peças reparáveis ​​e montagem correta, o circuito começa a funcionar imediatamente. Se não houver geração (de ouvido), é necessário trocar as pontas do enrolamento I. O emissor piezocerâmico Z1 no projeto do autor utiliza um disco industrial em forma de disco (Fig. 3) feito de cerâmica tipo TsTS-9. Como substituição, podemos recomendar emissores piezoelétricos como ZI-19 e similares, conectados conforme mostrado na Fig. 4.
O orifício na caixa plástica do emissor é cuidadosamente expandido até um diâmetro de 20 mm. O emissor piezoelétrico (Fig. 3) é colocado em uma caixa (Fig. 5), colada a partir de três folhas de plexiglass, fixada na folha do meio com cola: após costurar com arame, é preenchido com selante para selar as juntas. O enchimento deve ser feito nivelado com as superfícies das folhas externas. O canal de passagem do fio na carcaça também é preenchido com selante. O circuito do dispositivo é colocado em uma caixa de uma fonte de alimentação antiga (por exemplo, de uma microcalculadora) e conectado ao emissor com um fio revestido de vinil com 2.500 mm de comprimento.O uso de cabeçotes dinâmicos de alta frequência do tipo 4GDV como emissores no projeto é aceitável, mas sua vida útil é curta.
Ao instalar o cabeçote em um alojamento semelhante ao mostrado na Fig. 5, deve ser isolado (envolto) com borracha fina com tensão (principalmente sobre o chifre da cabeça) e depois preenchido com selante.


Operando o dispositivo

Mergulhe a roupa muito suja 2 a 3 horas antes de lavar. Faça a lavagem em recipiente com volume não superior a 15-20 litros na seguinte sequência:
1. Prepare um recipiente para lavagem com uma proporção entre largura do fundo e altura de pelo menos 1:1,5 (balde, bacia funda, etc.)
2. Encha o recipiente com água a uma temperatura de 40-50° C para produtos sintéticos ou 60-65° C para algodão e linho. Verifique a temperatura na etiqueta do tecido que está sendo lavado.
3. Despeje o sabão em pó na água.
4. Coloque o emissor no meio do recipiente.
5. Coloque roupa (não mais de 1,5 kg de peso seco). Certifique-se de que a roupa flutua livremente na solução de lavagem. Lave as áreas muito sujas com sabão.
6. Conecte o dispositivo à rede.
7 O tempo de lavagem é de 30 a 90 minutos; durante a lavagem, vire a roupa aproximadamente uma vez a cada 10 a 15 minutos. O processo de lavagem é invisível. O USM também é eficaz ao molhar a roupa antes de lavá-la em uma máquina normal, enquanto o efeito desinfetante também é preservado.
8. Após finalizar a lavagem, desconecte o gatilho da rede elétrica, enxágue e seque o emissor.
9. Enxágue a roupa.
O uso do USM é especialmente eficaz na lavagem de peças finas de lã, linho delicado, etc.


voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (2)
  1. EU
    #1 EU Convidados 19 de agosto de 2016 22h03
    5
    Desde quando o selante se tornou feminino? Onde, em que área eles escrevem “selante” nos cilindros e chamam assim no dia a dia? Você escreve na internet para milhares de pessoas. É realmente difícil usar um navegador com verificação ortográfica?
  2. Convidado Alexandre
    #2 Convidado Alexandre Convidados 14 de outubro de 2018 19h25
    1
    Cerca de 15 anos atrás eu era um maníaco. 561LA7, saída kt927, alimentação trans 400 W, secundário apenas 2 enrolamentos de 30 V, em paralelo.
    Monitoramento de tensão (queda), corrente (3A = escala 1/5, fora de escala), frequência (frequencímetro assíncrono de 8 bits, até 50 MHz, próprio). O emissor é poderoso, pelo que entendi, 100 volts. 2 KT 827 estão em paralelo, em um radiador com um livro. Durante as configurações, algumas vezes a geração falhava e ocorria um curto-circuito, com queda de tensão trans (!) e aquecimento dos transistores de saída por um segundo (botão OFF). Eu tenho visto muitos efeitos (principalmente, cinzas de um cigarro na água, em uma jarra, ruptura quando ligado, dispersão, movimento caótico de partículas de cinzas como um relâmpago por toda a jarra,...). Experimentei em potes de 3 litros com a parte superior cortada. O emissor era do tamanho da tampa de uma jarra e não cabia na jarra.
    Então, panos pretos, secos, de óleo combustível (toalha), em 5, talvez até 4 minutos (arrancaram para tomar café, metade da toalha, em água limpa e fria de verão, em uma bacia. Quando saí de casa, eu fiquei atordoado.. Molhar metade da toalha, que estava na bacia - é só enxaguar...) fica perfeita, nova. Eu sabia disso da escola e não coloquei detergente nem esquentei - deveria rasgar de qualquer maneira. Talvez até assim! Em 5 minutos - perfeito, novo estado, trapos de óleo combustível. KT 827 funcionou em ferr. anel com aumento de tensão de 3 vezes (até 100 V). No estado configurado consumiu cerca de 150 W (mínimo não ressonante), e em caso de falhas - curto-circuito. Portanto, na hora da configuração, existe um transformador com reserva. 827s - substituído bastante. Na alimentação de 24 V não houve efeito. Emissor (não é possível inserir foto) 70x4mm, em epóxi 80x9mm. Os efeitos dissonantes ocorreram em frequências em torno de 24, 40 e 70 kHz.
    P/N Fui tomar café, deixando a energia no mínimo. Complexidade; a frequência do gerador, os enrolamentos do anel de ferrite, o circuito de saída, já que o emissor tem grande capacidade e em altas frequências requer grandes correntes. Pelo que entendi, a profundidade de imersão do emissor ultrassônico afeta o desequilíbrio das frequências, e deve ser uma constante, caso já esteja captado...
    Talvez!!! Em água fria, sem detergentes! Em 5 minutos ! Ao mesmo tempo, não houve efeitos de ruído.
    E o esquema é o mais simples. Gerador para 561LA7, intermediário 3102 ou 3107, 827, anel 44x8, interno 25, 50 voltas de primário e 150 de secundário, 0,4 (também queimado)), mesmo diâmetro. Basta coletar um monte de ressonâncias das frequências do gerador, anel e circuito de saída com o emissor... E, ao alterar a frequência, profundidade, só um pouco, o efeito não é imediatamente visível, então espere um ou dois minutos, mas o alcance é grande, são muitos efeitos... Semanas...
    Se minha esposa não tivesse me chamado para tomar um café, eu não teria escrito... teria deixado a frequência...
    Algo incomum é que a água em um balde pode girar instantaneamente, sem aceleração ou agitação. Uma leve rotação, mas toda a massa de uma vez. O movimento de uma partícula na água ao longo de uma linha quebrada caótica, com 2 ... 4 fraturas, até 20 cm em uma fração de segundo, em água quase estagnada, entre outras partículas estacionárias de detritos (geralmente cinzas)). Esse movimento tem algum nome, não me lembro. Foi em 2002...

Eletrônica | Página 15 | Faça Você Mesmo

Como dobrar um tubo de perfil em ângulo reto no estilo de escultura em madeira

Panquecas de banana incríveis e simples, sem farinha ou leite

Como fazer um motor elétrico com tubo de PVC

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar