DIY faça você mesmo
Aulas de mestre, instruções, dicas úteis, receitas.
Alguns anos atrás, eu "comi" pacotes de cebola verde de uma loja e ... deitei-me por uma semana ... e quando acordei, verifiquei o restante do produto quanto ao teor de nitrato. Fiquei surpreso com o fato de o tópico ser relevante até hoje. Trago à sua atenção uma maneira simples e confiável de proteger você e seus entes queridos de tais situações (perigosas!).

papel indicador


papel indicador para determinação do teor de nitrato em frutas e legumes. Até o momento, dois métodos são conhecidos para determinar nitratos e nitritos. O primeiro é considerado estritamente específico. Baseia-se na reação de diazocomposição, mas utiliza substâncias bastante raras e, além disso, muito cancerígenas (existe uma alta probabilidade de câncer). O segundo - é considerado inespecífico, mas no caso da análise de alimentos - é garantida uma especificidade rigorosa! O método é bem conhecido pela maioria da escola, mas não fomos ensinados a usar o conhecimento ... Ele é chamado - "reação ao amido de iodo"

Para fazer papel indicador, você precisará de:
tiras de papel branco de filtragem.
panela de litro litro.
- colher de sopa
- tigela rasa
- número necessário e suficiente de prendedores de roupa.
dos reagentes:
meio litro de água
amido (qualquer, você pode até "geléia de frutas e bagas")
iodeto de potássio (em uma farmácia - 200 ml de uma solução a 3% - colírio)

Descer. Em uma panela, deixe ferver 0,5 l de água e uma corrente fina com agitação, despeje uma suspensão de amido. Ferva mais cinco minutos. Quando o líquido clareia, paramos de aquecer. Dissolva 1-3 g de iodeto de potássio em um líquido quente ou apenas despeje um frasco de colírio com agitação. Depois que o líquido esfria, impregnamos o papel. Se a panela não for profunda, você pode ficar sem uma tigela. Remova o excesso de solução da tira impregnada com uma tira subsequente. Seque com um prendedor de roupa. A quantidade indicada de reagente é suficiente para a fabricação de centenas de tiras de 250 * 100 mm.
O papel na ausência de luz é armazenado há décadas sem alterar suas propriedades, mas se ainda estiver escuro, não se desespere. Pode ser ruim por um motivo banal: tubos com vazamento de água fria e a água é clorada. Nesse caso, você deve convidar a dignidade. técnica, elimine o mau funcionamento e trate o papel indicador com dióxido de enxofre gasoso. Em alguns segundos, o visor retornará.
Em conclusão, e por uma questão de exaustividade, darei mais algumas informações. Digite "World" onde eles desenham, encontre todos os tons de azul.

Então (com uma margem de erro de 10%):
A concentração de nitrato de PRETO é superior a 1000 mg / kg de produto.
é muito perigoso (infelizmente eu assisti isso) - envenenamento grave é garantido
PRETO-AZUL - 1000 mg / kg - envenenamento grave.
AZUL 750 mg / kg --........
AZUL CLARO - 500 mg / kg - náusea, calafrios ... ("ressaca")
COR - 250 mg / kg - mal-estar, fraqueza.
AZUL - 100 mg / kg - válido
SV AZUL - 50 mg / kg - seguro.
BRANCO faltando - ideal.


Talvez isso seja tudo. O método não é o ideal (também existem manchas no Sol) e os sucos coloridos deverão ser comparados com um pedaço de papel de controle (simples).
Toda a boa saúde e bom apetite!
Voltar
Comentários (2)
  1. ALPom
    #1 ALPom Convidados 17 de janeiro de 2014 16:38
    0
    O procedimento de amostra não está totalmente descrito.
    Trecho do workshop da escola:
    Executando uma análise de teste

    1. Despeje 25-50 ml de soluções KNO3 padrão e amostras de água, plantas espremidas, sucos de frutas e vegetais em copos químicos, adicione tiras de papel de amido de iodo previamente preparadas.
    2. Após 10 minutos, remova as tiras e seque ao ar.
    3. Aplique uma gota de soluções de ácido sulfanílico e de? -Naftilamina em cada tira de papel de amido de iodo. Após cerca de 5 minutos aparece coloração cuja intensidade depende da concentração de íons nitrato.
    4. Após o aparecimento da coloração, faça uma conclusão sobre a concentração aproximada de íons nitrato usando os dados da tabela 1

    Não sei onde conseguir ácido sulfanílico e naftilamina.
    Na forma dada pelo autor, a amostra não funciona: a cor depende da umidade da tira de papel e do grau de impregnação do papel com a solução, e não do teor de nitrato.
  2. Iskander
    #2 Iskander Convidados 21 de março de 2014 16:00
    1
    E eu tentei e acabou em pepinos!
    O ácido sulfâmico pode ser substituído por vanilina ou sulfanilamida (farmácia
  3. Vitaliy
    #3 Vitaliy Convidados 18 de abril de 2014 10:28
    0
    Bobagem. Os íons nitrato praticamente não apresentam propriedades oxidantes na solução; portanto, o iodo não será formado a partir do iodeto de potássio e os papéis não ficarão manchados.
  4. Químico
    #4 Químico Convidados 31 de janeiro de 2017 17:58
    1
    Aparentemente, o autor esqueceu o método de ionometria simples e acessível. O dispositivo custa dinheiro, é claro, mas não é enorme. E isso é muito mais preciso do que todo esse xamanismo.
  5. Ilya
    #5 Ilya Convidados 11 de agosto de 2017 17:54
    0
    Vitaliy,
    Bem, adicione ácido sulfúrico concentrado e aqueça. O iodeto de potássio do ácido nítrico já oxida.

Leia também

Códigos de erro para máquinas de lavar